Ícone do site Blog Alterdata

Entenda mais sobre o que é contabilidade online

O que é contabilidade online

Nos últimos anos, a digitalização dos documentos fiscais e a expansão da internet têm feito com que as empresas se preocupem ainda mais com inovação, trazendo para seu cotidiano inúmeros recursos tecnológicos.

O melhor de tudo é que essa decisão estratégica de usufruir dos benefícios proporcionados pela tecnologia não só gera ganho de produtividade como confere mais segurança aos processos — especialmente para a área contábil empresarial.

Mas você sabe o que é contabilidade online? Pois o post de hoje é inteiramente dedicado a esse assunto! Acompanhando os próximos tópicos, você entenderá de que esse recurso se trata, bem como conhecerá as vantagens de aderir a essa nova maneira de gerir a contabilidade de uma empresa. Curioso? Confira as informações a seguir!

O que é contabilidade online?

Quando ouvimos o termo contabilidade online, não é nada difícil perceber que estamos lidando com uma estratégia que envolve contabilidade, tecnologia e internet, certo? É, assim, uma maneira mais moderna de gerir a contabilidade de um negócio.

Temos, portanto, a junção de 2 importantes conceitos:

  1. contabilidade é a ciência que estuda e monitora o patrimônio da empresa, organizando todas as transações por ela realizadas, sendo indispensável para a boa gestão de qualquer negócio;
  2. online significa estar disponível na internet, em um ambiente virtual, podendo assim ser acessado a qualquer momento.

Como a contabilidade online funciona?

Como mencionamos anteriormente, a contabilidade online está relacionada à gestão contábil de uma empresa por meio da rede mundial de computadores. Resumindo, a transformação digital permite que os procedimentos contábeis sejam executados de maneira automatizada, por meio da internet.

É importante frisar que diversas ações e tarefas podem ser realizadas por meio dessa ferramenta, como:

Não custa lembrar que a gestão de empresas é uma tarefa bastante complexa, permeada de responsabilidades. E, pensando bem, a intensa movimentação financeira empresarial exige investimentos que garantam a segurança dos dados. Nesse contexto, por ter um controle mais amplo e rápido das informações com a contabilidade online, o gestor consegue manter sua empresa financeiramente saudável.

Além disso, graças à rotina intensa do meio corporativo, nem sempre é possível reunir gestores contábeis, administradores e colaboradores para ajustar e definir questões importantes para o funcionamento da empresa. Também por isso, a contabilidade online tem se destacado bastante, ganhando cada vez mais adeptos.

Quais são os maiores desafios desse modelo?

Por mais que a contabilidade online seja uma realidade no mercado atual, enfrenta desafios assim como o modelo tradicional. De modo geral, os gestores e administradores precisam avaliar com cuidado algumas questões antes de resolverem migrar de vez para esse modelo.

Preço

O grande mito gira em torno dos custos. Afinal, a contabilidade online é ou não mais barata que a contabilidade física? Essa dúvida surge por se saber que a contabilidade deve sempre vir acompanhada de qualidade. E, apesar de a automatização gerar diminuição de custos, é preciso avaliar que tipo de serviço está incluído ao contratar serviços de contabilidade online.

A verdade é que o serviço mais barato nem sempre é melhor. Existem empresas que, além da escrituração contábil, oferecem pacotes com assessoria jurídica, consultoria contábil e planejamento tributário, por exemplo. E tudo isso pode trazer vantagens expressivas ao empreendimento.

Comunicação

Além do mais, é preciso que a comunicação entre empresa e contador online seja eficaz, exatamente como aconteceria com um contador físico. Lembre-se de que a internet apenas facilita o processo. No entanto, sem um fluxo de informações adequado, o processo acaba se mostrando ineficaz.

É difícil trabalhar com a contabilidade online?

É mais que comum que novas tecnologias gerem receio naqueles profissionais que já estão habituados a exercer suas atividades de determinado jeito. Entretanto, é preciso ter em mente que a principal função da tecnologia é facilitar o dia a dia, seja em nossas vidas pessoais ou no trabalho.

Nesse contexto, é de se esperar que a contabilidade online cause certa insegurança a princípio, mas isso logo passa, uma vez que essa é uma estratégia bem simples de ser executada. A interatividade e a agilidade do sistema fazem com que os usuários aprendam rapidamente a manuseá-lo, dispensando treinamentos complexos demais ou conhecimentos muito específicos.

Passando a fase da hesitação, os profissionais descobrem que é possível visualizar, alterar e inserir dados e informações com agilidade e segurança, o que representa um grande ganho de produtividade, com uma significativa diminuição do tempo gasto com atividades meramente burocráticas.

Vale a pena migrar para esse sistema?

Mesmo depois de tudo o que foi dito, você ainda está em dúvida sobre as vantagens de migrar ou não para a contabilidade online? Então observe a seguir algumas das principais razões para apostar nessa ferramenta empresarial!

Ganho de eficiência e produtividade

Empresas que atuam em setores dinâmicos ou que movimentam grandes quantidades de dinheiro têm na contabilidade online a solução ideal, ganhando com ela produtividade e eficiência.

Com a migração, empreendedor e gestores passam a ter sempre à disposição todos os dados necessários para atuar estrategicamente, além de contar com uma equipe capaz de manter a organização dos processos e das informações contábeis do negócio.

Auxílio para a tomada de decisões

É fato: a contabilidade gera inúmeros dados que dão embasamento para a tomada de decisões empresariais. Com a automatização desses processos, os gestores passam a ter mais autonomia para focar em questões estratégicas sem perder controle e acesso a tais informações.

A partir daí, o dia a dia no setor de contabilidade se torna muito mais leve e produtivo. Como estão sempre atualizados sobre os dados contábeis e financeiros da empresa, os líderes têm melhores condições de adotar as estratégias adequadas, tomando decisões acertadas.

No post de hoje, você aprendeu o que é contabilidade online e conseguiu entender melhor como funciona essa tendência para a gestão contábil. Como pôde ver, essa é mais uma importante contribuição da tecnologia para o universo corporativo, devendo ser cuidadosamente avaliada por gestores e empreendedores que se preocupam em conquistar negócios eficientes, seguros e promissores.

Agora comente aqui e nos conte o que achou do post de hoje! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Participe!

Sair da versão mobile