Hoje em dia, quem faz o gerenciamento de uma papelaria precisa ir além dos métodos tradicionais de vendas. Não basta, por exemplo, ter uma boa fachada repleta de cartazes afixados com promoções. É necessário, por exemplo, aventurar-se pelos e-commerce e também por uma comunicação digital, como o e-mail marketing.
Essa é uma estratégia que veio aproveitar a onda de usuários cada vez mais conectados à internet e que utilizam frequentemente o e-mail para trocar mensagens. Com o e-mail marketing, a empresa consegue ampliar seus leque de clientes e criar um relacionamento mais duradouro.
É sobre esse assunto que elaboramos o texto de hoje. Conheça aqui como funciona a estratégia de e-mail marketing,
Afinal, o que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia que realiza o envio de e-mails para determinada lista de contatos com o objetivo de criar uma comunicação mais direta com cada destinatário, cumprindo táticas de marketing.
O e-mail marketing surgiu com a oportunidade de utilizar o e-mail como uma forma das empresas criarem relacionamento com seu público ou futuros clientes. Isso porque, com o passar do tempo, o e-mail se estabeleceu como uma ferramenta de troca de mensagens entre as pessoas. O e-mail marketing, então, pode ser utilizado para divulgar produtos, levar informações sobre ofertas e mensagens relevantes para os consumidores.
Mas, diante do grande fluxo de contatos, o e-mail marketing funciona de maneira eficiente com ajuda de uma plataforma específica. É o caso do software da Alterdata, que serve de apoio para captação dessas informações, organizando-as em uma boa base para o disparo de e-mail.
Em termos práticos, por que utilizar o e-mail marketing?
Com o crescente uso das redes sociais, você deve estar se perguntando se o e-mail marketing é uma forma ainda bem sucedida de comunicação com o consumidor. A seguir separamos algumas das razões pelas quais o e-mail marketing é ainda um imenso sucesso.
Grande alcance
Hoje em dia, para usufruir de produtos digitais, provavelmente você terá que deixar o seu e-mail no cadastro, seja para receber o produto ou alguma oferta. Nesse sentido, o e-mail se tornou um local de concentração de todas as ações que realizamos rotineiramente.
Assim, ele se tornou parte essencial em atividades de qualquer usuário na internet. Por isso, quando uma empresa investe em e-mail marketing, ela aumenta a chance de alcançar o número enorme de pessoas.
Alcance com previsibilidade
Engana-se quem acha que um post numa rede social vai atingir todos os seguidores conectados àquele perfil. Isso porque os algoritmos, atualmente, têm determinado quais publicações serão vistas por cada usuário, de acordo com perfis específicos.
Nesse sentido, o e-mail marketing se coloca como vantajoso, porque ele consegue entregar mensagens para todos os contatos cadastrados em um banco de dados. Nesse sentido, com o e-mail marketing, há aumento da previsibilidade em relação a recebimento dessas mensagens.
Além disso, diversas plataformas informam quais e-mails não querem mais receber, quais denunciaram como spam e quais já caíram em desuso (estão inativos, foram apagados ou afins). Assim, você garante uma base de qualidade, com interesse e vontade de ler.
Personalizar quando quiser
O e-mail é praticamente uma tela em branco, onde o destinatário tem total liberdade para saber como preenchê-la. É possível incluir links, imagens e também textos relevantes para construir uma mensagem que seja atrativa para o consumidor. Nesse sentido, o e-mail marketing se torna uma ferramenta para uma estratégia de personalização.
Quais as principais estratégias utilizadas para e-mail marketing?
Conhecidas as vantagens de utilizar um e-mail marketing, vamos então conhecer quais são as táticas adotadas para que essa estratégia tenha grande eficiência. Vejamos em detalhes a seguir.
Renovação da base de e-mails
Ter contatos novos é sempre bom, porque a empresa consegue ampliar a sua clientela. Mas como conseguir clientes novos por meio do e-mail? Uma solução possível é segmentar os envios das mensagens.
Trata-se do processo de enviar mensagens e ofertas de conteúdo que sejam, de fato, adequadas para cada cliente em potencial. Isso quer dizer que é preciso estudar e compreender as jornadas de compras, seus interesses e suas principais características.
De modo geral, a segmentação então é uma técnica que, ao fim, evita o temido descadastramento. Sendo assim, para conquistar novos clientes é preciso entender quais são as pessoas que estão contidas em determinada lista que receberá mensagens da empresa.
Frequência de disparos de e-mail
No e-mail marketing é preciso encontrar o equilíbrio entre enviar demasiadamente mensagens e não enviar nenhuma. Isso porque o excesso de mensagens enviadas pode ser interpretado pelo programa de e-mail como um spam. Ou seja, reduz drasticamente a chance de alguém ler.
Por outro lado, passar muito tempo sem enviar e-mail pode significar que a empresa não quer mais manter contato com cliente ou não se preocupou em elaborar conteúdo novo.
Para essas situações, é recomendável esperar um tempo considerável e variar no tipo de conteúdo que está sendo enviado por e-mail. É preciso passar aos leitores a percepção de que a empresa tem interesse em oferecer conteúdo relevante e, ao mesmo tempo, não quer incomodar com envio de mensagens constantemente.
Uso amplo
O e-mail marketing pode ser adotado para fazer valer várias estratégias, por exemplo, pode servir para a divulgação de promoções e produtos. É o caso de empresas que utilizam o conteúdo disponibilizado em seu blog ou site para informar os clientes sobre as novidades em relação aos produtos e promoções.
Além disso, o e-mail marketing pode ser usado para nutrir e educar novos clientes. A intenção é oferecer informações relevantes com o objetivo de educar os clientes a respeito do negócio e da área de atuação.
Outro uso possível do e-mail marketing é para vender. Ele pode oferecer ofertas, descontos e agilizando o contato entre a equipe de vendas e o consumidor. Utilizando o próprio e-mail, o cliente pode, com poucos cliques, chegar ao carrinho de vendas. Algumas marcas, por exemplo, oferecem descontos ou brindes exclusivos para assinantes da sua newsletter, ou antecipam promoções “bombásticas” para quem abre os e-mails com frequência.
Não podemos esquecer também que o e-mail marketing é fundamental para o pós-venda. Esse processo tem o objetivo de saber se o cliente ficou satisfeito com o produto, recolher opiniões ou comentários. Dessa maneira, o e-mail nessa modalidade pode enviar pesquisas de satisfação, dicas de como aproveitar melhor o produto adquirido ou simplesmente querer saber se o cliente tem alguma dúvida.
Essas foram algumas informações sobre e-mail marketing para papelaria. Para crescer cada vez mais e melhor, é importante implementar no negócios soluções tecnológicas de gestão. Adotar um sistema para papelaria ajuda a acompanhar as métricas de vendas, pedidos de compras e cobranças.
Ficou curioso para saber mais sobre essas e outras funcionalidades? Conheça o software da Alterdata desenvolvido especialmente para papelarias.