O sistema ERP, tem como principal finalidade a organização de informações gerenciais das empresas. Ele é utilizado para diminuir os custos dos processos, administrar as vendas e otimizar a tomada de decisões.
Essa ferramenta dá suporte aos gestores das áreas administrativas, financeiras, comerciais e produtivas. Trata-se de um software de gestão dividido em três partes: aplicação, banco de dados e Framework. Também tem módulos que se dividem em duas visões, uma por segmento e a outra por departamento, ambas fundamentais.
Deseja saber como o sistema ERP é importante para gerenciar as vendas de uma empresa? Então, continue acompanhando essa leitura!
Divisão do sistema ERP
Como citamos, o sistema ERP é dividido em três partes indispensáveis. Veja algumas informações referentes a cada uma delas:
- Aplicação: é onde se encontram todos os formulários para preenchimento, relativos às funcionalidades, aos processos e aos cadastros variados. Serve para garantir aos gestores e funcionários de diversos setores acesso a todas as operações da empresa;
- Banco de Dados: nele, todas as informações salvas pelo usuário do sistema são armazenadas;
- Framework: ferramenta que possibilita customizar e configurar o sistema ERP trazendo novas funcionalidades.
ERP modular
Os softwares de gestão são divididos em vários módulos, são eles:
- Módulos de controle de estoque;
- Módulo fiscal;
- Módulo de compras;
- Módulo de processos;
- Módulos de Recursos Humanos;
- Módulos de vendas.
Cada um desses módulos é fundamental para gerenciar as atividades das empresas e uma das áreas mais beneficiadas é a de vendas. Para que o processo seja realizado com sucesso do início ao fim de uma venda, é importante estar com esses módulos funcionando corretamente.
Benefícios de implantação ERP
A princípio, a implantação de um sistema ERP na empresa pode causar insegurança e muitas dúvidas. Porém, se você analisar todas as vantagens oferecidas vai perceber que vale a pena investir. Isso porque, dentro de pouco tempo, todos estarão acostumados a usar o software e os benefícios serão muitos.
Confira alguns exemplos:
- Maior visibilidade de erros;
- Melhor controle de estoque;
- Controle total de todos os processos;
- Redução do número de empregados;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição de gastos com papel com a consequente expansão do espaço físico antes utilizado para arquivar documentos.
Gerenciar as vendas com sistema ERP
Os módulos de venda dos sistemas integrados permitem o gerenciamento completo de todas as vendas das empresas. A começar pelos orçamentos, confirmação dos pedidos, separação dos produtos, até a emissão das notas fiscais.
Muitos procedimentos podem ser realizados por meio do software. Inclusive os relatórios de resultados de vendas, os quais permitem o controle de comissões, análises de crédito, trocas e descontos relacionados às mercadorias.
Aprender a utilizar o sistema ERP da maneira correta traz aos gestores muitas facilidades para controlar todas as áreas da empresa. Além de permitir o monitoramento interno e externo das vendas, auxilia no controle contábil dessas operações. Caso exista alguma dúvida em como acessar as informações do ERP, é só participar de treinamentos com a empresa especializada que efetuou a venda do software.
Conseguiu entendeu a importância de utilizar o sistema ERP para gerenciar as vendas? Então fale agora mesmo com o nosso especialista!
TEXTO ATUALIZADO: 10/11/2022