Ícone do site Blog Alterdata

Entenda definitivamente a importância do contador para sua empresa

A importância do contador para sua empresa

Você sabe qual é a importância do contador nas empresas? Bom, basta que comecem as burocracias para que a presença desse profissional seja mais do que desejada pelo empreendedor.

A sua função, contudo, vai muito além do que lidar com documentos e trâmites legais. O contador tem um papel imprescindível no bom funcionamento dos negócios, sendo um dos principais responsáveis por criar diferencial competitivo para que as organizações se destaquem no mercado.

Neste texto, vamos detalhar a função do contador, mostrar como ele pode contribuir — e muito — para o seu empreendimento e conceder dicas de como fazer uma boa contratação. Boa leitura!

O que faz um contador?

As responsabilidades do contador nas empresas vêm aumentando com o passar do tempo. Hoje em dia, o profissional tem uma atuação que perpassa diversas áreas de um empreendimento — comercial, financeira, patrimonial, jurídica etc. Tal integração é fundamental para o alinhamento interno dos setores e eficácia da gestão.

De maneira geral, o contador trabalha com a parte técnica das finanças e também desempenha a função de um consultor essencial para o desenvolvimento e para a manutenção do negócio.

Cabe a ele manter sob total controle os processos da contabilidade rotineira da organização, cumprindo as legislações fiscal, contábil e trabalhista, e também pensar estratégias financeiras que partam de um planejamento tributário, por exemplo.

Nesse sentido, pode participar tanto da definição dos preços, a fim de propor uma margem maior de lucro, como dos processos de aquisição da organização, analisando ativos e dívidas para contribuir com a sua logística.

Qual a importância do contador para a empresa?

Quando o empresário é um autônomo com CNPJ e sem colaboradores, ele pode fazer a parte tributária do seu negócio sozinho, sem grandes dificuldades. Porém, quando existem funcionários envolvidos com a empresa e o empreendedor não é mais um MEI (Microempreendedor Individual), é mais complexo cuidar das atividades contábeis.

Por essa razão, contratar um profissional da área, e até mesmo um sistema contábil, é fundamental para fazer os negócios crescerem. Acompanhe, nos tópicos a seguir, a importância do contador nas diferentes fases de desenvolvimento de uma organização!

Ao abrir o negócio

Abrir as portas de uma corporação envolve tarefas muito complexas. Definir o planejamento, o capital social, a divisão da participação dos sócios e o tipo de tributação que será aplicada são questões que jamais podem ficar sob responsabilidade de uma pessoa que não tem um conhecimento específico no tema. Cabe, então, contar com a expertise de um contador para resolvê-las.

Nas rotinas e controles do dia a dia

O trabalho do contador não termina depois que os contratos, formatos jurídicos, definições e planejamento financeiro estão prontos. O profissional também é responsável por fazer os balanços financeiros, dar suporte sobre as modificações na legislação do país, além de notificar sobre contas a serem pagas.

O contador pode ajudar, ainda, em outras atividades, tais como:

Estando essas tarefas sob os cuidados do contador, o empreendedor pode focar nas questões estratégicas do negócio para fazer a corporação crescer cada vez mais.

Ao fechar o negócio

Justamente pela legislação, divisão entre sócios, acertos de contas, inventário, levantamento de recebíveis e demais questões jurídicas e financeiras é que o contador precisa estar presente em uma organização até no encerramento das atividades corporativas.

Como contratar um contador?

Agora que você já sabe como o contador pode contribuir com o seu negócio, é o momento de explorar o mercado para encontrar o profissional com perfil mais alinhado às necessidades da sua empresa. Lembre-se de que antes de firmar o contrato, é fundamental levar em conta fatores como formação acadêmica, satisfação dos atuais clientes, disponibilidade, ramo de atuação e as taxas e encargos que são cobrados pelo profissional.

Veja outras dicas para identificar o parceiro ideal para ajudar seu negócio a conquistar os melhores resultados!

Pesquise sobre o contador

O primeiro passo consiste na realização de uma boa pesquisa, começando pela visita aos sites de empresas de contabilidade para conhecer mais sobre os profissionais e suas especialidades. Algumas perguntas precisam ser feitas para orientar a pesquisa:

Verifique se é um profissional atualizado

Um contador atualizado é aquele que está preparado para sugerir novas soluções e ideias que sejam compatíveis com o perfil de seu empreendimento. Essa é, sem dúvida, uma característica indispensável, pois o mercado está sempre em mudança e cada dia mais competitivo.

Confirme se o contador está registrado no CRC

O CRC (Conselho Regional de Contabilidade) é o órgão competente que regulariza os serviços prestados pelos contadores e pelos escritórios de contabilidade. Por isso, nunca contrate um profissional sem antes conferir se ele está em situação regular diante do CRC.

Conseguiu entender, agora, qual é a importância do contador para uma empresa? Como você pôde ver, a contratação desse profissional não é um processo complicado, mas deve ser realizada com bastante cuidado, seguindo os critérios indicados acima.

Com a integração de um contador qualificado ao quadro de colaboradores da sua organização, você contará com um apoio técnico e consultivo fundamental para a tomada de decisões no dia a dia do negócio, desde o início do processo de abertura!

Gostou de saber mais sobre a o assunto? Quer conferir outras dicas para otimizar a gestão do seu negócio? Então, aproveite para ler nosso artigo sobre como o ciclo PDCA pode melhorar a tomada de decisões nas empresas!

Sair da versão mobile