Ícone do site Blog Alterdata

Entenda como usar o Clubhouse para contadores

Clubhouse para contadores

Usar o Clubhouse para contadores pode ser uma excelente forma de melhorar a performance nos negócios, além de ser um meio de se distrair e passar o tempo. Já aconteceu com redes sociais como Orkut, Facebook e Instagram — agora, essa é a febre do momento e há bons motivos para isso.

Um deles é a adesão de diversas figuras públicas e celebridades. Entre as mais conhecidas estão Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, os atores Jared Leto e Terry Crews e a apresentadora Oprah Winfrey, além de ninguém menos que Mark Zuckerberg, criador e CEO do concorrente Facebook.

De certa forma, a nova plataforma replica uma fórmula já conhecida, a das salas de bate-papo virtuais por voz, como as do aplicativo Paltalk. Contudo, a diferença principal talvez seja o design repaginado e algumas funções exclusivas.

Contadores também podem entrar nessa onda e utilizar o Clubhouse não só para socializar, mas para fazer mais negócios. Prossiga na leitura e veja como aproveitar!

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social fundada em março de 2020 pelo engenheiro Paul Davidson e pelo cientista da computação Rohan Seth. De acordo com seus criadores, a intenção é abrir um espaço livre em que as pessoas possam interagir, conversar e expressar suas opiniões sem pressões.

Uma peculiaridade do Clubhouse é ser uma rede social em que o único formato de conteúdo permitido é o áudio. Sendo assim, ela é uma mistura de apps de conversação como o WhatsApp, de streaming e podcast.

No mais, seu mecanismo de funcionamento é bastante similar ao de outras redes sociais conhecidas. Ao criar um perfil, o usuário escolhe suas preferências e, com base nisso, a inteligência artificial do app sugere grupos de bate-papo para participar.

Ao entrar em uma conversa, inicialmente, só se pode participar como “listener”, ou seja, somente ouvindo os outros participantes. Se quiser falar, basta clicar em “levantar a mão” para pedir a palavra.

No Clubhouse, os espaços interativos podem ser abertos, nos quais qualquer membro interessado pode entrar e interagir. Também podem ser do tipo social, em que só se pode entrar com convite de alguém que já esteja na sala. Ainda há os fechados, onde só entra quem tem convite dos moderadores.

Como participar do Clubhouse?

Um aspecto da nova rede social é que, segundo seus líderes, em nome da segurança de dados e para não sobrecarregar seus servidores, restringiu-se o acesso por convite. Além disso, somente usuários de iPhones podem ser convidados — o que, de certa forma, tem atraído ainda mais a curiosidade das pessoas.

Cada membro do Clubhouse recebe uma quantidade limitada de convites assim que faz o seu perfil. No entanto, esse número pode aumentar, dependendo do seu engajamento com outros usuários e grupos. Portanto, quanto mais ativa a pessoa for, mais convites ela ganha.

Há ainda uma alternativa para os que não têm convite e não são proprietários de um iPhone,que é a reserva de username. Digamos, por exemplo, que você quer garantir que o nome de usuário @joaosilva seja seu. Para isso, vai precisar baixar o app por algum outro iPhone — pode ser de um amigo ou familiar — e por meio dele fazer a reserva.

Se é o seu caso, então, vale a pena se antecipar porque a projeção dos donos do Clubhouse é expandir em breve a rede para Android e liberar a criação de perfis sem a necessidade de convite.

Como usar o Clubhouse para contadores?

O profissional atento sabe que a inovação na contabilidade veio para ficar. Com a tecnologia, os avanços nas práticas e na forma de se relacionar com o cliente e parceiros de negócios mudam em velocidade vertiginosa. Quem não acompanhar esse ritmo ficará para trás e tende a perder valiosas oportunidades.

Por isso, embora o Clubhouse ainda seja uma rede social restrita, nada impede de aproveitar desde já a chance de utilizá-la como mais um canal para fazer negócios. Confira!

Ferramenta de comunicação

Um dos papéis do profissional de Contabilidade é educar o cliente contábil para que ele saiba o que esperar dos serviços de um contador profissional. Em uma rede na qual o áudio é o único conteúdo permitido, há a chance de se comunicar com muito mais agilidade e ir direto ao assunto.

Também é uma ferramenta bastante útil para empoderar o cliente, fazendo com que ele se sinta parte do processo e não um elemento alheio às rotinas contábeis.Afinal, é muito mais fácil explicar conceitos e tirar dúvidas por áudio, certo?

Expansão da base de clientes

Os criadores da novíssima rede social já comunicaram que, em breve, o Clubhouse também terá sua plataforma de anúncios. Essa é uma chance de investir em marketing de conteúdo e captar mais clientes.

Isso porque, em uma rede na qual só circulam áudios, quem conseguir publicar imagens certamente chamará muito mais a atenção. De qualquer forma, essa é apenas uma especulação, já que não se sabe ao certo como serão os Ads no Clubhouse.

Networking

Por ser uma rede até então exclusiva, o Clubhouse pode ser uma excelente forma de expandir contatos e fortalecer o networking. Nesse momento, o que conta mais é a qualidade, já que a quantidade de membros é restrita. Mas, assim que ela for aberta, as chances serão ainda maiores. Afinal de contas, você poderá ampliar sua rede profissional pelo número maior de membros.

Divulgação de serviços

Como em toda rede social, o Clubhouse será, daqui para a frente, mais uma via de se explorar todas as alternativas do marketing digital. Então, o profissional contábil que aderir, certamente, sairá na frente e poderá desenvolver estratégias antes mesmo da concorrência.

Você conheceu neste artigo algumas das possibilidades de aproveitar o Clubhouse para contadores, seja como meio de comunicação ou enquanto plataforma de marketing. O futuro próximo nos reserva muitas e boas surpresas com essa rede social, que está apenas dando seus primeiros passos.

Viu como o Clubhouse é um bom exemplo de aplicação dos conceitos da contabilidade do futuro? Baixe este e-book e veja como se inserir nessa nova era de oportunidades!

Sair da versão mobile