Ícone do site Blog Alterdata

ERP para papelaria: como funciona e para que serve?

ERP para papelaria

Um ERP para papelaria costuma ser a solução ideal para melhorar os resultados desse tipo de negócio. Isso porque soluções mais avançadas permitem não só simplificar o acesso a informações, como também gerar dados precisos para tomadas de decisão.

Em resumo, o ERP, quando aplicado corretamente, costuma ser o elo entre a empresa e o futuro. No caso da papelaria, ele tende a simplificar o caminho que ela precisa percorrer até atingir um patamar mais elevado em seu negócio.

Por isso, vale a pena saber mais sobre ERP para papelaria e como transformar essa inovação em um diferencial para o seu negócio.

O que é ERP

ERP é sigla para Enterprise Resource Planning, do inglês Planejamento de Recursos Empresariais. Na prática, ele é um sistema de gestão feito para simplificar a vida do empreendedor. Isso porque ele permite a coleta, o armazenamento e a distribuição sofisticada de dados sobre o negócio.

Para entender melhor, o software levanta informações que são úteis para que você faça diagnósticos mais profundos sobre as atividades da sua empresa. Logo, ele faz com que o empresário tenha como diminuir custos e otimizar a produtividade. Tudo isso, mesmo considerando diferentes departamentos, o que costuma ser a grande dificuldade de organizações de diferentes segmentos.

Consequentemente, contar com um sistema ERP é algo que certamente simplifica a ação do empresário e o diferencia de concorrentes que ainda não assimilaram essa inovação ou sequer a adotam.

O sistema ERP para papelaria

No caso da papelaria, esse tipo de solução é ainda mais recomendada para a gestão do negócio. O motivo são as peculiaridades do dia a dia da organização. Papelarias apresentam exigências maiores no controle de estoque, na integração entre as áreas, na elaboração de relatórios, entre outros.

Do ponto de vista estratégico, isso se torna ainda mais relevante. Pense na mudança do comportamento do consumidor em função da pandemia. Soluções como integração com plataformas de e-commerce, por exemplo, foram a salvação de muitos empreendimentos. E isso é o que um bom sistema para papelarias oferece. Com ele, você consegue colocar seus produtos em ambiente online, divulgá-los para alcançar um número consideravelmente maior de clientes e ainda fidelizar os atuais.

Considerando a realidade do mercado atual e o que o futuro reserva, o uso desse tipo de solução deve ser considerado o quanto antes.

No geral, contar com um ERP para papelaria é algo que pode permitir a redução de custos, o controle de informações e um melhor posicionamento no mercado.

Como funciona o ERP para papelaria

De maneira resumida, o ERP tem uma função primária, que é auxiliar o gestor na administração das contas do negócio e no monitoramento das vendas. Isso quer dizer que o ERP cria meios para o melhor controle de ativos e passivos em determinado período de maneira a evitar atrasos, acompanhar os pedidos feitos pelos clientes e dar maior segurança às informações sobre o caixa da companhia.

Apenas essas soluções já são interessantes para qualquer negócio. Só que além disso, a ferramenta apresenta uma funcionalidade especial, que impacta diretamente na gestão de pessoas. Isso acontece porque o ERP gera dados a respeito da produtividade da equipe. Considerando uma papelaria dividida em diversos setores, essa função é extremamente útil. É ela que permite o gerenciamento de informações sobre os diferentes setores de maneira simplificada e acessível.

No geral, a gestão da papelaria pode fazer um melhor acompanhamento e ter maior controle sobre os processos. O ERP integra os dados, simplificando a comunicação entre as equipes. Isso costuma estar por trás da ação de empresas que não têm maiores problemas com fornecedores ou clientes.

Em resumo, o ERP para papelaria unifica informações e dá dinamismo ao fluxo de trabalho entre diferentes áreas.

Benefícios de contar com um ERP

São inúmeras as vantagens de modernizar o seu negócio com um sistema de gestão. Entre os principais está a escalabilidade. E o que isso quer dizer? Que com o ERP você pode pensar em onde deseja chegar com o seu negócio e montar uma estrutura em função desse crescimento.

Vale lembrar que o grande problema enfrentado pelas empresas está em lidar com as variáveis que naturalmente surgem enquanto o empreendimento cresce. A realidade é que manter o controle da gestão em situações que envolvem o aumento no quadro de funcionários, reorganização tributária, entre outros, certamente não é fácil. É nesse sentido que o ERP se mostra de grande utilidade. Ele se adapta a diferentes fases do negócio de maneira muito mais simples para o empreendedor.

Isso tudo, além de vantagens como a segurança nas informações, a flexibilidade de uso do sistema e seu acesso remoto, a redução de custos para a empresa, a própria diminuição de tempo nas respostas em transações e a padronização das informações.

Em resumo, o ERP para papelaria faz com que um único investimento sofistique o seu negócio e crie meios para que ele tenha destaque no mercado.

Como o sistema ERP da Alterdata pode ser útil para a sua papelaria

Por se tratar de uma inovação, o ERP precisa ser considerado em função daquilo que ele gera de fato para as empresas.

Não faz sentido contar com um sistema mais generalista se você tem demandas que são específicas. É o caso de uma papelaria.

A realidade é que esse tipo de empreendimento exige maior cuidado com questões como métricas de vendas, quadro evolutivo das finanças e cobranças. Logo, um sistema mais generalista pode até ser útil para o controle de pedidos e contas, mas ele não será um diferencial em relação à concorrência.

É nesse sentido que o sistema ERP da Alterdata consegue otimizar o seu negócio como um todo. Melhor ainda: ele é capaz de ajudar a sua empresa a se posicionar de maneira única no mercado. Com o controle praticamente total sobre seus processos internos na papelaria, você consegue qualificar o seu atendimento e fazer dele algo que pode atrair e reter clientes com maior facilidade.

No fim, contar com esse tipo de solução oferece benefícios que vão muito além do que o simples controle de processos. O ERP para papelaria consegue dar a você diferenciais de mercado para vender mais. Por isso, saiba mais sobre a solução da Alterdata.

Sair da versão mobile