Um momento como o atual, seguido da pandemia do Covid-19, reacende velhas vontades dos gestores de supermercados. É um cenário de instabilidade, sim, mas também um terreno fértil para inovações – coisa que o setor sempre busca. A retomada, portanto, vem chegando aos poucos em várias regiões do país e esse cenário que os gestores devem utilizar. Para isso, o ideal é fazer cursos para supermercados.
Porém, a dúvida é: eles são mesmo eficientes?
Bom, quem convive com o setor sabe o quão volátil é. Porém, isso não significa que não seja um setor lucrativo. Só em 2019, um ano ainda marcado por certas instabilidades favoráveis, o faturamento foi de mais de R $ 378 bilhões.
Em porcentagem, significou um aumento de 6,4% em relação a 2018.
Agora, o cenário não deve ser diferente. Apesar das restrições sociais, os supermercados corretamente continuaram funcionando. Porém, a situação surgiram novas brechas para os gestores engajarem em novos modelos de negócio.
O delivery de compras no varejo , por exemplo, foi uma dessas boas notícias.
Entender o momento, portanto, vai além do olhar cirúrgico para o setor. É aí que os cursos de supermercado surgem como opção. Conhecimento novo, atualizado e que apresenta uma série de possibilidades aos gestores.
Que tal entender mais sobre o assunto e ainda algumas opções de cursos para supermercados? Continue uma leitura!
O cenário atual exige inovações
Primeiro, é preciso falar sobre o cenário atual.
Muito embora muitos já vejam a situação da pandemia do Covid-19 virando a esquina e sumindo de vista, seus impactos serão um pouco mais duradouros. E claro, isso se reflete no preço dos produtos das prateleiras.
Com isso, o consumidor se afasta e se retrai, partindo para opções mais em conta.
É um movimento de ação e reação normal.
Porém, muito passível de inovações. Afinal, é justamente em períodos de estabilidade como essa ações inovadoras ganham palco e servem como a ponte para o sucesso para muitos supermercados.
No caso dos supermercados, é preciso ainda mais atenção. Ao gestor, além de tato com o setor de varejo, é preciso inteligência para lidar com o negócio em suas várias facetas. Nenhuma ponta deve ser relegada.
Sua gestão de equipes deve estar afinada e alinhada, por exemplo, com seu financeiro e o setor de compras. As tendências de promoções são inteligentes e assertivas. E seu marketing deve ser “matador”.
Tudo em uma mesma sintonia.
A boa notícia é que os cursos para supermercados levam os gestores a sair do seu lugar comum e fazer essa engrenagem da inovações girar. Por isso, a qualificação do gestor é essencial para a empresa.
A importância da qualificação do gestor para o negócio
Estamos em uma época de desenvolvimento constante e, como mencionamos, o setor de varejo é extremamente volátil – para o bem e para o mal. É preciso, portanto, que o gestor se desafie sempre a ir além e inovar em seus processos.
Eficiência, rapidez e uso inteligente dos recursos vão determinar como você vai passar pelos golpes: simplesmente atravessá-los, absorvê-los em sua organização ou deixar-se deter por eles?
Além de tudo, é preciso que os gestores façam cursos de supermercados pois há peculiaridades que só essa área apresenta. Coisa que, além da experiência, nenhum lugar além da sala de aula pode usar.
A criação de estratégias depende apenas do conhecimento administrativo e setorial do gestor. É preciso, assim, sempre buscar a redução de custos e a maximização dos resultados.
Mas é claro que a gestão de supermercados vai além do balancete.
Trata-se de analisar os movimentos de competição, supervisionar os esforços de marketing e gestão de compras, que vão compor o carro-chefe de suas vendas. Além disso, é preciso estar consciente das questões como obrigações sanitárias.
Tudo isso enquanto trabalha com temas como pesquisa de mercado, formação e gestão de preços, gestão de pessoas, comportamento do consumidor, responsabilidade social, logística, tecnologia aplicada ao varejo e, em alguns supermercados, e-commerce .
Ou seja, bastante coisa. Por isso, procurar e realizar cursos para supermercados é tão importante.
4 ideias de cursos para supermercados que os gestores devem fazer
Mas afinal, quais os cursos para supermercados que os gestores devem buscar? O primeiro passo é buscar um ponto de interesse / crítico em sua expertise.
Ou seja, é claro que nem todos os profissionais simplesmente dominam todos os aspectos por trás da gestão de supermercados.
Muitas vezes, estão incumbidos de tarefas principais (como finanças) e apenas participam ocasionalmente de outras (como marketing).
Porém, quanto maior o conhecimento, mais enriquecedora é uma gestão.
Por isso, alguns dos cursos para supermercados que os gestores podem fazer são esses:
Propaganda visual
O visual merchandising se trata da arte de dar vida ao produto em seu ponto de venda, sendo muito associado ao vitrinismo. É algo que em alguns supermercados pode não ser necessário, mas muitos já contam com vitrines nas quais expõem suas promoções e ofertas.
Aprender mais sobre o tema é uma chance de buscar conhecimento em uma área bastante nova, mas inovadora. Trata-se de aprofundar o aprendizado em como a organização dos produtos faz a diferença na cabeça do consumidor e os instiga à compra.
Sem dúvidas, uma opção de ótimo gosto e super recomendada.
Branding e Pricing para Varejo
Gestão de Marcas ( branding ) e Gestão de Preços ( pricing ) andam de mãos dadas no varejo. Por isso, caracterizado por um dos cursos para supermercados que se aprofundem no assunto é uma ótima pedida.
A precificação deve ser feita com foco no cliente, o que leva em conta uma série de pontos-chave como o contexto onde o supermercado se localiza. Além disso, a marca deve se posicionar como um ativo de valor aos olhos do consumidor.
Você tem o que é necessário para criar essa percepção agora? Se quer melhorar esse aspecto da sua gestão e melhorar os resultados, essa é uma alternativa.
Finanças
As finanças aplicadas ao varejo e ao mundo dos supermercados são totalmente diferentes do resto do mercado. São vários dados que vão e vem e diversas variáveis que fazem da contabilidade de supermercados um verdadeiro desafio.
Que tal se atualizar e aprimorar sua gestão de finanças, encontrando nos números algumas soluções para os problemas da sua empresa? Então procure por um curso do tipo!
Gestão de Pessoas
E é claro que o sucesso de um supermercado também depende da equipe abaixo do gestor, fazendo os pequenos – e cruciais – ajustes que fazem conforme resultado em sucesso.
Todos importam e devem ser liderados por alguém capaz de guiá-los e motivá-los em busca de um resultado.
Mas acredite: não é simples, muito menos fácil. A gestão de pessoas é um tema que evolui e se transforma a cada ano e a qualificação nesse meio é extremamente importante.
Para você, gestor, pode ser uma boa meta de aprendizado. Um curso de gestão de pessoas para supermercados é o que talvez falte ao seu currículo!
No momento atual, busque por cursos para supermercados em formato EAD
Por fim, lembre-se que o momento atual ainda exige cuidados. Por isso, uma forma de buscar conhecimento com o máximo de segurança é através do ambiente online.
Não são poucos os cursos para supermercados que pipocam por toda internet, oferecendo modelos flexíveis como o EAD.
Como muitos dos cursos para supermercados são estritamente teóricos, é uma boa chance para cuidar enquanto aprende e, com calma, prepara seu mercado para um melhor retomada.
Agora, que tal se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de cada novo conteúdo do blog Alterdata? É bem fácil, basta preencher os dados ao lado!