Ícone do site Blog Alterdata

Como prestar um bom atendimento ao cliente em tempos de coronavírus?

Como prestar um bom atendimento ao cliente em tempos de coronavírus?

Durante esse momento de pandemia muitos empresários se perguntam o que fazer para enfrentar essa crise do coronavírus? A palavra do momento é “reinventar”.

Que o COVID-19, ou Coronavírus, vai impactar seu negócio, isso é um fato. Mas será possível vencer essa crise mundial mesmo com tanta oscilação na economia?

A ideia de se manter positivo e conhecer a situação financeira do seu negócio é essencial para montar uma boa estratégia e encarar uma possível recessão. 

A Alterdata está comprometida em buscar soluções que ajudem os clientes, parceiros e amigos. Ações estão sendo desenvolvidas para auxiliar a preservar a saúde das pequenas empresas que, provavelmente, serão as que mais sentirão a crise. Com a certeza tudo isso vai passar, mas nesse momento o que fazer para se reinventar?

Mesmo que o objetivo desse artigo não seja falar da pandemia por si só, em uma pesquisa rápida no Google sobre o Coronavírus já é possível encontrar mais de 3 bilhões de links de pesquisa e mais 2 bilhões para ‘COVID-19’, ou seja, informações sobre o assunto não faltam. A situação está grave, quase o cenário de uma série de ficção cientifica onde o mundo parou. Com vírus se espalhando cada vez mais rápido, foi necessário que as empresas adotassem o home office para ajudar no combate à proliferação.

No meio desse caos, há a esperança: na China, onde a doença “surgiu”, a situação começa a melhorar sem novos casos e retomando a normalidade em alguma cidades. Isso traz uma certeza de que a pandemia terá um fim, em algum momento.  

Agora, vamos falar um pouco sobre alguns tópicos importantes para as empresas de contabilidade durante a pandemia do coronavírus.

No cenário atual dos escritórios contábeis, os que não tiverem um sistema em nuvem para gerenciar o trabalho a distância poderão não conseguir enfrentar a crise.

1º ponto a se pensar é sobre a comunicação cliente X contador.

Os apps de comunicação estão se tornando a principal ferramenta para uma comunicação rápida, já que a maioria deles é simples e de fácil acesso. Mesmo assim, existem algumas limitações no seu uso: difícil rastreamento das conversas e falhas na interação com as pessoas certas para cada assunto.

Para sanar essa dificuldade, nós temos uma ferramenta chamada Karoo Chat. Com ela, você atende seus clientes online, via web, e consegue rastrear as conversas. O Karoo ainda permite a avaliação da qualidade de atendimento de sua equipe. Perfeito para troca de informações, instruções e suporte aos seus clientes. É uma ferramenta completa e robusta, ideal  para seu home office.

Um outro pacote de recursos, também online, para comunicação é o PackUp, ele já está disponível para todos os clientes da Alterdata.

Ele pode se tornar o principal portal de comunicação com seus clientes. Mesmo de casa eles podem solicitar o envio e confirmar o recebimento de documentos, protocolos de leitura, controle e visualização rápida dos dados. Com ele, você acelera muitos procedimentos da sua empresa, inclusive das rotinas do Departamento Pessoal, como admissões e rescisões, lançamentos de HE, faltas, comissões, agendamentos de férias e etc.

Na mesma linha, a Alterdata também possui um app para ajudar o contador nessa comunicação. Com o eContador, é possível fazer a solicitação, envio e recebimento de documentos e outras rotinas pelo celular.

Assim, você fica ainda mais perto de seus clientes.

Todo esse acesso é controlado para cada usuário do sistema, facilitando a organização da equipe em home office, deixando a todos muito mais produtivos.


2º ponto importante é a automatização e integração do seu escritório.

Os softwares de contabilidade em nuvem facilitam a rotina do contador pois possuem recursos para cumprir tarefas e automatizar rotinas contábeis.

A Alterdata disponibiliza para seus clientes um serviço em nuvem que tem a captura e armazenamento das notas, conhecimentos de transporte e escrituração de todas essas notas automaticamente. O serviço também trabalha com notas de serviço, agilizando a apuração de impostos.

Para isso, a Alterdata oferece outra opção para os clientes de pequeno porte ou prestadores de serviço, uma solução totalmente web de emissão de notas e cupons eletrônicos, com baixo custo.

É um sistema financeiro que é integrado ao contábil!

Além de toda a integração que já existe em nossos sistemas, você pode agilizar ainda mais os seus serviços.


3º e último ponto importante é a Contabilidade Digital ou Contabilidade 4.0.


Com a solução Alterdata Cloud, você fecha todos os seus processos de folha e rotinas do escritório mais em um sistema 100% na nuvem, sem precisar instalar no seu computador, usando a sua base.

Além disso, você cuida das rotinas fiscais e contábeis em um único lugar. Com o Alterdata Cloud, sua empresa será totalmente online com os seus dados protegidos e seguros.

A Alterdata oferece a solução ideal para o sua empresa contábil. Desta forma, o seu home office será ainda mais eficiente com a contabilidade em nuvem.


Cada um pode fazer a sua parte para conter o Coronavírus e aproveitar para atingir os novos patamares da evolução contábil.

Não esqueça do álcool em gel nas mãos, aparelhos celulares, evite contato como abraços, beijos, apertos de mãos e se puder, fique em casa.

Sair da versão mobile