NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Imóveis

EFD REINF para condomínios – Evite multas

2 Mins de leitura

A EFD REINF é o mais novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), desenvolvido para ser um complemento ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). A EFD-Reinf, junto ao eSocial, abrem espaço para substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e também as instituídas por outros órgãos de governo como a RAIS e o CAGED.

Segundo a instrução Normativa 97/99, no artigo 117, os condomínios estão obrigados a gerar a EFD-REINF quando contratarem tomadores de serviços, ou seja, terceirização. No Art.149 da mesma instrução os serviços relevantes a administração de condomínios são:

  1. Limpeza, conservação ou zeladoria que se constitua em varrição, lavagem, enceramento ou em outros serviços destinados a manter a higiene, o asseio ou a conservação de praias, jardins, rodovias, monumentos, edificações, instalações, dependências, logradouros, vias públicas, pátios ou de áreas de uso comum;
  2. Vigilância ou segurança que tenha por finalidade a garantia da integridade física de pessoas ou a preservação de bens patrimoniais;
  3. Construção civil que envolva a construção, a demolição, a reforma ou o acréscimo de edificações ou de qualquer benfeitoria agregada ao solo ou subsolo ou obras complementares que se integrem a esse conjunto, tais como a reparação de jardins ou de passeios, a colocação de grades ou de instrumentos de recreação, de urbanização ou de sinalização de rodovias ou de vias públicas;
  4. Natureza rural que se constitua em desmatamento, lenhamento, aração ou gradeamento, capina, colocação ou reparação de cercas, irrigação, adubação, controle de pragas ou de ervas daninhas, plantio, colheita, lavagem, limpeza, manejo de animais, tosquia, inseminação, castração, marcação, ordenamento e embalagem ou extração de produtos de origem animal ou vegetal;
  5. Digitação que compreenda a inserção de dados em meio informatizado por operação de teclados ou de similares;
  6. Preparação de dados para processamento, executados com vistas a viabilizar ou a facilitar o processamento de informações, tais como o escaneamento manual ou a leitura ótica.

Para evitar multas, é essencial contar com um sistema para que a entrega das obrigações seja feita de forma correta. A Alterdata está preparada para geração dessas obrigações. O EFD-REINF no Fiscal e o eSocial no Departamento Pessoal. Saiba mais e peça agora mesmo uma demonstração gratuita.

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se informado sobre os principais assuntos do ramo


Artigos relacionados
eBookImóveis

[E-BOOK] Guia para fazer contabilidade para condomínio

1 Mins de leitura
00Saiba como fazer a contabilidade do condomínio! Um dos maiores desafios dos síndicos é a contabilidade dos condomínios residenciais. Mas, apesar de ser…
eBookImóveis

[E-BOOK] Guia Definitivo DIMOB 2019

1 Mins de leitura
00A DIMOB é uma declaração obrigatória para as empresas que exercem atividades imobiliárias. Neste guia você verá: O que é a DIMOB?…
Imóveis

5 fatos sobre o mercado imobiliário que todo corretor deve saber para vender mais

5 Mins de leitura
00O que faz com que um corretor do mercado imobiliário seja campeão de comissões enquanto o outro sofre para se manter na…

1 comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.