GestãoNegócios

Entenda a importância das métricas para uma gestão eficiente

2 Mins de leitura

Parte dos empreendedores se esquece desse fato, mas monitorar as atividades da empresa é tão importante quanto se planejar. Essa é uma tarefa vital, afinal, é só assim que o gestor acompanha os resultados e descobre se realmente tudo aquilo que tinha em mente quando definiu suas metas e planos de ação está se concretizando.

Durante o monitoramento das atividades, as métricas se tornam verdadeiras protagonistas. Elas servem como um termômetro para avaliar a qualidade, o desempenho e os resultados da organização. Elas são tão importantes, que resolvemos fazer um post especial apenas para falar sobre elas. Confira, a seguir, um pouco mais sobre o papel das métricas para a gestão eficiente.

Melhore o planejamento estratégico

Espera, o monitoramento não vem apenas depois de planejarmos? Sim; no entanto, o planejamento estratégico do negócio também deve ser revisado constantemente, certo? Para fazer um bom plano, você precisa de informações relevantes, afinal, as metas e objetivos não podem ser definidas por meros achismos.

Ao monitorar constantemente o seu negócio por meio de métricas, você está levantando as informações necessárias para reformular a estratégia da sua empresa de maneira muito mais segura e confiável.

Flexibilize a gestão do negócio

Por falar em planejamento, nem sempre as estratégias e ações que definimos nessa etapa tão importante da gestão empresarial ocorrem da maneira como pensamos. O que fazer nesse momento? Seguir cegamente a “cartilha” definitivamente não é a melhor opção.

As métricas auxiliam o gestor a identificar quaisquer problemas e, dessa forma, fazer uma correção de rota sempre que essa ação for necessária. Assim é possível flexibilizar a empresa, evitando que o caminho traçado no planejamento acabe levando todos à ruína.

Acabe com os gargalos de produção

Métricas são sinônimo de eficiência. Afinal, com elas você consegue identificar os famosos gargalos de produção, processos que apresentam falhas, como desperdícios de recursos, retrabalho, entre muitos outros problemas. Eliminá-los é o segredo para a manutenção de uma empresa sustentável.

Muitos gestores, no entanto, enfrentam problemas para detectar esse tipo de falha. Em grande parte dos casos, isso ocorre justamente pela falta das métricas necessárias para avaliar o desempenho da empresa. Em outras palavras, com as métricas você pode fazer um tipo de manutenção constante do seu negócio!

Melhore os resultados da empresa

Fim dos gargalos de produção, flexibilização do negócio e planejamento mais assertivo. Bom, você deve ter percebido que, ao final de tudo, o uso de métricas ajuda o gestor a melhorar os resultados da empresa, certo?

Não podemos mais ignorar a fase de monitoramento, tão necessária que é elencada como uma das etapas principais da gestão empresarial em cursos de administração. Você deve ter o cuidado para verificar se o seu negócio é saudável para que possa traçar melhores estratégias em todos os setores, do marketing ao financeiro. No final, essa é a medida necessária para que você consiga formar uma empresa ainda mais competitiva no mercado.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então continue acompanhando o Blog Alterdata!

ARTIGO ATUALIZADO: 26/11/2022

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *