Ícone do site Blog Alterdata

Como escolher o melhor programa para loja de sapatos?

programa para loja de sapatos

Um programa para loja de sapatos permite uma série de vantagens para a empresa. Graças a ele é possível desde organizar melhor as ações do dia a dia até criar meios para atuar de maneira mais estratégica no negócio.

Consequentemente, empresas que investem nesse tipo de recurso são aquelas que mais se destacam no mercado. Entretanto, não é tão simples assim escolher o melhor programa para loja de sapatos.

É por isso que preparamos este conteúdo. Fique atento a ele para saber exatamente o que precisa ser feito.

O que é o sistema ERP

ERP é sigla para Enterprise Resource Planning. Em português significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Na prática, o ERP funciona como um sistema de gestão que auxilia a empresa a controlar processos internos. Assim, é possível automatizar operações, garantir a segurança das informações geradas e formar um banco de dados útil para uma série de exigências.

Com o ERP, a empresa unifica dados. Isso é útil para simplificar o fluxo de trabalho mesmo quando existem diferentes setores em um negócio. Considerando empresas com departamentos que coletam e armazenam dados de formas independentes, o ERP permite a centralização desse trabalho, alinhando a comunicação empresarial.

Em resumo, o ERP é um sistema especialmente interessante para sofisticar o trabalho com dados realizado pela empresa. É isso o que pode fazer com que ela tenha uma atuação mais estratégica, sendo capaz de tomar decisões de maneira racional.

O que um ERP precisa ter para ser realmente útil

Um sistema dessa natureza precisa simplificar os processos empresariais. Para isso, o mais importante é que o ERP tenha sido desenvolvido de acordo com a realidade de cada negócio.

Assim, um programa para loja de calçados deve, necessariamente contar com funcionalidades específicas para esse tipo de empreendimento. Soluções mais genéricas podem ser problemáticas nesse sentido. O motivo é que elas jamais terão como compreender todos os pormenores de uma atividade tão específica e que exige diferentes procedimentos, como é o caso da loja de calçados.

No geral, o mais importante é que o sistema auxilie a gestão. Isso diz respeito à questão financeira, vendas, estoque, compras, entre outros. Em resumo, é preciso que a inserção de dados seja feita de maneira intuitiva, bem como sua coleta.

Os desafios na gestão de uma loja de sapatos

Pensando na realidade desse tipo de empreendimento, o mais importante é trabalhar no controle da informação. Uma loja de sapatos pode trabalhar com estratégias online e offline, contar com diferentes possibilidades de organização de estoque e ocupar espaços de diferentes formas.

Por isso, ela precisa, acima de tudo, ser organizada. Somente assim, cada operação poderá gerar dados que, sendo analisados, conseguem profissionalizar a ação da equipe.

Lojas de calçados que ainda hoje atuam de maneira mais tradicional, facilmente perdem espaço para concorrentes modernizadas. Isso porque uma solução como o programa para loja de calçados permite que a gestão seja mais rigorosa no controle de processos e informações assertivas, visando o processo de tomada de decisão.

Em resumo, gestores de loja de sapatos precisam estar de olho na tecnologia e de que formas ela impacta na realidade do seu negócio. Assim, eles têm como pensar em recursos mais avançados que realmente podem fazer a diferença no curto, médio e longo prazo.

As funcionalidades de um programa para loja de sapatos

Existem exigências para esse tipo de negócio com as quais apenas bons sistemas são capazes de lidar. É o caso de trocas e devoluções, por exemplo. Além disso, softwares integrados com correios e transportadoras permitem maior facilidade para a gestão de envio dos calçados.

Também é válido destacar a maior praticidade para uma série de demandas. Entre elas estão:

Quanto à gestão financeira, um programa para loja de sapatos pode simplificar o fluxo de caixa, o controle de contas a pagar e a emissão de boletos. Dessa forma, o usuário pode, inclusive, automatizar suas cobranças e a emissão de relatórios. A consequência é dar recursos à equipe financeira, para trabalhar com maior eficácia.

Vale destacar também a possibilidade de se relacionar com os principais marketplaces. Informações centralizadas em diferentes canais permitem que a loja de calçados integre sua ação física com a virtual. E isso certamente pode ser um diferencial na busca por melhores resultados.

No mais, há soluções que facilitam a gestão de estoque, o gerenciamento das vendas, entre outros fatores que podem qualificar a administração da loja de sapatos a partir de um trabalho mais rigoroso com dados.

Como escolher o melhor programa para loja de sapatos

É preciso, primeiramente, compreender a natureza do seu negócio. É a partir das dificuldades que ele enfrenta e das possibilidades de crescimento que as inovações precisam ser inseridas. Entendendo isso, fica fácil olhar para o mercado e recorrer a sistemas que funcionam de maneira mais pontual.

O melhor programa para loja de sapatos precisa ser desenvolvido com critérios, indo além das funcionalidades básicas de um sistema ERP.

Ele precisa ter foco tanto em processos internos quanto externos para fazer com que a loja de sapatos se destaque pela facilidade na gestão. E isso, poucas soluções no mercado são capazes de oferecer.

Porque contar com a Alterdata

É nessa lógica que a Alterdata desenvolve seus sistemas. Com ela, os programas são personalizados de acordo com cada tipo de negócio.

Assim, primeiro são analisadas a realidade e as necessidades de empreendimentos como a loja de calçados, por exemplo, para que somente então sejam desenvolvidas as tecnologias que serão úteis para a gestão.

É por isso que, contando com uma ferramenta da Alterdata, mais do que modernizar a gestão do seu negócio de lojas de calçados, você consegue também criar diferenciais que podem ser únicos no mercado. E isso pode ser o que a sua empresa precisa para chegar cada vez mais longe.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o programa para loja de calçados da Alterdata. Veja como ele pode transformar de vez a realidade do seu negócio.

Sair da versão mobile