Ícone do site Blog Alterdata

Decoração para bar: 9 dicas para decorar o seu estabelecimento

Dicas de decoração para bar

Para quem é dono de um barzinho ou está pensando em abrir o seu, há muitos fatores importantes a serem observados. Não basta ter um excelente cardápio e uma ótima localização. Também é necessário investir em um visual acolhedor e capaz de encantar os clientes. Afinal de contas, quando o assunto é decoração para bar, todo consumidor espera algo incrível!

Ao pensar no assunto, muitos donos de bar já se perguntaram qual é o melhor estilo. Na verdade, a escolha depende do perfil do cliente. O local deve ser decorado de acordo com as características pelas quais o bar já é conhecido. No caso de um novo negócio, o ponto de partida é o mesmo: o visual deve transmitir a personalidade pela qual será reconhecido.

Então, que tal pegar dicas de decoração para bar de acordo com o estilo que você deseja? Anote aí!

Decoração rústica

Dica 1: Pedras e tijolos aparentes

Bastante utilizado, o visual rústico é um dos muitos estilos que podem ser aplicados na sua proposta para decoração de bar. Para criar um local com essa vertente, vale apostar em características marcantes, como tijolos e pedras aparentes, madeira de demolição e detalhes ou peças antigas que contribuem para a aparência do estabelecimento.

Dica 2: Iluminação amarela

Um ponto de equilíbrio na decoração pode ser criado ao apostar em um bom projeto luminotécnico com iluminação amarela. Essa qualidade tende a deixar o espaço mais atrativo e aconchegante.

Dica 3: Mesas de madeira

Se você quiser uma decoração rústica para seu bar ou boteco, uma boa ideia é usar mesas de madeira que combinem com os móveis — também de madeira (balcões, aparadores etc.). Essas peças ajudam a dar vida ao estilo e podem ser acompanhadas de outros detalhes complementares.

Decoração moderna

Dica 4: Minimalismo e estilo clean

Engana-se quem pensa que a decoração de bar não pode seguir um conceito minimalista. Dentro desse cenário, que tal usar referências que unam simplicidade e modernidade? Essas combinações são mais atuais, e ideais tanto para um público jovem quanto para o maduro.

Nessa vertente, uma das premissas é acrescentar menos elementos decorativos a fim de deixar o ambiente com uma tendência clean. Para agregar um visual mais moderno, também é legal apostar em um mix de materiais — madeira e vidro, por exemplo. 

Decoração retrô ou vintage

Dica 5: Releitura ou uso de peças antigas

Se sua ideia é focar em uma decoração que siga a tendência antiga, existem duas linhas nas quais você pode apostar:

Ambas as opções remetem a uma perspectiva de décadas passadas. Dessa maneira, o local se torna um atrativo para quem gosta dessa tendência na decoração.

Dica 6: Azulejos

Seguindo a ideia de um estilo retrô, por exemplo, uma proposta decorativa que queira usar elementos da década de 60 pode contar com revestimentos geométricos nos balcões. Junto a isso, para trazer um ar de outros tempos, você também pode contar com banquetas antigas, que são capazes de transmitir essa tendência da decoração.

Decoração estilo pub americano

Dica 7: Pouca iluminação

Para trazer inspirações de pubs americanos para a decoração do bar, algumas ideias podem ser seguidas a fim de caracterizar esse estilo. Uma das principais é a baixa iluminação. Os bares com esse tom têm focos de iluminação em pontos estratégicos. Eles não ficam muito direcionados para as mesas, deixando o ambiente com luzes menos intensas. 

Dica 8: Mesas com canto alemão e sofá

O canto alemão é outro ponto marcante na decoração estilo pub americano. Trata-se de colocar sofás junto às mesas, em vez de cadeiras. Esse tipo de assento é comumente adicionado às paredes ou cantos, e confere ao bar um toque aconchegante.

Dica 9: Balcão com banquetas

Longos balcões com assentos em formato de banquetas não podem faltar nesse tipo de decoração. Esse detalhe é bem característico do estilo de bares americanos e é ideal para grupos pequenos ou pessoas sozinhas que ainda estão esperando os amigos chegarem. 

Evite os erros mais comuns na decoração para bar

Mesas quadradas

Embora muitos estabelecimentos utilizem mesas quadradas, é bom lembrar que essas peças servem melhor os propósitos de cafeterias e lanchonetes, não tanto para bares e restaurantes. Os pubs e bares pedem mesas redondas ou altas com banquetas. As compridas também podem ser utilizadas, de preferência acompanhadas por bancos altos.

Carpetes

Carpetes acumulam sujeira e podem passar uma impressão de decoração ultrapassada. Pisos de azulejos ou cimento queimado, por exemplo, são muito mais práticos, fáceis de limpar e adequados a qualquer estilo.

Ausência de espaços privados

Se seu espaço físico permitir, é interessante ter um local privado para comemorações particulares, como aniversários, festas de empresa ou reuniões familiares.

Dessa maneira, você garante que celebrações um tanto mais barulhentas não causem incômodo em outros clientes.

Se você tiver um espaço externo, outra orientação importante é separar locais de fumantes e não fumantes.

Som alto demais

As pessoas costumam ir para um pub ou bar com intenção de se conhecer ou desfrutar de uma amizade ou relacionamento. Por isso, evite o som excessivamente alto. Ele atrapalha o diálogo entre os consumidores e pode fazer com que eles se sintam desconfortáveis.

Pouca ventilação

O clima tropical brasileiro torna a presença de ar-condicionado praticamente inevitável em ambientes fechados. É difícil que o cliente suporte por muito tempo o clima quente do bar, e você não quer que ele vá embora rápido, certo?

Mix de estilos

Um fator desagradável é quando o cliente nota a presença de um mix de objetos e estilos que não condizem com o espaço. Esse descuido deixa claro que se trata de uma decoração que foi mal planejada ou feita por antigos donos.

Modismos

Novas tendências surgem com grande frequência, mas isso não significa que todas elas são recomendadas para qualquer tipo de negócio. Por isso, antes de apostar em um visual, é fundamental verificar se ele realmente é a melhor alternativa para o seu bar e para o seu público-alvo.

Gostou das ideias de decoração para bar que trouxemos aqui? Como mencionamos na introdução deste artigo, o primeiro passo para ornamentar seu estabelecimento de maneira incrível é ter clareza sobre o estilo desejado.

Muitas pessoas cometem o erro de misturar características, causando confusão na mente dos clientes e dificultando seu próprio trabalho de decoração. No entanto, uma vez que você saiba qual personalidade deseja, é só aproveitar as dicas deste post e colocá-las em prática.

E você, tem alguma preferência quando o assunto é decoração para bar? Já investiu em algo bacana para o seu estabelecimento? Compartilhe conosco nos comentários!

Sair da versão mobile