A contabilidade é uma atividade de alta responsabilidade, que estabelece um elo de confiança entre o cliente e o prestador do serviço. Contudo, nem sempre essa característica é suficiente para atrair a clientela ou para cativá-la permanentemente.
Portanto, diante do grande número de empresas e de profissionais que atuam nesse segmento, o escritório Contábil que pretende se destacar no mercado deve buscar algum diferencial competitivo que se some e que ressalte as qualidades técnicas que ele é capaz de oferecer. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de sucesso que ajudarão o seu escritório a superar a concorrência. Confira!
Ofereça serviços especializados
De fato, a contabilidade deve ser o foco principal da sua atividade. Afinal, foi para isso que o seu escritório foi criado e desviar dessa finalidade não é o seu propósito. Contudo, você pode agregar aos seus serviços valores adicionais, que se relacionem com o universo Contábil e que possam representar vantagens para os seus clientes.
Por exemplo, você pode ofertar consultorias financeiras, que ajudem a sua clientela a alcançar objetivos pessoais e empresariais. Naturalmente, esse serviço precisa ser prestado por profissional confiável, capaz de apresentar informações seguras que orientem os clientes para os melhores caminhos e para os melhores resultados na gestão financeira.
Contudo, além de aumentar a qualidade do atendimento do seu escritório, esse serviço também pode criar a perspectiva de que novos negócios sejam gerados pelo seu cliente, aumentando a satisfação e a necessidade dos seus serviços Contábeis.
Nesse aspecto, é preciso notar que, atualmente, o escritório Contábil é visto como uma assessoria que atua em vários aspectos da gestão de um negócio e ele precisa estar à altura dessas atribuições — que, muitas vezes, vão além das funções normais da contabilidade.
Prime pela qualidade
De fato, pelo ponto de vista técnico, as rotinas da contabilidade não deveriam divergir entre um prestador e outro. Porém, o conhecimento das técnicas Contábeis e a atualização quanto aos procedimentos fiscais, quanto às normas e quanto à legislação podem fazer uma grande diferença.
Portanto, busque manter o seu escritório sempre atualizado. Assine publicações especializadas e preste atenção em todas as fontes que possam emanar informações úteis para os seus clientes e para a sua própria atividade.
Vale ressaltar: o contabilista sempre por dentro do que está se passando acaba se tornando mais confiável, cativando a atenção do mercado.
Dê um atendimento de alto nível
Em qualquer segmento o atendimento é visto com um diferencial competitivo importante. No caso do escritório Contábil ele pode ser ainda mais relevante, considerando que, pelo ponto de vista técnico, as rotinas da contabilidade cumpridas pelos vários prestadores que mantêm o mesmo nível de qualidade tendem a ser repetidas.
Portanto, treine os seus funcionários para que estejam sempre dispostos a atender as necessidades da clientela, buscando fazer isso com a maior presteza possível. Ao mesmo tempo, empenhe-se você também para estar a par de tudo e procure sempre dar um toque pessoal ao atendimento.
Às vezes, um simples telefonema para o cliente quando ele estiver sendo atendido por um funcionário pode fazer toda a diferença. Nesse aspecto, basta que o cliente perceba que você é acessível e que ele pode contar com a sua atenção para aumentar a satisfação.
Naturalmente, é claro, todo atendimento de alto nível deve ser prestado por pessoas em condições de ofertar informações completas e sólidas, o que nos remete novamente à necessidade de primar pela qualidade das informações obtidas pelo seu escritório. Quando essas informações não existirem de imediato, é preferível pedir para o cliente o tempo necessário para desenvolver uma pesquisa que permita apresentar uma resposta mais adequada para o problema.
De qualquer forma, nunca deixe o cliente sem receber um retorno e faça isso o mais rápido possível.
Invista na tecnologia
A contabilidade lida com um grande volume de dados e com uma multiplicidade imensa de informações que dizem respeito a vários clientes. Individualmente, cada cliente tem necessidades específicas de atendimento. Diante de todo esse conjunto, o escritório Contábil ainda precisa administrar as informações inerentes ao próprio negócio, que também tem as suas particularidades.
Ora, é impossível manter algum diferencial competitivo no exercício dessa atividade sem contar com a tecnologia. Portanto, além de investir em equipamentos adequados, capazes de dar agilidade aos processos, o escritório Contábil também deve adotar um sistema contábil de ponta. Este deve permitir atender às demandas do cotidiano contábil — relacionadas à gestão de pessoal e fiscal, por exemplo — e também aquelas relativas às próprias demandas administrativas e Contábeis do escritório em si.
Considerando que grande parte das práticas fiscais atualmente são desenvolvidas pela internet, é importante que o sistema adotado pelo escritório Contábil também seja compatível com todas as atualidades dos serviços online.
Essa condição não só facilita os procedimentos, como aumenta a eficiência na obtenção dos resultados, o que será uma marca importante para o diferencial competitivo do negócio.
Mantenha a regularidade junto ao CRC
Além de ser uma exigência legal para o exercício da profissão de contabilista, a regularidade junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) empresta ao escritório Contábil a condição básica para que ele seja merecedor de confiança.
De fato, esse não chega a ser um diferencial competitivo. Porém, merece ser mencionado aqui, uma vez que é premissa para que todas as demais possibilidades sejam desenvolvidas.
Invista na fidelização
Conhecer as particularidades de cada cliente é necessário para o bom atendimento. Porém, esse conhecimento também pode servir para tornar o relacionamento com o cliente personalizado e altamente satisfatório. Agindo assim, você dará um passo importante na direção da fidelização da sua clientela.
Nesse sentido, cuide para que todas as demandas sejam cumpridas rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, evitando atrasos.
Mantenha canais de comunicação eficientes, que funcionem nas duas vias, tanto para esclarecer dúvidas quanto para apresentar informações espontâneas. Por esses canais, por exemplo, o seu cliente pode buscar uma informação sobre um procedimento fiscal, ao mesmo tempo em que você pode enviar informações sobre novidades normativas que sejam do interesse dele.
Esses canais também podem ser utilizados para veicular comunicados que não sejam técnicos nem pertinentes à contabilidade em si. Por exemplo, podem servir para o envio de uma felicitação pela passagem de um aniversário ou para o de mensagens de final de ano, que são sempre bem recebidas. Para tanto, utilize todos os meios possíveis: e-mails, telefones, SMS e até as redes sociais.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o diferencial competitivo necessário para o seu escritório se destacar ou se deseja dar a sua opinião sobre o assunto, deixe abaixo o seu comentário. Queremos muito saber o que você está pensando e teremos grande satisfação em poder ajudar.