
Como vender imóveis mesmo em época de crise financeira?
Em meio à crise no Brasil, o mercado imobiliário está em baixa, o que deixa proprietários, corretores e administradores de imóveis que desejem vender uma propriedade bem preocupados. Daí surge a pergunta: como vender imóvel na crise?
Se você se encaixa nesse perfil, saiba que há saídas criativas para conseguir manter vivos os negócios desse ramo. Preparamos um post especial com dicas sobre como aumentar as chances de venda e ampliar as formas do trabalho com imóveis. Confira abaixo!
Faça uma pesquisa de mercado
É muito tentador colocar o preço do imóvel muito acima da média. Afinal, com a baixa nas vendas, é preciso aumentar as margens de lucro. Contudo, em tempos de crise, muitas vezes é melhor saber a média de preços de imóveis similares, a fim de evitar que potenciais clientes se espantem por conta do valor estipulado.
A partir da atração de um público específico, também será mais fácil mostrar tanto o preço quanto o valor dos imóveis disponíveis. Isso vale para as opções que chamou a atenção desse cliente e outras mais adequadas à necessidade dele.
Verifique o imóvel antes da visita
Conseguiu agendar uma visita a um imóvel? É melhor correr e adiantar o fechamento da venda? Cuidado. Segure um pouco a ansiedade enquanto corretor ou oriente isso aos profissionais que você lidera — caso seja gestor de imobiliária.
Antes de ir ao local, é de extrema importância checar se ele está bem-arrumado. Afinal, a aparência do imóvel é um dos fatores que mais impactam os visitantes. Mesmo que ele esteja vazio, é interessante verificar defeitos, manchas na pintura ou infiltrações, principalmente se ocorreram chuvas recentemente.
Observe também todas as áreas externas, anexos, piscina, varanda etc. Levar seus futuros compradores a um lugar limpo, arejado e livre de desordem será uma das melhores maneiras de agilizar o processo da venda.
Trace estratégias de negociação
Ao se tornar administrador de imóveis, é preciso sempre ter boas cartas na manga para que sua equipe consiga os melhores resultados. As estratégias de negociação, nesse sentido, fazem parte desse jogo e são peças importantes.
Em um momento de crise, reforce ao seu time sobre como vender imóveis com margens negociáveis e outras abordagens. Afinal, as pessoas estão bem mais cautelosas em fazer investimentos de grande porte e pensam muitas vezes antes de finalizar um negócio.
Acima de tudo, é preciso que as equipes de corretagem consultiva e empresas administradoras estejam abertas a ouvir as propostas dos clientes. De repente, não é o preço do imóvel que vai ser o diferencial, mas algum outro valor agregado. Então, tenha sempre todos esses dados em mãos para oferecer aos seus clientes.
Invista na divulgação
É amplamente difundido o poder da criatividade a fim de conseguir manter os negócios em momentos críticos. Na hora de definir planos de como vender imóvel na crise isso não é diferente. A divulgação ao perfil de cliente certo e investimentos na área de marketing podem, sim, fazer diferença nas receitas de uma administradora de imóveis.
Portanto, busque estar em destaque nas mídias e pense formas de veicular anúncios que cheguem a quem está procurando esse tipo de negócio. Você pode usar as tradicionais placas, mas não se atenha a um único método.
Considere contatar profissionais da área, que vão fazer uma divulgação mais bem trabalhada — utilizando outros recursos, tais como portais imobiliários, redes sociais e e-mail marketing. Lembre-se também de que é importante ter boas fotos e uma descrição detalhada do imóvel. Quanto mais informação, melhor!
Crie uma rede de contatos
Vender imóvel na crise é um processo que se torna mais simples com o desenvolvimento de uma rede de contatos sólida. Muitas vezes, o boca a boca pode ser até mais eficiente do que a tradicional divulgação por placa no imóvel e internet.
Além do networking com outros profissionais do ramo imobiliário, é essencial focar na criação de uma rede de apoio nos locais em que sua empresa tem imóveis disponíveis.
Síndicos, zeladores e porteiros de condomínios, por exemplo, podem ajudá-lo a divulgar seus imóveis de forma eficaz e sem cobrar nada por isso. Então, reserve um tempo para conversar com essas pessoas ou envie alguém da sua equipe a fim de sondar os arredores e expandir essa rede de contatos.
Apenas um alerta: para tornar esse tipo de boca a boca ainda mais eficaz, garanta que essas pessoas tenham os contatos da imobiliária de modo a repassar aos possíveis interessados. É importante, ainda, que eles sejam munidos sobre as informações básicas do imóvel, o que evita ruídos de comunicação.
Explore as possibilidades da tecnologia
Ter sucesso na venda de imóveis em período de crise exige usar todas as armas a seu dispor. Nesse sentido, tenha a tecnologia como aliada ao ampliar a divulgação dos bens que estão disponíveis na sua imobiliária. Com ela, também dá para gerenciar o status de cada unidade que está sendo vendida, entre outros indicadores.
Sites de venda de imóveis e a própria página da sua empresa são um bom ponto de partida. Para conquistar clientes e fechar a venda, no entanto, é preciso ir além. Você pode interagir com interessados nos imóveis disponíveis pelo WhatsApp, por exemplo, e organizar sua rotina imobiliária de forma eficiente com outras ferramentas tecnológicas.
Elas servem para colocar em dia os seus compromissos e contatos a serem feitos, além de manter as finanças da imobiliária sob controle. Afinal de contas, esses são cuidados essenciais, sobretudo em momentos de crise.
Com as soluções certas, os contratos são agilizados e você pode prestar um atendimento personalizado não só aos proprietários que estão vendendo imóveis com a sua imobiliária, como com pessoas interessadas em comprar ou alugar um bem.
A tecnologia pode ajudar, ainda, a ter metas de venda acessíveis e a saber como está o desempenho da equipe de corretores. Com o apoio de um sistema especializado para imobiliárias fica mais fácil achar o imóvel ideal do seu portfólio segundo aquilo que cada cliente busca.
Agregue valor ao imóvel
Outro ponto de atenção ao vender imóvel na crise é avaliar o que torna cada unidade disponível especial. Com isso em mente, você e sua equipe podem trabalhar em agregar valor às propriedades que têm à venda na empresa.
Um apartamento pequeno, muitas vezes, ganha nova vida com ajustes simples, como uma pintura diferenciada ou uma troca de revestimento. Além de analisar pequenas reformas que podem tornar os ambientes mais atraentes aos clientes, é essencial considerar o que pode ser feito no espaço na hora das visitas.
Caso o apartamento tenha uma bela vista, por exemplo, considere agendar as visitas durante o dia, para os potenciais proprietários poderem aproveitar ao máximo esse atrativo. É importante identificar o que o imóvel tem de melhor e usar essas características a seu favor não só na hora de anunciá-lo, mas de mostrá-lo para seus clientes.
Invista na capacitação dos times
Aumentar ou, ao menos, manter a venda de imóveis em períodos desafiadores só é possível com um time realmente comprometido e preparado. Por isso, se quiser que sua imobiliária tenha um bom desempenho mesmo em momentos de baixa, é crucial contar com corretores capacitados, prontos a usar todas as ferramentas disponíveis a favor dos melhores resultados.
A capacitação em vendas é uma das mais importantes, mas, para se destacar nesse cenário complexo é preciso que o treinamento da equipe vá além. Os corretores devem saber como usar a tecnologia nas suas rotinas e, até mesmo, como aproveitar ao máximo as ferramentas que melhoram o relacionamento interpessoal — a fim de alcançarem a melhor performance.
E a capacitação do time deve ser uma constante na empresa, que ultrapassa as fases de crise. Por isso, não deixe de avaliar periodicamente como está o desempenho da sua equipe de corretores. Assim, se for necessário, é só ajustar a rota com treinamentos específicos.
Acompanhe o mercado imobiliário brasileiro
Por fim, só é possível se destacar e vender imóvel na crise quando você tem uma real perspectiva em relação ao cenário atual. Para isso, acompanhar de perto o mercado imobiliário brasileiro é uma ação inegociável.
Ler sites do setor, acompanhar indicadores e ter atenção às nuances da macroeconomia são atitudes que ajudam a ter mais conhecimento sobre o desenvolvimento do mercado. Com isso, a administradora de imóveis vai poder adotar as melhores estratégias de modo a se diferenciar.
Outro ponto positivo é o networking com profissionais do mercado imobiliário, inclusive, de outros Estados. Isso ajuda a compor um cenário mais completo do Brasil e ter alguns insights que ajudarão a vender mais na sua região.
É importante, ainda, sempre que possível, participar de eventos presenciais ou virtuais do setor imobiliário, como palestras, feiras, webinars e workshops. Dessa forma, você não só conversa com outros profissionais e fornecedores como também fica por dentro das principais tendências da área.
Quando o profissional se mantém atualizado, ele tem nas mãos a melhor forma de garantir que sua imobiliária tenha acesso a todas as ferramentas disponíveis para o melhor desempenho em vendas. E além de acompanhar o mercado imobiliário do Brasil, é fundamental estimular sua equipe a também ficar antenada com as últimas tendências. Assim, ela pode aplicá-las no dia a dia de vendas e na captação de clientes.
Saber como vender imóvel na crise e orientar o seu time de corretores imobiliários nesse sentido pode não ser a coisa mais fácil do mundo — nós sabemos disso! Mas é algo totalmente possível. Seguindo estas sugestões, você estará no caminho certo e, com certeza, conseguirá aumentar os negócios de venda sob sua responsabilidade, agradando tanto o proprietário quanto o comprador.
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