Ícone do site Blog Alterdata

#FeitadeGente – João Vitor Mota

Feita de gente - João Vitor Mota

O “dono do produto”

Suporte Shop, UCA, Inteligência Comercial e Product Owner. Essa é a longa e feliz trajetória de João Vitor Mota na Alterdata nos últimos 10 anos. Foram muitas funções e muito aprendizado, que deram ao João a oportunidade de se desafiar constantemente e de se transformar em um profissional versátil e referência na companhia. Hoje ele atua como PO do Pack, uma função estratégica para a nova estrutura da empresa, dentro dos conceitos de Desenvolvimento Ágil, que busca agregar ainda mais valor ao produto para o usuário.


João afirma que as oportunidades foram surgindo na empresa e que, a cada novo desafio, ele viu a chance de evoluir e aprender, o que foi fundamental para seu crescimento profissional. “Em 2010, quando entrei na Alterdata, inicialmente, eu trabalharia numa representação. E, durante o treinamento, surgiu a oportunidade (que abracei prontamente) de trabalhar na Matriz. Comecei no Suporte Shop, que funcionava em um escritório em um shopping enquanto as obras de expansão do prédio atual estavam em curso. Foi um período de muito aprendizado. Passamos por situações desafiadoras como as migrações de bancos de dados, melhorias na interface do sistema, implementação do SPED e outros. No Suporte, passei pelo atendimento Shop, Market, fui Analista externo (implantação e suporte) e Analista Prime”, conta.

Mas a trajetória do João estava apenas começando e, após 3 anos e meio no Suporte, novas portas se abriram e, claro, ele adentrou. “Depois desse tempo, tive a oportunidade de integrar o time da UCA (Universidade Corporativa Alterdata) como instrutor Shop, Bimer e Interfacenet. Foi uma experiência muito rica pois, além de transmitir conhecimento, eu aprendi muito. Fiquei mais 3 anos e meio na UCA, até nascimento o setor de Inteligência Comercial, o IC, do qual tive o prazer de fazer parte, como integrante da “equipe fundadora”. Pudemos estudar para implementar métodos, criar conteúdos e dar apoio à equipe comercial. Ali, pude me envolver mais ativamente em outras áreas da empresa”.

Há um ano, João aceitou uma nova empreitada: ser, literalmente, o dono do produto: “Desde janeiro de 2019 atuo como Product Owner (PO), uma nova função na empresa, que tem por objetivo dar direcionamento para os produtos da Alterdata, ouvir nosso cliente e gerar valor com os recursos criados. É desafiador e estimulante, pois agora estou numa outra vertical com em alto nível de exigência e constante aprendizado. Mais recentemente tenho atuado com Head do time de POs e tem sido fantástico trabalhar com profissionais tão capacitados”.

Para ele, o crescimento profissional tem sido incalculável: “Tive oportunidade de passar por 5 atividades diferentes na empresa e, cada uma delas com diferentes atribuições e competências necessárias. Essas oportunidades me forçaram a sair da zona de conforto e me ajudaram a estar em constante desenvolvimento. Quando me perguntam qual foi a atividade mais desafiadora que passei na empresa, costumo dizer que é a atual. A empresa está em constante mudança e buscando a excelência sempre. Estar remando na mesma direção me ajuda a crescer profissionalmente”.

Além da parte profissional, João afirma que cresceu junto com a Alterdata nessa última década: “Muita coisa mudou. Em sentido pessoal, entrei na empresa menos maduro, solteiro, com uma vida bem diferente da que tenho hoje. Acho que a empresa foi muito justa ao ver o esforço e dedicação que eu colocava em cada atividade e me retribuiu isso. Hoje consigo ter relativa tranquilidade, pois a empresa proporciona isso”.

Para João, a Alterdata prepara os profissionais de uma forma que ele nunca viu em outras companhias: A Alterdata tem uma característica que acho fantástica: ela prepara o profissional. O nível de exigência é alto, mas ela valoriza o profissional que aqui está e quer desenvolver esse cara. Isso é muito legal, pois confere oportunidades de crescimento”.

Em tanto tempo de empresa, João passou por diversas situações, inclusive engraçadas. “Quando eu tinha uns 6 meses de empresa, eu recebia atendimentos simultâneos no Chat. Estava atendendo duas senhoras, uma chamada Cristiane e, outra, Magda. Durante os atendimentos eu dava explicações à Cristiane e ela não compreendia o caminho que deveria acessar. Aí, nesse momento, quis pedir um momento para a Magda, mas a mensagem de ‘Um momento, por favor, Magda.’ foi, por engano, para a Cristiane. Ela imediatamente fez uma associação à Magda do programa ‘Sai de Baixo’, que não era muito inteligente. Embora eu tenha pedido pra ela desconsiderar a mensagem, ela ligou para a filial para entender o que tinha acontecido. Depois consegui contato com ela e expliquei a situação. Ela acabou entendendo e ficou tudo bem. Cerca de 1 ano depois, uma colaboradora chamada Cristiane entrou em contato comigo e perguntou se eu lembrava da Magda… era a mesma Cristiane que eu tinha atendido e que estava trabalhando na filial de Salvador. Foi muito engraçado!”, contou aos risos.

Ele acredita que ainda tem uma jornada desafiadora para seguir na Alterdata: “Eu acredito muito em tudo o que está sendo feito para que a Alterdata continue forte, firme, tracionando rumo ao crescimento, como esteve nos últimos anos. As mudanças promovidas na empresa têm rendido frutos. Eu confio muito nisso! E, tem sido um prazer participar dessas constantes mudanças, pois elas estão elevando o padrão de qualidade de tudo que fazemos. Olhando pra frente, sei que estamos no caminho certo”.

Sobre a campanha

campanha visa mostrar o lado mais humano da empresa, tirando aquela imagem que muitos clientes e público externo têm sobre uma empresa de tecnologia (robô, tudo automático etc). Todas as nossas ações são pensadas sempre no lado humano, no reconhecimento da importância dos colaboradores e, principalmente, entendendo que não somos máquinas.

Sair da versão mobile