Ícone do site Blog Alterdata

Fechamento anual da contabilidade: como fazer?

Fechamento anual contabilidade

Com as proximidades do fim de ano é necessário atenção especial às obrigatoriedades contábeis e fiscais. Ao Contador, cabe reunir recibos, documentos e demais movimentações para o fechamento anual do escritório. Mas afinal, por onde começar? 

Para te ajuda na realização desta atividade, separamos os principais pontos a serem observados. Confira!

Tenha um bom recurso tecnológico

Em um mercado cada vez mais moderno, soluções tecnológicas garantem a segurança das ações, a eficácia das movimentações e facilitam os fechamentos mensal e anual.

Atenção à escrituração contábil

A assertividade nas ações do escrtirório é fundamental em cada etapa da sua rotina. Nesta momento da verificação, confira os dados para identificar possíveis irregularidades e para checagem legislativa dos registros. 

Organize os saldos

FIque atento aos saldos. Eles são úteis para a escrituração contábil e para a elaboração dos relatórios.

Cuidado com os demonstrativos

Trabalhe com 3 relatórios, conforme determinação. No caso, o Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE), o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).  O domínio sobre eles é um grande diferecial dos contadores!

É importante ressaçtar que o fechamento anual, além de cumprir com uma obrigatoriedade, permite uma visão panorâmica do empreendimento e fornece base para a tomada de decisões.

E para usufruir do melhor da tecnologia, conheça os recursos do sistema Alterdata Contábil. Entre o site e saiba como ampliar o pode de alcance da sua contabilidade.

Sair da versão mobile