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Dica de Gestão #16: Networking para crescer

Networking para crescer

Para melhorar na carreira ou mesmo fazer nossa empresa crescer, precisamos de Networking. Precisamos nos conectar com pessoas que nos elevem a outro patamar, que nos façam perceber outros enfoques, que nos façam entender outras coisas além das que gostamos e sabemos fazer.

Para formar uma boa rede de relacionamentos é fundamental compreender que somos seres essencialmente sociais, queremos estar com pessoas, seja no trabalho, lazer, turismo, esporte ou outra atividade qualquer e que somos dotados ainda de livre arbítrio para escolher nossas companhias. Se podemos escolher as pessoas com quem nos relacionamos, não faz sentido estarmos com pessoas que nos coloquem em situações piores do que aquela em que estamos.

Segundo Rob Cross, professor da University of Virgínia, em um estudo publicado na Harvard Business Review, temos que incluir em nosso círculo mais próximo pessoas com energia positiva, pois se estes forem entusiásticos, autênticos e generosos, assim também seremos nós, atraindo coisas boas para a nossa carreira ou empresa. Esse estudo deixa claro que devemos ter pessoas em nosso círculo de relacionamento que compreendam de coisas diferentes das que entendemos, já que andarmos apenas com pessoas iguais a nós mesmos não é nada engrandecedor profissionalmente, não nos fará enxergar oportunidades diferentes das costumeiras. Então, é bom termos relacionamento próximo com clientes externos ou internos para compartilhar melhores práticas de gestão ou carreira e ainda nos relacionarmos com pessoas de outros campos de atividade.

Este estudo também comenta que precisamos ter em nosso círculo pessoas que possam criticar nossas decisões, avaliar nossa conduta, inspirar e instigar o nosso crescimento pessoal, o que às vezes provém de um amigo de outro setor da empresa, de outros empresários, de um superior hierárquico ou quem sabe de nossos cônjuges.

Pesquisas demonstram ainda que é importante ter neste círculo pessoas abaixo de nossa posição, para que possamos ter informações do que acontece no ambiente que nossas decisões influenciam, com uma ressalva: é importante compreender com clareza se esta informação é sincera ou está influenciada pelo nosso cargo.

Estarmos em grupos de empresários ou profissionais da área, sendo muitos de maior nível cultural, acadêmico e econômico do que nós mesmos, nos dará uma visão desconectada do universo diário na empresa em que trabalhamos. Também fica claro que Networking não é quantidade. Não adianta o profissional ou empresário ter centenas de pessoas neste seleto grupo: importa ter poucas pessoas, mas as certas. Do mesmo modo, conta muito integrar associações profissionais ou técnicas relevantes, não adiantando achar que entrar para inúmeros grupos sociais sem critério seletivo é sinal de fazer um bom Network.

Outro aspecto fundamental é ter à nossa volta pessoas que enxergam oportunidades onde a maioria vê problemas. É igualmente importante ter um mentor, chefe, cliente, amigo ou outro que nos inspire com o seu senso de observação de coisas positivas, sendo um fator motivador de melhoria para nós mesmos.

Seja sincero, seja amigo, entenda que um bom relacionamento de Networking é dar e receber, então colha informações, atente às dicas, ouça críticas, mas também lembre-se de dar a sua contribuição para todos que o inserem nos seus grupos. Isso fará com que você seja um profissional mais completo, habilitando-o a administrar sua empresa de forma mais eficaz.

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