ERPGestãoNegóciosSoftware

Entenda como o sistema ERP integra a sua empresa

3 Mins de leitura

A necessidade de automação e otimização dos processos já não é nenhuma novidade para se alcançar uma gestão eficiente dos negócios. Aliado a isso, a implementação de sistemas ERP têm sido cada vez mais frequentes, uma solução inovadora que possibilita a remodelação e o aperfeiçoamento da forma como as informações e dados são gerenciados.

Mas você sabe o que é um ERP, como ele funciona e quais as vantagens para sua empresa? Continue lendo este artigo e entenda!

O que é um Sistema ERP?

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (do inglês, Enterprise Resource Planning – ERP) é uma plataforma de software que integra a empresa. Em outras palavras, um ERP utiliza um mesmo banco de dados para gerir todo o fluxo de informações produzidas pelos mais diversos setores da organização.

O ERP é um sistema que integra os dados e processos de vários departamentos da empresa, facilitando a automação e o armazenamento de todas as informações do negócio num só lugar.

Assim, o gestor não precisa acessar as inúmeras planilhas e relatórios gerados pelos departamentos, o ERP unifica empresa as informações e possibilita acompanhar em tempo real as diversas transações realizadas e demais tarefas.

Com funciona

Um sistema ERP é dividido em módulos integrados entre si, a partir de uma única base de dados. Assim, o gestor pode ter uma visão departamental (Contábil, financeiro, estoque, faturamento, etc.) e por segmento (as particularidades e especificações gerais do papel que os setores exercem dentro da organização) da organização.

Cada módulo contempla uma área da empresa, permitindo que seja customizado conforme as particularidades e necessidades do negócio. Assim, é possível implementar novos módulos conforme a empresa cresce e requer novas adequações.

O grande diferencial de um sistema ERP é que os processos administrativos, operacionais e de produção passam a ser consolidados em um único ambiente, através de módulos integrados. A troca de informação instantânea permite ganho de produtividade e, ao mesmo tempo, gera um fluxo de dados seguro e eficaz.

Vantagens de um sistema ERP

Escalabilidade

Todo negócio que tem a visão de crescer e ter vantagem competitiva necessita investir em um diferencial. A implementação de um Sistema ERP possibilita que a empresa possa expandir sua base de dados conforme o crescimento do negócio.

Por exemplo, hoje pode ser que a empresa tenha um baixo fluxo de estoque, mas daqui a algum tempo o número de clientes pode aumentar e é necessário um sistema que comporte um maior tráfego de dados.

Um bom Sistema ERP oferece suporte para comportar toda esta informação, já que funciona por módulos, assim é possível atender às novas demandas sem perder a qualidade dos processos e a segurança das informações.

Eliminação de processos manuais

Inúmeras planilhas, tabelas, agendas, relatórios e demais recursos manuais acabam demandando mais tempo para serem elaboradas e interpretadas, o que gera numa baixa produtividade.

Com um Sistema ERP as informações geradas são automaticamente integradas num painel de controle, o que facilita o processo de tomada de decisão em pouco cliques.

Flexibilidade

A dinamicidade dentro das empresas é um dos pilares do sucesso. Ao implementar um sistema ERP flexível o gestor pode contar com a possibilidade de customização, isto é, que possa ser usado em dispositivos mobile.

Com um ERP responsivo o gestor pode ter o controle da empresa em qualquer lugar, como estoque, fluxo de caixa, vendas, compras e demais informações. Além disso, a equipe de trabalho passa a trabalhar de forma ágil e eficaz, já que pode alimentar o sistema de onde quer que esteja.

Gostou deste artigo e quer saber como o ERP da Alterdata funciona na prática? Então clique aqui e fale com um especialista!

TEXTO ATUALIZADO: 11/11/2022

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
387 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…
Negócios

Confira as mudanças no Pix e vantagens para a sua loja

4 Mins de leitura
Desde a sua implantação no país, o pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas. Dentre as vantagens no uso,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *