Ícone do site Blog Alterdata

Controle de ponto digital: 5 benefícios

O ponto digital traz inúmeras vantagens na empresa, tanto para o empregador quanto para o empregado.

Preparamos para você um material que aponta 5 dos benefícios do controle de ponto digital. Não deixe de conferir essas dicas valiosas para melhorar a sua empresa!

1. Possibilidade do ponto móvel

Um aplicativo de controle de ponto possibilita a marcação de ponto para equipes externas.

O ponto móvel permite que esses colaboradores não precisem comparecer à empresa apenas para realizar esse procedimento, tendo em mãos a solução para registro do início de trabalho, pausas para intervalo e fim da jornada, mesmo a distância.

2. Otimização para o RH

Além do registro de entrada e saída e a conferência de dados dos colaboradores automatizados, as vantagens de um sistema eletrônico de ponto abrangem outros aspectos da gestão de pessoas.

A partir do uso de um sistema moderno de registro, muitas vezes se obtém também a centralização e o cruzamento de dados importantes na gestão dos funcionários, o que permite a otimização de procedimentos relativos a férias e escalas de trabalho.

Assim, horas extras, adicionais noturnos, entre outros, são facilmente contabilizadas, otimizando o trabalho do RH, aumentando também a transparência e a confiança em seu serviço.

3. Mais segurança

Um dos principais efeitos positivos alcançados com a implementação de um sistema eletrônico é a eliminação do erro por falha humana, que incorre até em erros na folha de pagamento. É inevitável que em um sistema convencional, como o Livro Ponto, ocorram falhas causadas por uma pessoa que insere e altera dados pessoalmente, por exemplo.

O Flit concede mais segurança ao controle eletrônico de ponto porque não permite qualquer adulteração. Assim, tanto empregadores quanto colaboradores têm garantia de que as informações registradas são verdadeiras, evitando que qualquer uma das partes seja prejudicada.

4. Custos menores e redução de gastos

Um aplicativo pode ser contratado como software as a service (Saas), ou seja, a empresa paga por colaborador cadastrado na plataforma.

Ao eliminar falhas de cálculos, reduzir o número de ações trabalhistas e otimizar o monitoramento da jornada de trabalho, o controle de ponto digital contribui para a redução dos gastos da empresa, aumentando assim o ROI do ponto eletrônico.

5. Redução das ações trabalhistas

É uma questão de lógica: eliminando falha humana e possibilidade de alteração manual de dados importantes, temos um declínio significativo de ações trabalhistas relacionadas a problemas nas jornadas de trabalho.

Um sistema de ponto eletrônico de acordo com a legislação vigente protege com eficiência a empresa de fraudes, processos trabalhistas e problemas por erro administrativo de controle de dados dos funcionários.

As ações por pagamento indevido de horas representam uma preocupação que decorre de incoerências nos registros de ponto. Em uma situação assim, o ônus da prova cabe à empresa.

E então, o que acha? Chegou a hora de implementar o Flit na sua empresa? Conte com a gente!

A economia gerada pelo app é não somente financeira mas também de tempo, pois além de redução de trabalho para o encerramento da folha, aumenta a exatidão das informações.

Reduza a burocracia usando tecnologia acessível e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Conheça o Flit e venha mudar a gestão da sua empresa!

Gostou do nosso artigo? Quer saber tudo sobre Como liderar a transformação digital nas empresas? Confira no nosso blog!

Sair da versão mobile