Ícone do site Blog Alterdata

Consultoria contábil: por que sua empresa precisa disso?

Consultoria contábil

Ter uma consultoria Contábil como parceira de negócio é uma grande vantagem. Com a alta carga tributária enfrentada pelos empreendedores do país, somada à complexidade da legislação em vigor, é preciso ter toda a ajuda possível para otimizar a contabilidade da empresa e, assim, encontrar formas de melhorar sua eficiência financeira e Contábil.

No artigo de hoje, vamos destacar como uma consultoria Contábil pode fazer a diferença na sua empresa e favorecer resultados. Curioso? Então continue acompanhando!

Diagnóstico da situação

Enquanto algumas empresas nascem com todo o planejamento necessário, desde a criação de um plano de negócios até a orientação de profissionais de contabilidade para o devido enquadramento tributário, outras surgem aos poucos, quase sem nenhuma profissionalização.

Nesse cenário, conforme o negócio vai crescendo, o proprietário precisa buscar ajuda, ajustando alguns pontos e contratando pessoas que possam assumir aquelas atividades essenciais para a sobrevivência da organização. Em meio a tudo isso, o passivo fica.

Nas grandes empresas, a enorme quantidade de processos demanda grandes equipes. Mas nem por isso as falhas deixam de acontecer — principalmente quando se tem muitos processos manuais. Para identificar todas as brechas Contábeis possíveis dentro da sua empresa, só contando com profissionais especializados!

O olhar apurado sobre os erros mais comuns permite que um consultor Contábil faça o diagnóstico da situação e proponha ações corretivas. Esse diagnóstico é feito em todos os processos e documentos fiscais e Contábeis, identificando pontos em que é possível melhorar a prestação de serviços aos clientes e otimizar a performance da equipe.

Reestruturação de processos

A consultoria Contábil também tem como atribuição avaliar se os processos são eficientes. Não se trata de apontar erros, mas sim de mapear o fluxo de informações e ajudar a otimizá-lo, ganhando tempo e deixando de consumir recursos importantes.

A partir de uma análise externa, sem os vícios de quem está realizando a mesma atividade há tempos, é possível comprovar a necessidade de mudar de sistema de gestão Contábil, de contratar novas pessoas, desenvolver fluxos e procedimentos diferentes ou adotar novas tecnologias para aprimorar os serviços.

Um bom exemplo é o uso de sistemas que permitem a tramitação de documentos em formato digital, praticamente eliminando os riscos de fraude ou adulteração. Assinaturas eletrônicas também contribuem para manter a veracidade de documentos e reduzir as inconsistências, além de agilizar os processos.

Essas decisões costumam ser bem difíceis para quem está preso ao operacional. Afinal de contas, falta tempo para avaliar estrategicamente a condução do trabalho. É fato: quando uma atividade se torna hábito, costumamos pensar que não há outra forma de fazê-la. E é exatamente para isso que surge o consultor Contábil, promovendo um novo olhar sobre sua atividade e propondo soluções sob medida.

Identificação de necessidades

Faz parte do papel da consultoria Contábil identificar as reais necessidades da empresa, sempre com foco na organização financeira e Contábil. Com a análise da consultoria Contábil, você tem um olhar profissional a respeito de outros aspectos importantes para aumentar a lucratividade do negócio, bem como sua competitividade frente ao mercado.

O planejamento tributário vem se mostrando como uma das estratégias mais eficazes para reduzir custos e aproveitar melhor os recursos das empresas. Mas é preciso entender com profundidade quais são as necessidades de cada cliente para ofertar um serviço diferenciado, personalizado.

Em relação a esse quesito, a consultoria Contábil pode ajudar estruturando o serviço. Assim fica mais fácil diagnosticar seus clientes e criar pacotes de ofertas sob demanda. Alguma dúvida de que esse tipo de assistência vai atrair muitos novos negócios para você?

Redução de custos

Como dissemos, a contribuição de uma consultoria Contábil para qualquer empresa rodeia, em todas as frentes, a redução de custos. Com a otimização de processos, sua organização ganha agilidade, produtividade e eficiência, atributos que contribuem enormemente para a redução gastos e despesas.

Com a análise sobre as demonstrações Contábeis, é possível eliminar falhas, reduzir o pagamento de impostos e melhorar a rentabilidade do negócio, trazendo resultados financeiros consistentes.

Isso sem contar que as sugestões de tecnologias e processos enxutos conferem maior eficiência e qualidade aos serviços da organização, o que se reflete no atendimento ao cliente e, claro na satisfação. Quando se sentem satisfeitos, os clientes geram impressões positivas sobre a empresa para outras pessoas, fomentando a entrada de novas oportunidades de negócios.

Área de controladoria

A implementação de uma área de controladoria na empresa é mais uma das maneiras com que uma consultoria Contábil consegue trazer redução de custos. Afinal, a controladoria tem como principal objetivo implementar melhores práticas de mercado na gestão financeira e Contábil, zelando para que as diretrizes da empresa sejam obedecidas.

Essa também é uma área-chave para promover mudanças internas positivas, pois está constantemente de olho nas alterações legislativas e, por isso, consegue trazer inovações com frequência para tornar a empresa mais competitiva.

Nesse sentido, você tem mais do que uma área de gestão de qualidade. O que existe é um setor ou profissional comprometido com os resultados organizacionais! Para atingir a eficiência esperada, o trabalho se dá junto a todos os colaboradores, disseminando boas práticas e monitorando o desempenho da equipe em sua aplicação.

Eficácia da gestão

Após o trabalho de reestruturação da consultoria Contábil, você pode optar por seguir sozinho ou continuar contando com uma assessoria Contábil especializada por mais tempo. Vale lembrar que a consultoria é um serviço com prazo certo para acabar. Do contrário, você se torna dependente do papel do consultor, o que não é o mais indicado.

Então anote aí: a consultoria Contábil deve servir como conselheira em momentos pontuais. Já a assessoria é um trabalho de longo prazo, que se propõe a, entre outras coisas, ajudá-lo nas dificuldades do dia a dia.

O importante é manter as mudanças promovidas durante o período da consultoria e buscar melhorar sua gestão Contábil a cada dia. Com a casa em ordem, fica bem mais fácil seguir os processos e procedimentos definidos, implementando uma nova cultura na empresa.

Melhoria nos investimentos

Como você sabe, a contabilidade exerce um papel estratégico nas decisões de investimentos. É com base nas demonstrações Contábeis que a gestão da empresa sabe se é viável ou não investir em novos produtos, equipamentos, imóveis ou tecnologias.

Assim, se você está com suas demonstrações Contábeis em dia, fica infinitamente mais fácil e seguro analisar o cenário econômico-financeiro da organização, tomando melhores decisões com relação ao futuro do empreendimento a partir daí.

Colocar a empresa em dia após o trabalho da consultoria Contábil pode ficar muito mais fácil com um sistema adequado, sabia? Leia mais a respeito clicando aqui! 

Sair da versão mobile