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Checklist para administração de condomínio

  • 10 de março de 2017
  • Rodrigo Mendes
  • Imóveis
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Ser o síndico de um condomínio é uma tarefa difícil e desgastante, principalmente se você não possui uma lista de atividades para orientar o seu trabalho. Afinal, o síndico é o responsável não só pelo dia a dia do condomínio, como também por administrar os funcionários e ainda garantir o bem-estar de todos os moradores. Por isso, a administração de condomínio é um grande desafio para quem assume essa responsabilidade. Para ajudar você nessa missão, no post de hoje, preparamos um checklist para você realizar uma administração eficiente no prédio. Confira!

Tarefas diárias

  • Conversar com o zelador para conhecer as reclamações e sugestões dos condôminos;
  • Conferir o estado dos jardins;
  • Verificar o funcionamento das câmeras de segurança;
  • Conferir se há obstruções nas saídas de emergência;
  • Verificar o funcionamento do elevador e a limpeza das piscinas.

Tarefas semanais

  • Conferir o estado dos brinquedos no playground;
  • Acompanhar a evolução de despesas como internet, água, luz, etc.;
  • Verificar o estado das instalações hidráulicas.

Tarefas quinzenais

  • Providenciar a manutenção do jardim;
  • Alternar o uso da bomba d’água;
  • Realizar a limpeza dos ralos e grelhas de escoamento da água da chuva.

Tarefas mensais

  • Realizar o fechamento mensal das contas do condomínio e providenciar o envio dos boletos aos moradores;
  • Cuidar pessoalmente dos casos de moradores inadimplentes;
  • Fechar os balancetes de prestação de contas para enviar aos moradores;
  • Fazer uma reunião com o conselho de moradores;
  • Fazer a poda de limpeza do jardim;
  • Lubrificar os portões eletrônicos;
  • Verificar o estado e a instalação dos para-raios;
  • Fazer a manutenção dos geradores;
  • Solicitar a regulagem das sapatas de freio dos elevadores;
  • Fazer a supercloração das piscinas, preparando-as para os períodos de maior uso.

Tarefas bimestrais

  • Rever os contratos de manutenção e fornecimento de serviços;
  • Checar as condições de trabalho e segurança dos funcionários;
  • Testar a bomba de incêndio;
  • Fazer a verificação e manutenção das bombas de piscina;
  • Verificar as baterias e instalações das luzes de emergência.

Tarefas trimestrais

  • Verificar e limpar as caixas de passagem de esgoto e água da chuva;
  • Lubrificar as maçanetas;
  • Verificar o estado das mangueiras anti-incêndio.

Tarefas semestrais

  • Acionar tubulações que não são constantemente usadas;
  • Realizar a limpeza das caixas d’água.

Tarefas anuais

  • Cuidar da parte de impostos sobre o pagamento de funcionários;
  • Verificar o pagamento da taxa anual de funcionamento dos elevadores;
  • Realizar a renovação de contratos;
  • Fechar a contabilidade do ano para apresentação em assembleia;
  • Organizar a Declaração do Imposto de Renda do condomínio.

Tarefas ocasionais

  • Realizar reuniões emergenciais para analisar fatos urgentes, que não podem esperar;
  • Fazer a clarificação e decantação da piscina;
  • Checar o nível de óleo dos elevadores;
  • Inspecionar as instalações elétricas;
  • Realizar a poda de formação e condução do jardim.
Além dessas tarefas, cabe ao síndico manter uma presença constante no condomínio, pois é ele quem canaliza todas as sugestões e reclamações dos moradores. Portanto, é necessário garantir pessoalmente que tudo funcione da melhor maneira possível. Desde providenciar a troca de uma peça defeituosa, até cuidar da convivência entre vizinhos, tudo isso está entre as obrigações que um síndico deve ter. Pronto para colocar o checklist em prática e otimizar sua administração de condomínio? Então, conte também com o auxílio da tecnologia! Saiba mais no nosso post sobre como utilizar a tecnologia para realizar a gestão do seu condomínio.   Immobile Condominio
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Gestão de condomínios, Gestão imobiliária

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Rodrigo Mendes

Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.

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