Ícone do site Blog Alterdata

Saiba como administrar uma loja de roupas da melhor maneira

como administrar uma loja de roupas

Você sabe como administrar uma loja de roupas da melhor maneira? Ela é um dos principais segredos de sucesso do segmento. Ao mesmo tempo, trata-se de um assunto abrangente, pois é necessário estar atento a diversas questões para otimizar a gestão do empreendimento.

Pensando na importância desse assunto, neste conteúdo vamos fornecer dicas que ajudarão a otimizar a gestão do seu empreendimento como um todo. Continue com a gente.

Dicas de como administrar uma loja de roupas da melhor forma

Atente-se ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa faz referência à entrada e saída de recursos financeiros em um período específico (pode ser, por exemplo, quinzenal, mensal etc). Desse modo, podemos dizer que se trata de uma das informações mais importantes das finanças das empresas.

Isso porque, por meio do fluxo de caixa torna-se possível conhecer todas as fontes de receitas e despesas de um negócio. Por meio dessas informações, você vai entender quais são as principais fontes de receita e os principais gastos.

Essas informações são muito importantes, pois ajudará a sua empresa a aproveitar melhor os recursos disponíveis de forma a favorecer o alcance dos objetivos organizacionais, auxiliando você em como administrar uma loja de roupas de forma eficiente.

Cuide de gargalos e gastos desnecessários

Após conhecer o fluxo de caixa, você será capaz de identificar as despesas desnecessárias, ou seja, aquelas que pouco acrescentam para a sua empresa. Com isso, ficará mais fácil a sua tarefa de eliminar essas despesas do orçamento.

É importante também cuidar dos gargalos nos processos, pois eles podem comprometer a produtividade da loja de roupas. A identificação dessas questões é fundamental para tornar a sua empresa mais produtiva e eficiente. Problemas como vazamentos d’água, interruptores com mal contato ou um ar-condicionado que demanda muita energia elétrica mas não suporta o ambiente podem ser bons exemplos de gargalos que só te prejudicam em como administrar uma loja de roupas.

Não misture despesas pessoais de profissionais

A mistura de gastos pessoais com os empresariais é um dos principais erros cometidos por empresas de diferentes segmentos, inclusive as lojas de roupas. No entanto, esse hábito é bastante prejudicial e deve ser evitado ao máximo.

Isso porque utilizar o dinheiro pessoal para pagar as despesas da empresa pode comprometer as suas finanças pessoais. Por outro lado, quando se utiliza o dinheiro do seu negócio para pagar as contas pessoais, a saúde financeira da sua loja de roupas pode ficar prejudicada, o que aumenta o risco de falência do empreendimento.

Além disso, a prática constante de misturar as contas desorganiza o planejamento e a organização financeira. Assim muitos gestores podem perder a referência sobre o que é o dinheiro da empresa e o que são os recursos pessoais. Por este motivo é importante ter duas contas bancárias – uma para você e outra para sua loja -, e a diferenciação nas contas, boletos e afins.

Tenha um bom time de funcionários

Os funcionários são o principal ativo da sua loja de roupas, pois são eles que vão dedicar-se ao máximo e ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Por esse motivo, é fundamental contar com uma equipe de qualidade, que seja seu braço direito em como administrar uma loja de roupas, apoiando no crescimento de todos.

Isso não significa, porém, que a sua loja deve ter uma equipe com muitos profissionais. Por exemplo, gente de mais pode ser um gargalo, pois resulta em custos excessivos (pagamento de salários, bônus, comissões etc.). Por outro lado, gente de menos também pode ser ruim, pois pode significar menos vendas. Isso porque a sua empresa não terá pessoal suficiente para atender os clientes.

Procure fornecedores que ofereçam bom custo-benefício

A negociação com os fornecedores também faz toda diferença na gestão da loja de roupas. Isso porque, caso consiga encontrar boas condições nas compras e ver, a sua empresa poderá disponibilizar produtos a preços competitivos e vantajosos aos clientes.

Com isso, a sua loja de roupas terá preços diferenciados no mercado e conseguirá aumentar número de vendas. Muito bom isso, não é mesmo?

Sobre esse tópico, uma ótima ideia de como administrar uma loja de roupas é fazer compras em grandes quantidades e em atacado. Assim aumentam as chances de o seu estabelecimento conseguir negociar ótimos descontos. Deste modo, é possível vender diversos produtos a um preço atrativo.

Aposte em promoções frequentes e em boa divulgação

A divulgação de promoções também é uma ótima ideia para otimizar o desempenho da sua loja de roupas. Isso porque essa empresa vai oferecer preços atrativos ao cliente e muitos deles tendem a se sentir incentivados para fazer as compras.

Sobre o tópico, é importante mencionar que em um mercado bastante competitivo como as lojas de roupas, a divulgação de promoções faz toda a diferença. Com uma grande concorrência, alguns consumidores tendem a buscar preços atrativos e boas condições de pagamento. Por isso, que as promoções são fundamentais.

No entanto, é importante que os preços sejam pensados de acordo com a realidade da sua empresa. Se os valores forem muito baixos, eles podem comprometer a lucratividade do negócio. Se forem altos demais para o seu público-alvo, seu estoque pode ficar cheio e você venderá pouco.

Use a internet para atingir mais pessoas

Aproveite os canais disponíveis na internet para divulgar a sua loja de roupas e, consequentemente, atingir mais pessoas. As redes sociais são uma ótima ideia neste contexto de como administrar uma loja de roupas.

Por meio dessas páginas, você poderá divulgar as últimas promoções da loja, anunciar novos serviços prestados, divulgar novos produtos, entre outras questões relevantes.

Existem diversas redes sociais. O Instagram, pelo fato de ser voltado para imagens, é uma ótima ideia para apresentar as roupas que são tendências para a atual estação e que estão na moda. O Facebook, por ser uma rede de grande alcance, também é uma excelente pedida.

Para administrar uma loja de roupas da melhor maneira é necessário estar atento a diversas questões. Por este motivo, apresentamos algumas dicas com o objetivo de auxiliá-lo nessa importante missão. Assim se torna possível alcançar melhores resultados e alcançar os objetivos do seu negócio de maneira mais eficaz e eficiente possível.

Você gostou das dicas sobre como administrar uma loja de roupas da melhor maneira? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais dicas imperdíveis sobre salões de beleza. Estamos no YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Sair da versão mobile