O fluxo de caixa é uma ferramenta que registra entradas e saídas dos recursos financeiros da sua loja de roupas. Ele ajuda a projetar como será o saldo de caixa no futuro próximo e é essencial para auxiliá-lo nas tomadas de decisão de investimentos, compras, vendas, etc.
Por exemplo, quando o fluxo de caixa aponta que sua loja pode terminar o mês no vermelho, você já pode criar estratégias para que isso não aconteça. Se, pelo contrário, ele aponta uma melhora nos lucros, é possível planejar novos investimentos que estimulem seu crescimento.
Fazer a gestão desse fluxo, no entanto, nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo. Continue sua leitura e saiba mais!
Comece pelo planejamento financeiro
Em sua loja de roupas, será preciso gerir o fluxo de caixa. Isso é um fato desde o início do seu negócio e, quanto mais cedo você começar a planejá-lo, melhor. Não ter um planejamento financeiro pode levar a inúmeros prejuízos que serão difíceis de reparar.
Por isso, comece pelo básico: quais são suas despesas recorrentes? Qual é o capital de giro da loja? Quais são seus planos de investimento? Quais são as projeções financeiras do seu negócio? Ter as respostas para essas perguntas básicas já é um bom começo para o planejamento.
Prepare o fluxo de caixa para sazonalidades
Quando estiver fazendo o planejamento do fluxo de caixa, é importante também se preparar para épocas em que o fluxo precisa ser maior.
Por exemplo, no início das estações do ano, quando as lojas de roupas trocam de coleção, é preciso ter um fluxo maior para fazer a compra das mercadorias. No fim de ano, na época do pagamento do 13º salário dos funcionários, também é necessário controlar esse fluxo.
Esteja também atento às questões de sazonalidade que podem diminuir o fluxo, como épocas de grandes promoções, férias escolares, etc.
Tenha um plano para imprevistos
Imprevistos também devem ser levados em conta quando falamos de gestão de fluxo de caixa. Mesmo que, é claro, você não tenha como saber como ou quando eles vão acontecer, é possível preveni-los e estar preparado para quando ocorrerem.
No geral, ter um planejamento atualizado e constantemente revisado, organizado e modificado de acordo com as necessidades do seu negócio já é a melhor maneira de evitar imprevistos.
Mas ter um fundo de emergência, onde você deposita dinheiro regularmente com o intuito de utilizá-lo em situações imprevisíveis, é uma segurança sem igual. Assim, você não precisa recorrer a empréstimos se, em algum mês, as vendas forem mais fracas do que o imaginado.
Leve em consideração todo tipo de transação
Ou, em outras palavras: não conte com um dinheiro que ainda não entrou no caixa. Em uma venda parcelada, por exemplo, não conte com as parcelas que ainda não foram pagas. Se o primeiro pagamento é só para daqui a 30 dias, não o registre ainda. O mesmo vale para pagamentos feitos em maquininhas de cartão.
Muitos fatores podem impedir o pagamento até o dia em que ele é efetuado, desde o cliente cancelar a compra até os bancos entrarem em greve. Aguardo os recebimentos serem efetuados antes de considera-los parte do seu fluxo de caixa.
Isso não quer dizer, é claro, que isso não deve ser registrado de maneira alguma. É possível lançar suas vendas em diferentes categorias e manter um acompanhamento constante, da forma que for mais efetiva para o seu negócio.
Além disso, leve em consideração juros de empréstimos, retiradas de capital e promoções que impactem sua margem de lucro. Todos esses detalhes influenciam no fluxo de caixa e devem ser registrados.
Atualize o fluxo de caixa diariamente
Muitas vezes, na correria do dia a dia, empreendedores deixam para atualizar o fluxo de caixa semanalmente. Porém, as entradas e saídas são diárias, e alguns valores podem acabar se perdendo no caminho.
Por isso, a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa é ter uma rotina diária. Seja feita por você ou por um funcionário, de qualquer forma, ela deve relatar entradas e saídas com valores exatos. Assim, pelo menos os registros ficam anotados e você pode organizar e analisar esses números em outro momento.
Ainda assim, é recomendável analisar o fluxo de caixa pelo menos uma vez por mês para saber se a organização ainda está suprindo as necessidades da sua loja de roupas.
Categorize os lançamentos
Adicionar entradas e saídas no registro do fluxo de caixa é essencial, mas não é muito eficiente se os registros não são categorizados. Criar categorias é uma forma de controlar para onde o dinheiro está indo e de onde ele está vindo.
Por isso, ao registrar uma entrada ou saída, é recomendado colocar quando elas foram ou serão efetivadas, de onde vieram, para onde foram, etc. E, além disso, categorizá-las de acordo com seu tipo.
Por exemplo, entre as saídas, você pode categorizar impostos, pagamento de funcionários, investimentos, pagamentos de empréstimos, despesas recorrentes, etc. Isso é essencial para ajudá-lo a traçar estratégias e diminuir despesas quando for necessário.
Categorizando as entradas do fluxo de caixa, por outro lado, é uma maneira de detectar o que gera mais lucros e, assim, tomar decisões importantes para a empresa de maneira mais consciente.
Não atrase as despesas essenciais
Luz, água, telefone, internet e aluguel são despesas que não podem ser atrasadas, seja porque são essenciais para o funcionamento do seu negócio ou porque podem gerar juros muito grandes quando há algum atraso.
É possível coloca-las em débito automático para, assim, não perder a data de pagamento. Porém, sempre confira os para não perder cobranças indevidas. Além disso, não se esqueça de verificar se há dinheiro na conta onde o débito será feito, para não ter problemas com o banco depois.
Faça o controle de estoque
O controle de estoque é um dos fatores que mais influencia no fluxo de caixa. Afinal, se o controle não é bem feito, sua loja de roupas pode gastar mais do que o necessário e ter prejuízos no futuro.
Um estoque bem organizado é, também, um estoque bem aproveitado. Fazendo o giro de estoque, catalogando tudo o que está armazenado e controlando o que tem uma melhor saída possibilita que sua loja saiba quando e como comprar novos itens.
Não se esqueça de que a sazonalidade também afeta o estoque. Afinal, em épocas de fim de ano, datas comemorativas ou grandes promoções, ele precisa estar bem abastecido para o crescimento de vendas.
Tenha um método eficiente
Quando falamos de fazer um registro de entradas e saídas, a primeira imagem que vem na mente de muitas pessoas é o clássico livro-caixa, um caderno onde se anota o que foi vendido ou recebido. Hoje em dia, no entanto, não é preciso fazer esses cálculos de maneira manual.
Existem planilhas, softwares e mesmo aplicativos que podem ajudá-lo nessas tarefas. A digitalização diminui as possibilidades de erros humanos e, assim, também reduz perdas de dados e cálculos incorretos. Por isso, além de seguir todas as dicas desse post, também é fundamental encontrar um método de gestão que funcione bem para sua loja.
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