Ícone do site Blog Alterdata

Como vender bem materiais de construção? Confira 7 dicas

Como vender bem materiais de construção

Saber como vender bem materiais de construção é uma estratégia importante e que todos os empresários querem. Afinal, ter as vendas em alta é uma maneira de não apenas manter o negócio funcionando, quitando as contas vigentes. Mas também uma forma de obter recursos para crescer.

Para conseguir isso é preciso ter disciplina, fazer um bom planejamento e pensar fora da caixa. É importante, por exemplo, ampliar os canais de comunicação da empresa e se abrir para as potentes oportunidades que as tecnologias podem oferecer no gerenciamento da loja.

Quer mais detalhes sobre o assunto? Leia este texto e conheça sete dicas de como aumentar as vendas da sua loja de material de construção. Confira!

1. Preze pela boa organização da loja

Entrar em uma loja de material de construção e perceber que tem mercadorias jogadas no chão ou empilhadas, impedindo a livre passagem, e gôndolas sem precificação é o cenário ideal para o cliente abandonar a loja.

Afinal, mesmo que o cliente tenha clareza no que quer comprar, ele não vai depositar credibilidade na loja se esse estabelecimento estiver bagunçado. Inclusive, esse é um dos cuidados que devem ser tomados para quando eventualmente colocar a loja à venda.

Nesse sentido, é fundamental organizar os materiais da loja em setores específicos e com os preços atualizados. Também é importante fortalecer a sinalização da loja, indicando aonde ir para encontrar os produtos. Por exemplo, sinalizações por setores, tal como, pisos e ferramentas diversas. Assim o cliente se sente melhor orientado e satisfeito.

2. Invista em bom atendimento 

Não adianta a sua loja ter os melhores materiais de construções sendo que o atendimento não é satisfatório. Para saber como vender bem materiais de construção, também é preciso investir na qualidade do atendimento. 

Isso quer dizer aumentar o treinamento dos colaboradores, a fim de que eles estejam capacitados para prestar o serviço focado na melhor experiência do cliente.

É importante que os colaboradores tenham ciência, por exemplo, de como ajudar clientes que não sabem exatamente o que procuram. Nesse caso, é fundamental que eles tenham paciência e criatividade para tentar solucionar o problema. 

Também é relevante fazer o treinamento para atender aqueles clientes especializados, os quais têm certeza sobre que precisam, mas às vezes estão carentes sobre novidades. Nesse sentido, cabe oferecer um atendimento com atenção, argumentando de forma técnica para conseguir que o cliente compre uma novidade no mercado de construção.

3. Como vender bem materiais de construção? Ofereça promoções!

Uma das estratégias mais clássicas de como vender bem materiais de construção é por meio de promoções. Isso porque as pessoas tendem a comprar mais, mesmo que não seja um item de extrema necessidade. Se tiver algum desconto, brinde ou está em liquidação, o cliente se dispõe a comprar.

Sendo assim, é fundamental que o gestor da loja de material de construção perceba em seu estoque aqueles produtos que precisam ser logo distribuídos. Em seguida, aplicar um desconto para fazer com o cliente compre esse produto.

Nesse contexto de promoções, vale a pena também criar um programa de fidelidade. Trata-se de uma maneira de oferecer descontos especiais ou outras condições àqueles clientes mais assíduos. Esse tipo de estratégia é importante para manter as vendas da loja e criar um relacionamento mais duradouro com o consumidor. 

4. Valorizar o cliente no pós-venda 

Outra maneira de como vender bem materiais de construção é focar no pós-venda. Nem sempre as lojas de material construção dão atenção aos clientes depois que esses fizeram suas compras. Essa postura pode fazer com que os clientes procuram o concorrente na próxima necessidade de comprar um produto de material de construção. 

Sendo assim, é fundamental estabelecer um vínculo que vai além da relação comercial. O lojista deve se empenhar para criar um sistema de serviço de atendimento ao consumidor, o qual recebe reclamações, sugestões e atendimento de suporte para trocas ou devoluções.

5. Diversifique os canais de venda

A forma de como vender bem materiais de construção não pode se limitar a apenas uma modalidade de divulgação. Isso quer dizer que a loja não não pode ficar somente anunciando em programas de rádio ou nos folders que estão afixadas na vitrine da loja. É preciso diversificar!

A loja de material de construção necessita fazer uma pesquisa com seus clientes para descobrir quais são os canais que eles costumam utilizar. Por exemplo, pode ser que os clientes gostam mais de receber informações via WhatsApp, como promoções ou novidades. Sendo assim, é importante descobrir qual a melhor forma de abordagem e fazer a diversificação dos canais.

Usar as redes sociais como meios de divulgação são sempre uma boa aposta. Invista em uma boa página do Facebook, Instagram ou o que desejar. Com certeza seus clientes gostarão de fazer contato por lá, e você alcançará novos públicos!

6. Utilize um software para vender mais

Para conseguir aumentar o faturamento, você também vai precisar de tecnologia. É o caso de utilizar um sistema de gerenciamento. Trata-se de um software que permite emitir relatórios e gráficos, os quais ajudam a filtrar as informações em períodos específicos. 

Por exemplo, é possível identificar qual foi a quantidade de atendimento prestado, os horários em que os clientes compram mais e o ticket médio. Acompanhando a evolução das vendas, vai ser possível criar estratégias mais interessantes e assertivas de como vender bem materiais de construção. 

7. Como vender bem materiais de construção? Busque parcerias!

Mais uma boa estratégia de como vender bem materiais de construção é apostar em boas parcerias. Isso quer dizer que a sua loja de material de construção pode oferecer produtos ou serviços com lojas que tem a ver com o seu perfil do seu estabelecimento.

Por exemplo, as lojas que trabalham com decoração podem oferecer produtos que estão serão vendidos na loja de material de construção. Procure um bom parceiro, negocie com ele as possibilidades e cresçam ambos no ritmo alto de vendas. 

Essas foram algumas informações de como vender bem materiais de construção. Como vimos, há inúmeras possibilidades de atrair mais clientes na loja de material de construção. O importante é definir quais são os melhores, de acordo com o perfil do seu cliente e o porte do seu estabelecimento. Faça um bom planejamento e comece provando que loja de materiais de construção dá dinheiro.

Quer conhecer uma ferramenta para ajudar a aumentar as vendas da sua loja? Conheça o software da Alterdata. Trata-se de software especialmente desenvolvido para o varejo que ajuda a otimizar os processos gerenciais e oferece informações primordiais para análise precisas dos dados sobre as vendas.

Sair da versão mobile