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Gestão de perdas: 6 benefícios para o varejo e como fazer

Gestão de perdas

Comandar uma operação de varejo bem-sucedida é tarefa apenas para quem sabe extrair o máximo das oportunidades criadas e não dá margem para problemas de desempenho.

Entre esses problemas, um dos mais comuns é a perda de mercadorias, que por diversos fatores afeta o faturamento e, por sua vez, o lucro da maioria das empresas no setor.

Logo, se trata de um problema que precisa de atenção imediata, pois cada produto perdido atrasa o crescimento do negócio e sua capacidade de continuar relevante no mercado.

Diante disso, a melhor solução é investir na gestão de perdas, que pode fazer com que esse problema seja praticamente eliminado.

Veja por que vale a pena implementar a gestão de perdas e como iniciá-la o mais rápido possível dentro da companhia.

Por que é importante realizar a gestão de perdas

Falar sobre as perdas no varejo não deve ser um tabu só porque envolve alguns temas sensíveis, como furto — tanto da parte de clientes quanto de colaboradores mal intencionados.

Pelo contrário, é preciso implementar um programa de gestão de perdas e diminuir esse tipo de ocorrência ao máximo possível. Afinal, isso afeta bastante a saúde do negócio.

Felizmente, as soluções disponíveis no mercado para realizar esse trabalho estão melhorando significativamente a cada ano. Prova disso são os resultados de duas pesquisas sobre o tema publicadas recentemente.

A primeira delas, pelo SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo), contou com a participação de mais de 8 mil pontos de venda.

Já a segunda, feite pelo IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), teve mais de 3 mil pontos de venda avaliados.

Ambas concluíram que o índice de perdas de 2015 (ano analisado) foi menor com relação a 2014. A pesquisada IBEVAR notou uma diminuição de 28% no índice de perdas, de 2,89% para 2,25%, em média.

Qual o motivo dessa diminuição? O aumento dos investimentos em gestão de perdas. Isso mostra o quanto vale a pena se dedicar a implementação de um programa desse tipo.

6 benefícios de contar com uma gestão de perdas eficiente

Além de entender a importância da gestão de perdas para manter o negócio lucrativo, é sempre bom saber o que pode esperar de uma iniciativa desse tipo.

São vários benefícios que devem fazer com que você se sinta motivado a não perder mais tempo em implementar um bom programa de gestão.

Separamos 6 deles para te ajudar a perceber o valor que essa estratégia terá para o seu negócio. Veja:

1. Redução de custos

Para toda mercadoria perdida, o seu negócio tem prejuízo duplo: pela compra de um item desperdiçado e por não ter mais condições de vendê-lo.

Com isso, se faz necessário gastar novamente para comprar os mesmos produtos e manter as prateleiras bem abastecidas. Com a redução das perdas esse custo, naturalmente, vai diminuir.

2. Otimização de processos

Outra vantagem de investir na implementação de um programa de gestão de perdas é a otimização de processos que essa mudança gera. É impossível evitar esses problemas sem fazer nenhuma melhora nos procedimentos internos.

Sendo assim, a gestão de perdas está diretamente ligada ao acompanhamento de como os recursos são usados, a identificação dos pontos mais sensíveis da segurança e a adoção de medidas práticas para resolver as situações encontradas.

3. Possibilidade de novos investimentos

A diminuição de custos significa que haverá mais dinheiro disponível em caixa, que pode ser usado para fazer novos investimentos em áreas de maior interesse da empresa.

Aliás, esse investimento pode até ser aplicado na gestão de perdas, com softwares de planejamento, treinamento dos colaboradores, e outras soluções.

4. Produtividade maior

A boa gestão de perdas afeta profundamente o desempenho de todos na empresa, principalmente os que trabalham diretamente com os produtos.

Quando ela é colocada em prática, qualquer dúvida entre os colaboradores vai ser eliminada, e é haverá um aumento da produtividade.

Outro aspecto positivo é que o ambiente será mais bem organizado, facilitando e agilizando a realização de tarefas do dia a dia.

5. Ambiente de trabalho melhor

Quando o trabalho é realizado de maneira eficiente, já são eliminados muitos dos confrontos relacionados a desempenho.

A desconfiança também dá lugar à tranquilidade, o que favorece o bom atendimento, concentração nas atividades mais importantes e permite a todos desempenharem suas funções da forma esperada.

Isso é especialmente relevante quando levamos em conta que os funcionários do varejo estão em contato direto com os clientes por boa parte do tempo, e um ambiente ruim pode facilmente afetar as vendas.

6. Aumento nos lucros

A boa gestão, aliada às ferramentas adequadas, pode reduzir em até 80% as perdas de um negócio varejista. Essa economia, por si só, já ajuda bastante a manter a saúde financeira do negócio.

Somando isso ao ambiente mais agradável e produtivo que vem da gestão de perdas realizada com sucesso, teremos tudo que é preciso para aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros.

Como fazer a gestão de perdas com sucesso

A gestão de perdas é algo que precisa partir de cima para baixo dentro de uma empresa, já que pode envolver algumas mudanças estruturais e alterar o modo como o trabalho é feito.

Veja 3 ações que você, como gestor, precisa orientar sua equipe a fazer para garantir que a gestão de perdas dê os resultados esperados:

A gestão de perdas é, sem dúvida, uma das áreas que precisa de atenção dentro da empresa. Afinal, se não for corrigida, ela pode comprometer os resultados do negócio de modo geral e colocar em xeque todo o trabalho realizado. Felizmente, agora você já sabe o que fazer para impedir isso.

Gostou de descobrir os benefícios da gestão de perdas para o seu negócio? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conte para nós, deixe seu comentário!

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