Saber como administrar um pequeno negócio é um desafio para todos, especialmente para os empreendedores iniciantes que não têm experiência no assunto. Afinal, criar um bom planejamento estratégico é algo complexo, que envolve muitas etapas.
Portanto, se você quer aprender como gerir a sua loja, mesmo que não tenha muitos recursos ou investimentos para contratar pessoas específicas, venha conosco e confira algumas dicas interessantes sobre o assunto!
Como administrar um pequeno negócio: 8 passos para o sucesso
Administração, marketing, vendas, logística, qualidade, financeiro, recursos humanos… São tantas áreas e tantas competências que, no dia a dia, a gestão de um negócio pequeno se torna um verdadeiro desafio. Pensando nisso, separamos aqui os 8 principais pontos de atenção — aqueles onde você precisa realmente dedicar tempo e esforço para fazer o negócio acontecer. Vamos lá?
1. Pesquise o mercado
O primeiro passo para saber como administrar um pequeno negócio começando do zero é avaliar o mercado. Estude se é o momento ideal para abrir a sua loja em uma determinada região. Ter essa visão mais aprofundada do mercado é essencial para garantir maior segurança nos investimentos.
Afinal, independentemente de qual for o seu negócio, a concorrência (direta ou indireta) vai interferir. Portanto, quanto mais você entender quem são e como operam os seus concorrentes, melhor. Assim, será possível encontrar formas seguras para se destacar e tornar a sua loja mais conhecida na região.
2. Entenda quem é o seu público
Outro passo fundamental para que a sua loja tenha sucesso é entender bem quem é o seu público. Afinal, todo o seu plano de negócios precisa estar alinhado com os objetivos propostos e com as expectativas dos seus consumidores. Somente quando você estuda o público consegue identificar as suas dores e aperfeiçoar os seus serviços e produtos.
Inclusive, o estudo do público é determinante para criar um ótimo planejamento de divulgação, vendas e marketing. Para fazer este estudo, conte com a ajuda da tecnologia: entenda quais são as necessidades das pessoas que moram na região da sua loja para identificar formas de se destacar e atender bem os seus clientes.
3. Invista nas pesquisas de satisfação
Ainda falando sobre a importância de conhecer bem o público, outra ferramenta que ajuda muito na hora de aprender como administrar um pequeno negócio é apostar no poder das pesquisas de satisfação.
Com elas, você coleta insights poderosos que ajudam na tomada de decisão estratégica. Afinal, os questionários inteligentes possibilitam análises incríveis que podem ajudar a turbinar os seus negócios e a fidelizar clientes.
Por exemplo: logo que o cliente compra algo na sua loja, não hesite em enviar uma pesquisa rápida para compreender como foi o atendimento, a qualidade do produto, a entrega (dentre outros pontos importantes). Estudar a realidade do seu negócio, baseado na visão do seu consumidor, é fundamental para garantir a conquista de verdadeiros defensores para a sua loja.
4. Invista em boas ações de marketing
Vários lojistas se preocupam muito com a parte operacional (afinal, ela é importante) e acabam deixando de lado um bom planejamento de marketing. No entanto, não podemos ignorar que o comportamento do consumidor mudou e hoje ele tem o poder de escolha.
Dessa forma, certamente irá pesquisar muito antes de investir o seu dinheiro na sua loja. Então, para atingir o público de forma mais assertiva e fazer com que ele se interesse pelos seus produtos e serviços, não deixe de lado um bom planejamento de marketing.
A notícia boa é que, com pouco dinheiro, você consegue criar boas ações que trazem um retorno financeiro bacana. Veja algumas ideias iniciais de marketing para apostar:
- Invista no merchandising;
- Aposte no poder das redes sociais;
- Tenha um site atualizado;
- Invista em um blog para criar conteúdo interessante para o seu público;
- Envie e-mail marketing — lembre-se das regras da LGPD;
- Invista no marketing offline (panfletos, cartazes, outdoors, revistas e jornais da sua região);
- Crie um bom cadastro no Google Meu Negócio;
- Tenha um número de WhatsApp para se relacionar com os clientes.
5. Tenha uma boa organização financeira: uma das regras de ouro para saber como administrar um pequeno negócio
Muitas lojas pequenas acabam apostando em planilhas do Excel para controlar o fluxo de caixa, por exemplo. Essas pequenas ações podem prejudicar o rumo dos negócios, uma vez que estão bem suscetíveis aos erros.
Portanto, ter uma boa organização financeira é essencial para garantir a saúde da sua loja. Jamais misture as finanças pessoais com as da empresa, saiba precificar os produtos e os serviços corretamente e cuide bem de todo o setor financeiro e fiscal do seu negócio.
6. Crie parcerias com os fornecedores
Os fornecedores precisam se tornar verdadeiros parceiros do seu negócio. Manter bons relacionamentos é importante para conseguir negociar preços e prazos que sejam favoráveis à lucratividade da sua loja.
Dessa forma, os fornecedores podem garantir que você tenha estoque o suficiente para atender os seus clientes, promover entregas rápidas e apresentar os materiais e insumos corretos. Além disso, é muito importante manter contratos com eles, está bem?
Apesar de ser um assunto burocrático, os contratos são documentos essenciais para garantir que o fornecedor cumprirá os acordos realizados de forma informal. Então, saiba que essa dica também é essencial para aprender como administrar um pequeno negócio.
7. Treine a sua equipe
Certamente você já foi em uma loja e foi mal atendido, certo? Muito provavelmente, as chances de você retornar aquele estabelecimento são poucas. Afinal, nós, como consumidores, queremos ir em um lugar e nos sentir bem, acolhidos e que os especialistas no assunto (vendedores, atendentes, recepcionistas, caixa, dentre outros) ouçam as nossas necessidades e ofereçam soluções personalizadas.
Então, um dos grandes segredos sobre como administrar um pequeno negócio é: treine a sua equipe. Invista na capacitação dos seus colaboradores, crie bons programas de incentivo e ajude a equipe a alcançar o sucesso.
Quanto mais motivados e especializados na sua área de atuação os seus funcionários estiverem, melhor. Assim, as chances de atender bem o seu cliente (transformando-o em um defensor da sua marca) serão muito maiores. Além disso, se os colaboradores forem realmente qualificados, isso garante que eles atinjam as metas com mais facilidade.
8. Tenha um software completo
O investimento em tecnologia é fundamental para saber como administrar um pequeno negócio começando do zero. Se você pensou que essa dica seria apenas para grandes empresas, está enganado. Atualmente, você encontra soluções viáveis que apresentam um ótimo custo-benefício com softwares para microempreendedores individuais (MEIs) e médias empresas (MEs).
O software permite centralizar todo o tipo de interação da sua loja com as finanças do seu negócio. Por exemplo:
- Gestão fiscal: emissão de notas e boletos para cobranças;
- Gestão de clientes: cadastro, histórico e interações;
- Gestão financeira: controle de fluxo de caixa, transações bancárias;
- Gestão do estoque: entrada e saída de mercadorias;
- E muito mais!
Você gostou de aprender como administrar um pequeno negócio começando do zero? Se sim, que tal conhecer um software incrível que pode ajudar a sua loja a decolar? Conheça agora o ERP da Alterdata, o ERP for ME.