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Empreendedorismo: como administrar uma loja de roupa

Empreender: loja de roupa

Saber como administrar uma loja de roupa depende de muitos fatores. Afinal, a administração não é um processo estanque, e você precisa aprender cada dia mais. Além disso, alguns processos só podem ser compreendidos na prática.

Confira abaixo dicas de empreendedorismo que vão fazer toda a diferença na administração da sua loja e vão ajudá-lo a alcançar o sucesso que você deseja!

Como administrar uma loja de roupas: cosméticas

Não saber como organizar o aspecto financeiro, não conhecer termos relacionados a essa área e não saber quais são os cálculos base pode colocar sua loja em apuros em pouco tempo.

Veja abaixo algumas dicas para ajudá-lo nesse sentido:

Calcule e mantenha um capital de giro

Capital de giro é o capital de que sua empresa precisa para ficar aberta. Sem ele, você não pode pagar funcionários, fornecedores ou mesmo o aluguel. Calcule esse valor e sempre o mantenha na reserva.

Não misture as finanças

Como administrar uma loja de roupa? Sabendo separar as finanças da loja das suas finanças pessoais. Como dono, você não fica com todo dinheiro da loja e depois o repassa. Você deve ter um salário e administrar suas finanças pessoais a partir dele.

Pague suas contas em dia

Tenha lembretes com notificações sempre que uma conta está prestes a vencer. Procure pagar todas elas em dia, porque os valores de juros podem ser significativos quando muitos dias se passaram, ou quando muitas contas foram acumuladas.

Organize o controle de estoque

Para saber como administrar uma loja, é preciso saber do que ela precisa. E como organizar esses produtos: afinal, pior do que não ter um produto que o cliente procura é ter, mas não conseguir acha-lo.

Abaixo, confira algumas dicas para fazer o controle de estoque:

Defina um estoque mínimo e estoque máximo

Saber qual é o número mínimo e máximo de peças de que sua loja precisa é uma ótima maneira de saber quando e quanto você precisa comprar. O ideal é que você determine um número para cada tipo de peça, para não acabar com metade do estoque sendo formado por blusas.

Catalogue suas peças

Catalogue e cadastre suas peças para não as perder de vista. Isso vai ajudá-lo a sempre saber o que está em estoque e a organizar melhor seu espaço físico.

Faça um giro de estoque

Peças paradas significam prejuízo. Tire as peças que estão lá no fundo do estoque e coloque em destaque no ponto de venda, com uma promoção atraente. Assim, você vai vende-las em um instante.

Como administrar uma loja de roupas: invista em diversas ações de marketing

Quando se pergunta como administrar uma loja, as pessoas pensam diretamente em números e indicadores de desempenho. O marketing acaba sendo esquecido. E isso é um grande erro: marketing faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas para fazer a propaganda do seu negócio:

Conheça seus clientes

É impossível fazer qualquer ação de marketing sem saber qual é o perfil dos seus clientes. Afinal, marketing precisa ser direcionado.

Seu público é mais jovem ou adulto? Mais feminino ou masculino? É uma moda mais profissional ou mais casual? Tudo isso muda a maneira como o marketing é expressado.

Invista nas redes sociais

Hoje em dia, é impossível falar de marketing sem falar em redes sociais. Elas se tornaram o principal foco para empresas, porque são uma maneira simples de mostrar seus produtos e anunciar promoções, além de manter contato com os clientes.

Organize seu ponto de venda

A organização do ponto de venda é uma maneira de chamar a atenção de possíveis clientes que estejam passando pelo local. Por isso, é preciso prestar atenção em como ele está apresentado. Algumas boas dicas são:

Foque no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente faz toda a diferença quando se fala de como administrar uma loja de roupa. Não é raro um cliente deixar de fazer um compra, ou deixar de visitar uma loja, porque está sendo mal atendido.

Um bom atendimento ao cliente destaca sua loja entre as outras, fideliza a clientela e estimula o marketing boca a boca, quando seus clientes recomendam seu negócio para outras pessoas.

Veja abaixo algumas dicas para melhorar esse atendimento:

Não exagere no acompanhamento

Todo vendedor deve se mostrar solícito e pronto para tirar dúvidas, mas é importante saber que existem clientes que não gostam de ser acompanhados o tempo inteiro. Muitos preferem olhar peças sozinhos e chamar o vendedor apenas em ocasiões pontuais.

Treine sua equipe

Sua equipe precisa ter um procedimento na hora de fazer as vendas. Desde a postura ao receber o cliente na loja até o que eles podem oferecer de benefícios, como descontos e brindes, deve ser passado com antecedência.

Treinamentos constantes são maneiras de motivar a equipe e mostrar que seu negócio se preocupa com o desempenho e o bem-estar dos funcionários. E isso se reflete diretamente no atendimento.

Saiba que o atendimento não termina na venda

Acima, falamos sobre o uso de redes sociais no marketing. Isso também faz parte do atendimento ao cliente: como sua empresa resolve problemas e dúvidas dos clientes online? Como você fala com seu público na internet? Isso também é atendimento ao cliente.

Como administrar uma loja de roupas: aposte na tecnologia

Atualmente, ao falar de como administrar uma loja, temos que falar sobre tecnologia. Não tem como escapar: a tecnologia está em todos os lugares, oferecendo vantagens para todo tipo de negócio.

No caso da administração, temos os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), conhecido também como sistema de gestão integrado. Ele se mostra muito mais útil do que grande parte das outras formas de fazer um acompanhamento de gestão, como planilhas no Excel ou as anotações em cadernos.

Veja abaixo alguns motivos para apostar em um sistema de ERP em sua loja:

Processos automatizados

Muitos dos processos feitos por você ou pela sua equipe podem ser automatizados. Por exemplo, a criação de solicitações de venda para enviar aos fornecedores. Em vez de criar uma nova solicitação todas as vezes, você pode ter um modelo pronto no software.

Esse tipo de automatização economiza tempo e gera mais produtividade, permitindo que sua equipe se foque em outras coisas.

Controle financeiro

Os sistemas de ERP registram automaticamente entradas e saídas do seu caixa. Eles também oferecem visões gerais e análises da situação financeira, ajudando a entender como está o desempenho da empresa. Além disso, facilitam o pagamento por diversos meios diferentes.

Armazenamento de dados

Um dos grandes problemas dos métodos manuais de organização e planejamento é que os dados se perdem muito facilmente. Seja por erros humanos ou pela ação do tempo, é arriscado manter informações importantes de forma física.

O armazenamento de informações em um sistema digital, em um banco de dados apropriado, evita essas perdas e danos e permite que você recupere dados sobre um cliente de forma simples.

Visão global do seu negócio

Quando seus dados e informações estão armazenados de maneira esparsa, é difícil ter uma visão global do seu negócio. Às vezes, você sabe como está o controle de estoque, mas tem pouco controle financeiro. Ou está em dia com os dois, mas peca no atendimento ao cliente.

O sistema de ERP é uma central para todas as informações de sua empresa. E ele gera relatórios que estimulam análises sobre o bem-estar geral do seu negócio. Por isso, se torna uma peça-chave no seu crescimento.

A tecnologia é a base para administrar uma loja, de roupas ou de qualquer outro tipo de produto. Aliada ao marketing e ao planejamento, ela leva sua marca ao sucesso! Esse é o segredo para saber como administrar uma loja de roupas.

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