https://materiais.alterdata.com.br/wshoponSempre que um novo ano se aproxima, é interessante que sejam observadas as tendências e características do setor supermercadista para o próximo período. Dessa maneira, você poderá preparar o seu negócio, para que ele siga atendendo as necessidades dos clientes e proporcionando lucro.
Apesar de os supermercados terem sido uma das áreas do varejo menos afetadas pela crise causada pelo coronavírus, pelo fato de serem considerados um serviço essencial, os anos de 2020 e 2021 não foram dos melhores também para o setor. Afinal, boa parte dos consumidores teve o seu poder de compra reduzido, o que diminui o valor gasto nos estabelecimentos.
Para 2022, é esperada uma retomada na economia, com uma reabertura total do comércio, após se iniciar a distribuição da vacina para controle da pandemia. Por isso, ficar de olho nas tendências e características do setor supermercadista no próximo ano é uma boa ideia, para saber quais são os melhores investimentos a serem feitos.
7 principais tendências e características do setor supermercadista em 2022
Pronto para se dar bem com o seu supermercado em 2022? Listamos as principais tendências, para que você possa ficar de olho e colocá-las em prática. Acompanhe!
1. Vendas por e-commerce no modelo take away
Mesmo com a pandemia controlada, deve-se entender que as pessoas adquiriram novos hábitos no período de isolamento social. Muitos descobriram que não precisam ir até o supermercado e que podem fazer os pedidos que desejam pela internet ou telefone.
De tal maneira, o modelo de vendas take away, em que o cliente faz o pedido e apenas o retira no supermercado, tende a continuar em alta. Caso tenha adotado essa metodologia de atendimento durante a pandemia, convém continuar com ela também no próximo ano.
2. Entregas por aplicativo
Se você ainda não tem um aplicativo próprio do supermercado, convém providenciar isso, uma vez que essa também é uma das características do setor supermercadista cada vez mais comum com o passar dos anos. Outro reflexo da pandemia na sociedade é o avanço da inclusão digital.
Pessoas que nunca tinham feito compras pela internet, como idosos, agora descobriram essa modalidade. Ter um aplicativo próprio permite que você crie promoções para esse público, como campanhas de fidelidade, em que as pessoas ganham um brinde a cada X compras.
Vale lembrar que ter um app próprio costuma valer mais a pena do que usar marketplaces, como o Rappi e o iFood. Isso porque esses aplicativos cobram taxas pelos produtos vendidos, fazendo com que a sua lucratividade caia bastante.
3. Marketing sensorial
Entre as tendências e características do setor supermercadista para 2022 também está o marketing sensorial, uma estratégia que está bastante em alta. Tratam-se de ações que visam explorar os cinco sentidos das pessoas, para que elas tenham melhores experiências no seu estabelecimento.
Um exemplo de aplicação do marketing sensorial são as ações de merchandising, nas quais os clientes são convidados a experimentar determinado alimento. Nesse caso, se explora o paladar e, se o cliente gostar do produto, poderá comprar algumas unidades e levar para casa.
Outra aplicação comum em supermercados são os aromatizantes de ambiente. No setor de hortifrúti, por exemplo, você pode usar um perfume que lembre o cheiro de frutas frescas. Assim, as pessoas se sentirão ainda mais motivadas a comprar os itens de feira, aumentando a lucratividade do estabelecimento.
4. Propaganda no carrinho
Os carrinhos podem se transformar em verdadeiros espaços publicitários no seu supermercado. Tem se tornado tendência usá-los para colocar placas com as ofertas do dia, para que os clientes possam conhecer os produtos que estão em promoção e incluí-los em suas compras. Isso é muito bom para aumentar o ticket médio!
Também faz parte das características do setor supermercadista firmar parcerias com outros estabelecimentos. Você pode oferecer esse espaço para lojas e empresas da sua região, que tenham interesse em comprar as placas para fazer propagandas de seus produtos e serviços.
Essa é uma boa maneira de monetizar os carrinhos e ganhar mais dinheiro no supermercado, por meio de uma fonte de renda que é muito pouco explorada. Faça isso em 2022, e veja o seu estabelecimento fechar o ano com ainda mais lucros.
5. Rádio interna
Já faz parte das características do setor supermercadista, a criação de uma rádio interna. Para 2022, essa tendência deve vir com ainda mais força, tendo em vista os resultados positivos que ela proporciona.
Com uma rádio interna, o departamento de marketing do supermercado poderá criar playlists personalizadas, com músicas que deixam o ambiente mais aconchegante para fazer compras. Também podem ser escolhidas melodias com estilos que são mais apreciados pelo seu público.
Muitos supermercados erram, disponibilizando auto falantes, sintonizados em uma rádio comercial da cidade. Nesse caso, você não tem controle na programação que é veiculada e anúncios de estabelecimentos concorrentes podem ser feitos.
Na rádio interna, em contrapartida, você pode reproduzir spots e jingles radiofônicos, com as ofertas e mensagens do seu supermercado, entre uma música e outra.
6. Precificação dinâmica
É bastante comum que os preços dos produtos mudem com frequência nos supermercados, por influência dos mais diversos fatores.
O dólar pode aumentar, a bolsa pode cair, o concorrente pode fazer uma promoção e você precisa equiparar os valores… Enfim, são vários os motivos que podem fazer com que os preços sejam trocados.
E, quando isso acontece, substituir os valores no sistema de gestão e nas gôndolas dá bastante trabalho. É por isso que vale a pena usar softwares de precificação dinâmica. Com eles, as etiquetas são geradas automaticamente, agilizando a substituição nas prateleiras.
Isso evita que o cliente encontre um produto pelo valor X na prateleira, mas na realidade custe Y no caixa.
7. Comunicação omnichannel
Não podemos falar em tendências e características do setor supermercadista para 2022 sem citar a comunicação omnichannel. Isso é importante, tendo em vista que cresce cada vez mais as possibilidades de canais que os clientes têm para entrar em contato com as empresas.
O desafio é ter uma comunicação que se complemente. Se o cliente enviou uma mensagem pelo chat no Facebook, por exemplo, e depois deu continuidade pelo WhatsApp, ele não deve ter que repetir toda a solicitação.
É importante ter uma plataforma omnichannel, que possibilite um atendimento padrão em todos os canais. Como os contatos via internet estão em alta, fazer esse tipo de investimento é bastante necessário.
Essas são algumas das principais tendências e características do setor supermercadista para 2022. Se você executá-las no seu estabelecimento, terá mais chances de conquistar o sucesso e bons lucros no próximo ano.
Em uma época em que muito se fala de digitalização, ter um bom sistema de gestão também é interessante para o seu negócio. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre como funciona e quais são as vantagens de um ERP para supermercados.
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