Entenda como o sistema ERP integra a sua empresa

A necessidade de automação e otimização dos processos já não é nenhuma novidade para se alcançar uma gestão eficiente dos negócios. Aliado a isso, a implementação de sistemas ERP têm sido cada vez mais frequentes, uma solução inovadora que possibilita a remodelação e o aperfeiçoamento da forma como as informações e dados são gerenciados.

Mas você sabe o que é um ERP? Como ele funciona? Quais as vantagens para sua empresa? Acompanhe nosso post abaixo!

O que é um Sistema ERP?

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (do inglês, Enterprise Resource Planning – ERP) é uma plataforma de software que integra a empresa. Em outras palavras, um ERP utiliza um mesmo banco de dados para gerir todo o fluxo de informações produzidas pelos mais diversos setores da organização.

O ERP é um sistema que integra os dados e processos de vários departamentos da empresa, facilitando a automação e o armazenamento de todas as informações do negócio num só lugar.

Assim, o gestor não precisa acessar as inúmeras planilhas e relatórios gerados pelos departamentos, o ERP unifica empresa as informações e possibilita acompanhar em tempo real as diversas transações realizadas e demais tarefas.

Com funciona

Um sistema ERP é dividido em módulos integrados entre si, a partir de uma única base de dados. Assim, o gestor pode ter uma visão departamental (Contábil, financeiro, estoque, faturamento, etc.) e por segmento (as particularidades e especificações gerais do papel que os setores exercem dentro da organização) da organização.

Cada módulo contempla uma área da empresa, permitindo que seja customizado conforme as particularidades e necessidades do negócio. Assim, é possível implementar novos módulos conforme a empresa cresce e requer novas adequações.

O grande diferencial de um sistema ERP é que os processos administrativos, operacionais e de produção passam a ser consolidados em um único ambiente, através de módulos integrados. A troca de informação instantânea permite ganho de produtividade e, ao mesmo tempo, gera um fluxo de dados seguro e eficaz.

Vantagens de um sistema ERP

Escalabilidade

Todo negócio que tem a visão de crescer e ter vantagem competitiva necessita investir em um diferencial. A implementação de um Sistema ERP possibilita que a empresa possa expandir sua base de dados conforme o crescimento do negócio.

Por exemplo, hoje pode ser que a empresa tenha um baixo fluxo de estoque, mas daqui a algum tempo o número de clientes pode aumentar e é necessário um sistema que comporte um maior tráfego de dados.

Um bom Sistema ERP oferece suporte para comportar toda esta informação, já que funciona por módulos, assim é possível atender às novas demandas sem perder a qualidade dos processos e a segurança das informações.

Eliminação de processos manuais

Inúmeras planilhas, tabelas, agendas, relatórios e demais recursos manuais acabam demandando mais tempo para serem elaboradas e interpretadas, o que gera numa baixa produtividade.

Com um Sistema ERP as informações geradas são automaticamente integradas num painel de controle, o que facilita o processo de tomada de decisão em pouco cliques.

Flexibilidade

A dinamicidade dentro das empresas é um dos pilares do sucesso. Ao implementar um sistema ERP flexível o gestor pode contar com a possibilidade de customização, isto é, que possa ser usado em dispositivos mobile.

Com um ERP responsivo o gestor pode ter o controle da empresa em qualquer lugar, como estoque, fluxo de caixa, vendas, compras e demais informações. Além disso, a equipe de trabalho passa a trabalhar de forma ágil e eficaz, já que pode alimentar o sistema de onde quer que esteja.

Gostou do nosso post? Quer saber mais? Leia este nosso outro material “Conheça os principais critérios para escolha do sistema ERP da sua empresa”.

Alterdata Software Bimer

Related Posts

Como captar mais clientes para sua imobiliária: 7...

Mitigação de riscos: conheça a chave para o sucesso...

8 dicas essenciais para a gestão de conflitos em...

Deixe uma resposta