Ícone do site Blog Alterdata

Saiba como oferecer seus serviços como freelancer contábil!

Freelancer contábil

Trabalhar como freelancer contábil é uma alternativa para profissionais de um segmento cada vez mais concorrido, no qual a oferta de trabalho nem sempre é compatível com o número de profissionais.

Em contrapartida, o mercado freelancer segue em alta, com as principais plataformas registrando aumentos expressivos nas ofertas de trabalho ano a ano. Uma delas é a Workana que, em 2020, registrou um incremento de 34% nas vagas divulgadas.

Mas, para contadores que ainda não têm experiência nesse tipo de relação de trabalho, abrir mão da rotina de emprego fixo pode ser um processo difícil de gerenciar. Para ajudar você nessa transição — ou para quem está começando agora — abordaremos nos próximos tópicos informações essenciais ao começar a vida de freelancer. Acompanhe!

O que ganho sendo um freelancer contábil?

Assim como é necessário educar o cliente contábil para que ele entenda o papel do contador, há profissionais de contabilidade que precisam ser educados para trabalhar de forma independente, certo?

Uma das dúvidas recorrentes entre os que ainda não conhecem o mercado freelancer é que vantagens os trabalhadores independentes têm em relação aos assalariados. Não são poucos os contadores que acham, por exemplo, que um freela — termo usado para designar tanto quem trabalha quanto o próprio trabalho freelancer — ganha menos.

Na verdade, os rendimentos do trabalho em regime freelancer vão depender única e exclusivamente do profissional. Para isso, ele precisará exercer bem as suas funções. Não menos importante, deverá se tornar hábil em encontrar trabalho.

Veja quais vantagens os contadores freelancers têm em relação aos seus pares que trabalham em empregos fixos!

Liberdade de ação

Um dos grandes saltos para quem deixa a rotina de uma empresa e começa a trabalhar de forma autônoma é a liberdade de atuar de onde quiser. Embora em alguns casos o contador até precise estar no local onde seu cliente estiver, na maioria deles, o trabalho poderá ser feito até mesmo em home office.

Isso é possível porque, hoje, a contabilidade digital é uma realidade, não sendo mais necessário registrar operações nos antigos e pesados livros caixa em papel, por exemplo. Dessa forma, o contador freelancer tem autonomia para decidir onde quer trabalhar, bastando ter apenas acesso à internet e um computador.

Horários flexíveis

A mesma liberdade se aplica aos horários, que deixam de ser rígidos. Quando se passa a trabalhar como freelancer, não há mais a exigência por chegar ao local de trabalho às 8 horas da manhã, com uma hora de almoço e saída às 17 horas da tarde. É você quem determina a que horas começa e termina, bem como os horários para intervalos e descanso.

Por outro lado, essa flexibilidade também é desafiadora porque exige uma dose elevada de autodisciplina. Sem ninguém para cobrar em relação aos horários, pode ser difícil ajustar o relógio a fim de dar conta de todas as tarefas ao longo de um dia.

Economia em deslocamentos

Uma das vantagens mais bem-vindas para quem adere ao trabalho freelancer é o fim dos deslocamentos no trânsito em horários de pico. Assim, é certo que há uma melhora na qualidade de vida, já que você deixa de perder tempo e energia em congestionamentos.

Outro ponto positivo é que todo o custo com transporte público, combustíveis, estacionamento e manutenção veicular deixam de existir. Além do custo individual, deve-se considerar que o tempo perdido nos trajetos casa-trabalho-casa também tem um impacto público. Segundo uma pesquisa da FIRJAN, o prejuízo aproximado no Rio de Janeiro é de incríveis R$ 24,3 bilhões.

Como divulgar os meus serviços de freela?

O mercado de trabalho está mudando e, nesse novo cenário, o profissional contábil precisa se ajustar rapidamente às mudanças tecnológicas, econômicas e sociais.

Isso significa que não basta mais apenas distribuir currículos nas empresas e esperar ser chamado para preencher uma vaga. Com a concorrência acirrada e a exigência por especialização cada vez maior, é preciso fazer mais e diferente da maioria.

Então, para aparecer bem, o contador deve aprender quanto antes a vender seu peixe para que novas oportunidades possam ser aproveitadas. Para isso, destacamos três meios nos quais você poderá ver e ser visto pelas empresas e por seus colegas de profissão. Confira!

Redes sociais

Não há como se inserir no mercado freelancer sem contar com, pelo menos, um perfil no Facebook. Com o seu perfil, busque por grupos destinados a profissionais de contabilidade e à publicação de currículos e candidaturas a trabalhos freelancer.

No entanto, para contadores, talvez a rede social mais apropriada seja o LinkedIn, em que o foco são os perfis profissionais e a divulgação de vagas e oportunidades.

Plataformas de freelancers

Ainda que nas redes sociais as chances estejam o tempo todo aparecendo, é nas plataformas de freelancers que elas são mais facilmente encontradas. As mais conhecidas são 99Freelas e Workana. A propósito, nesta última, na categoria de finanças e administração — na qual a contabilidade está incluída — o aumento no número de vagas em 2020 foi de 1,22%.

Fóruns especializados

Outra maneira de ver e ser visto é publicar dúvidas e buscar orientação em fóruns voltados aos profissionais de contabilidade. No principal deles, o Fórum Contábeis, há diversos tópicos em que você pode saber o que fazer para se tornar um freela de sucesso segundo outros contadores.

Como precificar os serviços oferecidos?

Outro desafio para quem está ingressando no mercado freelancer é saber como precificar os serviços oferecidos com o mesmo rigor com que cumpre as obrigações contábeis de seus clientes. Somado a isso, há uma preocupação com a gestão de documentos.

O ideal é analisar o perfil do seu cliente, bem como o regime e as tarefas demandadas. Seus honorários contábeis deverão ser calculados de acordo com suas horas trabalhadas no mês, encargos e lucro esperado.

O que um freelancer contábil precisa para trabalhar legalmente?

Ao trabalhar como freelancer, você precisará, além do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ter um CNPJ que o credencie a emitir nota fiscal. Sendo assim, precisará se formalizar como empresa.

Note que contadores não podem mais se registrar enquanto MEI. Portanto, avalie criteriosamente o formato de empresa que seja mais vantajoso no seu Estado e município, considerando impostos, taxas e a burocracia envolvida no processo de regularização.

Agora que você sabe como começar uma trajetória de sucesso como freelancer contábil, fica a dica final: não deixe de se manter bem informado, já que o mercado freelancer evoluiu o tempo todo — e conhecimento é poder.

Para isso, assine a newsletter da Alterdata e receba em seu email conteúdos que fazem a diferença!

Sair da versão mobile