Ícone do site Blog Alterdata

Como controlar o estoque de loja de forma eficiente?

Estoque de Loja

O controle do estoque de loja é uma das maneiras mais eficientes de maximizar os lucros da sua empresa. Isso porque, manter o estoque sempre organizado é fundamental para analisar o movimento de saída e entrada de produtos e, com isso, garantir processos mais otimizados no seu negócio.

Além disso, quando o estoque de loja está em dia, você obtém informações mais precisas sobre a real demanda do seu produto no mercado e, assim, não ter prejuízo com perdas de vendas. No entanto, poucos lojistas sabem gerenciar de forma eficiente o estoque. Quer aprender mais sobre esse assunto? Então, continue conosco!

Quais são os principais formatos de gestão de estoque de loja?

Atualmente, existem diversos formatos de gestão de estoque de loja. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre os quatro principais métodos de gestão. Vamos lá?

PEPS

Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS): esse é um método que dá preferência às mercadorias com lote mais antigo. Ou seja, atribui um determinado custo ao preço de compra de acordo com a ordem cronológica de entrada do produto – até que os demais se esgotem. Veja quais são as suas principais vantagens e desvantagens:

UEPS

Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS): de forma resumida, esse método é o oposto do anterior, onde o valor do último lote que foi adquirido é utilizado para calcular e determinar o preço de venda da mercadoria. Com isso, o valor mais recente é o que vale, porque os gastos com a reposição de mercadorias são considerados.

Utilizando este método, a saída do último produto que chega ao estoque é priorizada, ou seja, a compra realizada recentemente. Confira as principais vantagens e desvantagens desse formato de gestão de estoque:

Controle por planilhas manuais

Essa é uma prática bastante utilizada em lojas, principalmente as de pequeno porte. No entanto, o controle por planilhas manuais não é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de controlar estoques e demais processos gerenciais.

Por conta disso, ela conta com várias limitações de uso, o que, a longo prazo, pode influenciar na tomada de decisões ineficientes e inadequadas. Confira as principais vantagens e desvantagens desse formato de gestão de estoque de loja:

Enterprise Resource Planning (ERP)

Com o avanço da tecnologia, vários softwares foram desenvolvidos para os mais diversos setores e funções. Com relação aos processos gerenciais, isso não seria diferente. O ERP, por sua vez, é um software de gestão que realiza o controle do estoque de loja de forma mais flexível, dinâmica e segura. Portanto, ele é o formato mais adequado para controlar o estoque de uma loja de forma eficiente. Confira algumas vantagens e desvantagens do ERP:

Por que eu preciso me preocupar em controlar o estoque de forma eficiente?

Agora que você conferiu algumas alternativas de gestão de estoque e qual é a melhor delas, vamos conferir os principais motivos pelos quais você deve se preocupar com o assunto para ter um ótimo planejamento estratégico? Continue conosco!

Garantir que todos os produtos disponíveis para venda estão em estoque

Quando você controla o estoque das suas mercadorias, você consegue saber a quantidade exata de itens que estão disponíveis para venda e, dessa forma, mantém um fluxo contínuo de vendas.

Já imaginou perder alguma venda por não saber se um produto está disponível ou não? Para evitar esse problema, realizar o controle de estoque de forma eficiente é fundamental.

Promover economia em gastos desnecessários

Essa é outra vantagem de realizar o controle do estoque de loja, pois ele está diretamente relacionado à saúde financeira da sua empresa. Isso acontece porque o controle de estoque proporciona um equilíbrio entre a compra e a venda dos produtos – os quais estão, realmente, sendo procurados pelos clientes.

Após essa identificação, você evita comprar mercadorias além do necessário. Afinal de contas, nenhum gestor gosta de ver um produto “encalhado” no estoque, concorda?

Inclusive, isso pode gerar outros custos, os quais poderiam ser mais bem aproveitados em outras áreas da empresa. Dessa forma, muitas empresas não conseguem maximizar seus lucros porque não realizam o controle do estoque de forma otimizada e prática.

Fazer a integração com os setores de compras e vendas

De forma inteligente, o controle do estoque de loja realiza a integração com os setores tanto de compras quanto de vendas. Essa é uma característica importante, pois, quando há um controle de entrada e saída de produtos do estoque, a identificação dos produtos que devem ser repostos é mais fácil e, assim, não há problemas de demanda. Interessante, não é mesmo?

E aí, gostou de aprender sobre como controlar o estoque de loja de forma eficiente? Se sim, que tal conhecer o ERP for ME, da Alterdata? É o melhor da tecnologia ao alcance da sua empresa. Clique aqui e experimente gratuitamente nossos serviços.

Sair da versão mobile