Ícone do site Blog Alterdata

Unificação do FGTS e INSS em uma única Guia de DAE

(MEI) passará a emitir guia única

No dia 01/09/2021 foi publicada a Resolução CGSN nº 160, de 17 de agosto de 2021, que altera as Resoluções CGSN nº 1 e nº 140, e, entre outras, dispõe sobre o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

A resolução dispõe sobre:

Nesse artigo iremos entender sobre a Regulamentação de módulo do eSocial para MEI.

Esta Resolução era necessária para permitir que o Portal Simplificado do eSocial passasse a fazer a emissão da guia DAE, assim como já existe para o Doméstico, logo, a partir da competência 10/2021, o MEI passa a emitir a guia única DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), consolidando os valores de INSS e FGTS sobre a folha de pagamento do empregado.

Porém, no dia 29 de outubro foi publicada no DOU a Resolução CGSN nº 161 que nos trouxe a confirmação do DAE único e trouxe também novo prazo para a integração INSS e FGTS em guia única, que passa a acontecer para o MEI a partir da competência 01/2022.

Logo, para as competências de OUTUBRO/NOVEMBRO E DEZEMBRO/2021, o MEI deve pagar a Contribuição Previdenciária pelo DAE que pode ser emitido na DCTFWeb ou no Portal Simplificado do eSocial, com vencimento dia 20 do mês seguinte e o FGTS pela GRF emitida no SEFIP, com vencimento dia 07 do mês seguinte.

E a partir de JANEIRO/2022 o MEI seguirá o que prevê a Resolução CGSN nº 161, onde teremos o DAE MEI unificado com Contribuição Previdenciária e FGTS. Vale destacar que após essa unificação o pagamento do DAE MEI vencerá dia 07 do mês seguinte e não mais no dia 20.

Vamos ao resumo de como ficou o DAE MEI:

Competências 10 a 12/2021:

A partir da competência 01/2022:

Quer saber mais sobre Guia de DAE? Precisa de consultoria, palestras e treinamento? Clique aqui!

Sair da versão mobile