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4 dicas de ouro sobre como administrar um mercadinho

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Qualquer empreendimento precisa de lucro para dar certo. E não é diferente em relação aos mercadinhos. Assim, é importante ter especial atenção ao controle de dois elementos: as mercadorias e as finanças. É assim que especialistas em como administrar um mercadinho atuam no dia a dia.

Se a sua ideia é saber exatamente como fazer isso, então acompanhe este conteúdo. Nós vamos te mostrar tudo o que é necessário para extrair o máximo do potencial do seu negócio.

A importância de uma boa gestão

O grande benefício de se fazer uma gestão adequada em um negócio se dá na organização dos processos. Isso porque bons gestores costumam ser precisos nos controles das mais diferentes atividades que envolvem o dia a dia de um empreendimento.

É preciso que esse controle exista no setor financeiro, por exemplo, para que a política de preços seja criada com critérios. Assim é possível que o lucro apareça mesmo sem que os valores praticados estejam fora da realidade do cliente. 

Da mesma forma, existe a necessidade de compreender bem a dinâmica de entrada e saída dos produtos. O motivo é que assim as reposições podem ser feitas de maneira mais racional, a ponto de esse ser um diferencial do negócio no mercado.

Sem falar em outros fatores: com uma boa gestão é possível acompanhar as ações da equipe e investir em soluções específicas para melhorar o atendimento. Também é ela a responsável por fazer uma boa análise de mercado a ponto de encontrar oportunidades melhores para o negócio.

4 dicas de como administrar um mercadinho

E como colocar isso em prática em se tratando de um negócio como administrar um mercadinho? Reunimos dicas simples que podem ajudar você a colocar os processos em dia. Confira na sequência.

1. Faça o controle de estoque

O controle de estoque é essencial para esse tipo de negócio. O motivo é que sem um processo organizado de reposições é possível que a empresa sofra com a falta de itens ou com a perda de produtos vencidos.

Para controlar o estoque adequadamente o ideal é contar com uma metodologia. Assim, métodos como PEPS e UEPS, siglas para Primeiro que Entra, Primeiro que Sai e Último que Entra, Primeiro que Sai, respectivamente, ajudam a organizar os produtos em função da realidade da sua demanda.

Além disso, estoques bem controlados seguem processos previamente definidos e, de preferência, automatizados.

Procure também trabalhar com auditorias periódicas. Assim a sua empresa será capaz de corrigir eventuais falhas e se programar para novos ciclos de maneira racional.

2. Tenha organização financeira

Quanto à questão financeira, é preciso especial cuidado com aquilo que entra e que sai do caixa. Empresas que sabem como administrar um mercadinho são precisas em relação a isso. Elas criam políticas claras em relação ao que pertence à empresa e o que pertence aos gestores. Ainda que o negócio seja de pequeno porte.

Para construir isso basta definir um salário fixo para os responsáveis pela gestão. Chamamos isso de pró-labore. Com ele é possível trabalhar com uma previsão de faturamento e assim investir no crescimento do projeto.

Também é inevitável criar um orçamento para curto, médio e longo prazo. Dessa forma é possível negociar compras com fornecedores e pensar em investir sempre de acordo com o real potencial da empresa.

3. Gerencie o seu PDV

Uma especificidade do mercadinho é a importância do conceito de ponto de venda. O chamado PDV nada mais é do que o local onde os produtos são expostos o tempo todo.

É muito comum associar o PDV à frente do caixa. Afinal, é nesse espaço que o cliente fecha negócio. Logo, ele pode representar uma oportunidade para elevar o ticket médio dos clientes.

A dica aqui é pensar em estratégias capazes de gerar novas compras em função das características do seu cliente. A melhor maneira de fazer isso é considerar os produtos que mais vendem e colocar diante do caixa as soluções que têm tudo a ver com eles.

É o caso de um empreendimento que é muito forte na oferta de frios, por exemplo. Se a gestão montar o PDV como uma verdadeira plataforma de divulgação de produtos apetitosos, a tendência é que o consumidor se interesse por eles e compre mais.

De qualquer forma, o mais importante é conhecer o comportamento do consumidor para em função disso montar o PDV de maneira mais atrativa.

4. Tenha uma tabela de preço

Trabalhe sempre com uma margem para os produtos do seu mercadinho. Com uma tabela de preços é possível definir valores mínimos e máximos para cada produto. Dessa forma, sua empresa consegue explorar as diferentes possibilidades de negociação e ainda assim se mantém em evidência no mercado.

Esse é o caminho que especialistas em como administrar um mercadinho seguem para criar boas ofertas. Eles calculam a margem de lucro possível dentro dessa tabela e na hora certa apresentam meios para agradar o consumidor.

Também em relação às negociações com os fornecedores isso os ajuda a ter uma margem mais interessante.

De qualquer forma, não abra mão de construir sua tabela de preços e estimar os patamares mínimo e máximo de cada produto.

Invista em uma solução tecnológica mais avançada

É importante entender o que a tecnologia pode fazer por esse tipo de negócio. Com ela, tanto o controle financeiro quanto o de produtos pode ser feito de maneira muito mais simplificada. Os chamados softwares de gestão especialmente desenvolvidos para setores específicos são capazes de registrar dados vindos dos mais diferentes setores.

Dessa forma, o gestor pode simplesmente acessar o sistema para contar com informações precisas a respeito de:

  • Entradas e saídas;
  • Movimentação no estoque;
  • Desempenho dos colaboradores;
  • Perfis de clientes;
  • Sazonalidade de produtos;
  • Entre outros.

Na prática, esse tipo de ferramenta é o que costuma diferenciar a ação de gestores de negócios de sucesso em relação aos demais.

Por fim, para simplificar a gestão do mercadinho, considere trabalhar com um software de gestão. Esse é um elemento tecnológico que costuma distanciar negócios de sucesso dos demais.

Entendeu como administrar um mercadinho? Então conheça a solução da Alterdata e faça dela o diferencial do seu negócio.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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