Ícone do site Blog Alterdata

Ideias de como decorar uma loja de materiais para construção

como decorar uma loja de materiais de construção

Quer saber como decorar uma loja de materiais para construção? Então comece entendendo que uma loja bem decorada, além de oferecer conforto ao cliente, também pode facilitar o acesso dele aos produtos que procura.

Isso faz toda a diferença. Ambientes devidamente planejados costumam ser mais atrativos e podem induzir ao consumo. É sobre esse assunto que vamos tratar agora. Saiba como decorar a sua loja de materiais para construção de uma maneira inteligente e que traga resultados para o seu negócio. Confira.

Comece com a identidade visual

É importante que a sua marca tenha uma identidade visual. É a partir dela que você tem como estabelecer parâmetros para criar a parte estética da loja. A definição de uma identidade visual facilita significativamente qualquer ação a ser tomada.

Por isso, escolha os tons para a sua pintura de acordo com a cor predominante da sua marca. Mesmo os pisos podem fazer alusão a isso, para demarcar a personalidade da sua empresa. 

A verdade é que a identidade visual é uma excelente maneira de gerar diferenciais, como decorar uma loja de materiais para construção de forma única. Pense em empresas como a Apple ou o McDonald’s, por exemplo. Ambas são conhecidas mundialmente por conta de sua personalidade.

Procure fidelizar o seu consumidor

Não é apenas o preço que ajuda você a fidelizar o seu cliente. A sensação de estar mais à vontade no ambiente também é importante. Para isso, procure tornar o espaço mais harmônico, posicionando elementos como cadeiras, decks e escrivaninhas de maneira estratégica. A ideia é que eles estejam inseridos no ambiente de uma maneira que o cliente possa viver a experiência de ter um objeto desses em casa. Assim ele pode ser estimulado a comprar o item.

Para gerar fidelização, o mais importante é você tentar se conectar com o cliente. Sabendo como decorar uma loja de materiais para construção do jeito certo é possível conseguir isso.

Entendendo o que ele quer e do que ele gosta, você consegue criar soluções específicas em função do seu público-alvo. Para tanto, pode ser interessante adotar um sistema de gestão qualificado que colete e armazene às informações. Assim, você pode usar os dados para desenvolver estratégias que visem à fidelização de seus clientes atuais.

Saiba como decorar uma loja de materiais para construção com os objetos certos

Determinados quadros e vasos podem embelezar o ambiente especialmente de lojas maiores. Se este é o seu caso, não deixe de usá-los com critério. É importante mostrar o seu bom gosto também na escolha desses itens. Esse costuma ser o diferencial de lojas de material de construção que atraem muitos clientes.

Quanto à vitrine, tenha critérios também para a sua formação. Caso a sua loja tenha vitrine de vidro, experimente montagens com ambientes demonstrativos, nos quais você mostra o que há de melhor nas combinações de pisos, revestimentos, tintas, entre outros. As pessoas costumam entrar nas lojas apenas por se encantarem com esse visual. Por isso, explore essa possibilidade.

Foco nos produtos

Para saber como decorar uma loja de materiais para construção adequadamente, experimente aproveitar os espaços, destacando os produtos mais importantes que ela tem. Se os seus corredores são mais largos, então essa é uma oportunidade excelente para lançar mão de ofertas que chamem a atenção dos consumidores.

Lembre-se que, sem uma divulgação eficiente, possivelmente você não será notado. Por isso, pense em usar seus próprios produtos como objetos de decoração. Alguns itens têm o poder de atrair clientes. Tudo depende da maneira como você os conhece.

Dê atenção especial para os seus campeões de vendas e tente expor às ofertas que apresentam o maior potencial diante da sua clientela.

Vale lembrar que toda loja tem um corredor mais procurado do que os demais. Tente entender a lógica por trás disso, pois assim você terá como identificar se há um produto chamando mais atenção ou uma combinação deles puxando vendas.

Tenha critérios na montagem do ambiente

É importante destacar que mesmo as grandes redes têm sempre um layout muito parecido. Saiba como decorar uma loja de materiais para construção considerando:

Isso não precisa ser tarefa difícil. Balcões de atendimento, por exemplo, com as cores da sua marca, diferenciam o local. Da mesma forma, você também pode criar um espaço de descanso para seus consumidores, com cadeiras e mesas.

Além disso, procure estabelecer um padrão, seja na forma como os equipamentos são dispostos, seja na própria montagem das prateleiras. Dessa forma, você passa uma noção de harmonia entre os elementos e geralmente faz a diferença.

Pense na disponibilidade dos produtos

Dependendo da forma como você disponibiliza os produtos, mais do que facilitar o acesso do cliente, será possível também tornar o ambiente mais agradável. O segredo é fazer a separação por setores, na qual os produtos podem ser indicados visualmente.

Quanto ao espaço, caso a sua loja não seja tão grande, uma boa dica é ocupar a área de exposição com poucas unidades. Assim, você usa uma área anexa ou até mesmo externa como estoque. Neste caso, atenção especial ao seu gerenciamento de estoque porque isso será fundamental para que as vendas se concretizem.

A realidade é que a gestão de estoque tem tudo a ver com como decorar uma loja de materiais para construção. Já que, quando o estoque é devidamente gerenciado, ele funciona de maneira enxuta.

Ilumine o espaço do jeito certo

É importante que a sua loja conte com iluminação do tipo geral, capaz de atingir toda a área em que os produtos são expostos.

Determinados produtos, especialmente os menores, podem ter a iluminação dificultada caso você use a solução inadequada. Pisos externos, por exemplo, costumam ser mais valorizados quando estão na entrada da loja, pois é onde eles são atingidos pela luz natural, o que tende a valorizar o relevo.

Outra dica é escolher os pisos mais atraentes para expor e usar a luz para explorar os detalhes de relevo. Também é possível utilizar a iluminação farta na loja para passar uma sensação maior de conforto em pisos claros.

Por fim, entenda que, sabendo como decorar uma loja de materiais para construção, você tem como se diferenciar no mercado.

Quer mais dicas? Então não deixe de acompanhar o trabalho da Alterdata nas redes sociais e saiba como qualificar a sua gestão. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Sair da versão mobile