Ícone do site Blog Alterdata

Como funciona o MEI e seus benefícios no Brasil?

Como funciona o MEI?

A taxa de trabalhadores informais sempre foi bem alta no Brasil. Seja por falta de emprego ou por não se encontrar no mercado de trabalho formal, grande parte dos trabalhadores fazia seu trabalho por fora. E se formalizar, nesse caso, era complicado: a contribuição para o INSS era alta e comprometia a renda do trabalhador. Foi pensando em formalizar essa massa trabalhadora que o governo instituiu o microempreendedor individual. Mas como funciona o MEI?

Apesar das facilitações que essa categoria traz ao trabalhador, muita gente não aderiu por não entender sua simplicidade. Além de taxas menores, o microempreendedorismo formalizado proporciona uma série de vantagens ao trabalhador, incluindo a aposentadoria por tempo de trabalho ou de contribuição.

Neste texto, você vai entender o que é, quais as vantagens e como funciona o MEI. Confira!

O que é MEI?

Criado em 2008 pela Lei Complementar nº 128/2008 e em vigor desde 1º de julho de 2009, o microempreendedor individual (MEI) é uma categoria de pessoa jurídica pensada para trabalhadores autônomos que desejam se formalizar.

O MEI é isento de tributos federais; apenas paga uma contribuição mensal ao INSS por meio do DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional).

Em 2021, os valores mensais são os seguintes:

Outro detalhe importante é que o MEI deve declarar anualmente seu faturamento à Receita Federal. Isso é feito por meio do preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SISMEI).

Qualquer profissão pode ser MEI?

Não, e esse é um ponto importantíssimo no entendimento de como funciona o MEI. Existe uma lista, chamada Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que mostra quais profissões podem ser enquadradas como MEI.

Médicos, nutricionistas, advogados, contadores, consultores, psicólogos, desenvolvedores de software, programadores, dentistas, engenheiros, veterinários, jornalistas, publicitários, administradores são algumas das profissões que não podem ser MEI, porque exercem atividade intelectual.

Vendedor varejista ou atacadista pode ser MEI?

Pode. O CNAE lista uma série de comércios que podem sim entrar na categoria MEI, como hortifruti, papelarias, açougues, lojas de antiguidade, armarinhos e joalherias. Portanto, se você é comerciante, provavelmente vai encontrar sua categoria na lista.

MEI pode trabalhar em outras empresas?

No processo de entender como funciona o MEI, é essencial lembrar que ele trabalha por conta própria. Portanto, não pode ser contratado por empresas com as exigências de um trabalhador CLT (obedecendo a horários de trabalho e chefe, por exemplo), a não ser que sua carteira seja assinada.

Resumidamente, um MEI pode trabalhar em empresas normalmente, contanto que em regime CLT. Já como pessoa jurídica, ele apenas presta serviços. Portanto, mesmo que fique em uma empresa específica, ele fará seus próprios horários e não obedecerá a um superior específico.

Quais os benefícios do MEI?

O MEI é registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é tributado pelo regime do Simples Nacional. Portanto, tem algumas vantagens:

Além disso, ele não precisa arcar com tributos federais, como:

Além disso, o MEI tem direito a benefícios exclusivos da categoria, como:

O MEI também pode abrir conta como pessoa jurídica e ter acesso a juros mais baixos.

Como funciona o MEI?

Para abrir o MEI, você precisa estar de acordo com algumas exigências:

A partir daí, é só seguir o passo a passo explicado no Portal do Empreendedor. O procedimento é simples e não precisa do auxílio de um contador. Tudo pode ser feito pela internet, exceto a emissão de notas fiscais, que provavelmente só será permitida após a solicitação na prefeitura de sua cidade.

Quais documentos um MEI precisa ter?

Entre os procedimentos de como funciona o MEI, entender a documentação é fundamental. Para garantir seus direitos, é preciso estar com documentos que comprovem sua condição de MEI:

Como o MEI emite notas fiscais?

O MEI está isento de emitir notas fiscais para o consumidor pessoa física, mas é obrigado a emitir quando o destinatário for outra empresa. A exceção é quando a empresa destinatária emitir nota fiscal de entrada.

No entanto, outra facilidade de como funciona o MEI é que ele pode optar pela nota fiscal eletrônica (NFC-e), que é mais prática e econômica. Afinal, é só emitir e enviar para o e-mail do consumidor.

Para isso, ele precisa entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para saber quais documentos são necessários. No geral, ele deve levar o Certificado, um documento de identidade e comprovantes de residência.

A partir daí, o órgão responsável fará o registro e a liberação no sistema de emissão de notas fiscais do município.

Como o MEI obtém alvará?

As atividades listadas no MEI precisam de autorização da prefeitura para seu exercício — pode ser uma licença ou alvará, dependendo do tipo de negócio. Aqui vem mais uma vantagem de como funciona o MEI: essa autorização é gratuita! Conforme previsto no Art. 23 da Resolução CGSIM 16/2009, a categoria é formada por atividades econômicas de baixo grau de risco.

Entendeu como funciona o MEI? Para mais dicas de empreendedorismo e gestão de negócios, siga a Alterdata no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn!

Sair da versão mobile