Ícone do site Blog Alterdata

eSocial divulga Nota – maternidade CP

Alteração do Cronograma eSocial

esocial

Foi publicada no Portal eSocial – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas a nota do eSocial sobre maternidade CP.

A Nota Técnica 20, de 1-12-2020, que tem como objetivo disponibilizar os ajustes nos leiautes do eSocial decorrentes da decisão do STF – Supremo Tribunal Federal quanto à não incidência da Contribuição Previdenciária Patronal sobre o Salário-Maternidade e da correção de erro no cálculo da alíquota progressiva de contribuição previdenciária do empregado doméstico.

Com relação à previsão de implantação, a Nota Técnica esclarece que:
a) a correção de erro no cálculo da alíquota progressiva de contribuição previdenciária do empregado doméstico já está disponível no ambiente de produção;
b) os demais ajustes foram implantados no dia 1-12-2020 nos ambientes de produção restrita e produção.

Veja, a seguir, a alteração introduzida:


S-5001- Campo {vrCpSeg}-incluída alínea “c5” da observação.


Ajuste de erro de aplicação da alíquota progressiva de contribuição previdenciária do empregado doméstico.


Campo {valor} -alterada validação. Ajuste no cálculo considerando decisão do STF quanto ao salário-maternidade.


Campo {vrPerRef} -alterada validação


A RFB – Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, por meio da Codac – Coordenação-Geral de Arrecadação e Cobrança, deve, nos próximos dias, editar norma com a finalidade de orientar o preenchimento da Gfip – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social em razão da não incidência da Contribuição Previdenciária Patronal sobre o Salário-Maternidade.

Ficou alguma dúvida sobre a divulgação da nota do eSocial sobre maternidade CP? Deixe nos comentários que vamos responder.

Confira também nosso artigo sobre Cronograma eSocial Simplificado.

Quer continuar aprendendo com os conteúdos da Alterdata? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube!

Sair da versão mobile