Quando o assunto é vendas, as redes sociais são excelentes ferramentas para o empreendedor. Segundo dados, 87% dos consumidores fazem suas compras online e 75% utilizam as redes sociais para buscar produtos. Os números são favoráveis e esta pode ser uma oportunidade para fortalecer a sua marca.
Dentre os atrativos online está o Instagram, considerado uma das maiores redes sociais do mundo. Ele ultrapassa 2 bilhões de usuários e tem um forte crescimento no Brasil. Portanto, o seu pet shop não pode ficar de fora, concorda?
Aliás, você sabe como utilizar este recurso para promover o seu negócio e turbinar a sua empresa? Não? Então, fique tranquilo! Neste post daremos algumas dicas para o seu negócio decolar.
Com as estratégias corretas é possível atrair consumidores e, claro, alavancar as suas vendas. Confira!
Não abandone a sua conta no Instagram
A primeira coisa que você precisa saber ao investir em uma estratégia para o Instagram é: você precisará se dedicar a ele. Deixar a sua conta parada só prejudicará a imagem do seu negócio.
Inclusive, não é raro ver o declínio de algumas contas que, embora tenham potencial de criação, pecam pela falta de informações ou planejamento de postagem. Afinal, como o cliente saberá que o seu serviço ainda funciona se a página parece um perfil fantasma, onde a última publicação foi há 2 meses?
Possuir frequência nas postagens, ter um calendário de conteúdos e saber, antes de qualquer coisa, o que e quando postar são as peças principais para que o engajamento dos seguidores aumente.
Programe o conteúdo para feed e story
Como citamos no ponto anterior, planejamento é a palavra-chave para alcançar patamares maiores de eficiência e, com isso, entregar serviços especializados aos seus clientes.
Uma dica fundamental é a criação de um calendário de publicação visando a alimentação do feed e do story. Esse conteúdo precisa conduzir a jornada do cliente e, para isso, é necessário saber quais postagens a sua empresa vai fazer.
Uma estratégia que dá resultado é o uso da técnica 80/20. Ou seja, 80% de informação relevante para a sua persona, que é o seu público, e apenas 20% de comercial.
Com relação ao tema, você pode explorar assuntos diversos como, por exemplo:
- serviços;
- curiosidades;
- produtos;
- datas comemorativas relacionadas ao segmento;
- institucionais;
- feiras e eventos que você participa;
- legislação;
- mensagens motivacionais;
- promoções;
- memes e conteúdos mais divertidos.
Explore os benefícios da fotografia
Já ouviu a expressão “uma imagem fala mais do que mil palavras”? No Instagram, ela é um mantra que, por sinal, deve ser seguido com orientações bem específicas. Afinal, postar as fotos dos serviços que o seu pet shop oferece é fundamental.
Entretanto, é importante focar na qualidade uma vez que você convencerá o seu cliente por meio das imagens. Fotografias sem planejamento, desfocadas, pixeladas, borradas ou sem um cenário apropriado podem arruinar as suas estratégias.
Então, antes de iniciar as capturas de serviços e produtos oferecidos, organize o ambiente. Como? Calma! Preparamos uma listinha que vai te ajudar. Confira!
Prepare o cenário
Mostre, em primeiro plano, os serviços e produtos que você quer apresentar. Evite utilizar uma foto para apresentar vários produtos ao mesmo tempo – isso pode mostrar ao cliente um certo desleixo.
Pouca gente se preocupa, mas tome cuidado com aquilo que está no fundo da imagem. Cuide para que pessoas (ou produtos diferentes) não apareçam, mesmo que sem querer. Além disso, informações pessoais não devem ser expostas, como fotos dos clientes sem autorização ou informações pessoais deles.
Tenha cuidado com a iluminação
A câmera tem a função de captar a luz. Logo, quanto melhor for a iluminação, maior será a qualidade da sua fotografia (regra estendida aos vídeos e stories).
E você não precisa ter aquelas iluminações dignas de Hollywood. Até a luz do sol proporciona um bom contraste na sua foto. Com isso, não há desculpas! Utilizando os cuidados necessários, você consegue captar imagens incríveis, ainda que não seja com uma câmera profissional.
Aliás, as câmeras existentes no mercado oferecem uma qualidade relevante e ajudam nessa etapa da divulgação. Mas não erre: quando mais escuro estiver o ambiente, mais a sua imagem ficará granulada (o que não é muito legal, certo?).
Utilize as hashtags certas para o Pet Shop
As hashtags, simbolizadas pelo símbolo #, são importantes para aumentar a audiência do instagram do seu Pet Shop. Elas possibilitam que o seu perfil seja encontrado por um número maior de usuários. Esses códigos podem ser criados por você, inclusive, com foco naquilo que deseja dar.
Para saber quais utilizar, preste atenção nas seguintes dicas:
- desenvolva hashtags simples e fáceis de encontrar
- as palavras devem estar juntas e não separadas. Exemplo: #banhopet” e não “#banho pet”
- evite criar Hashtags grandes como #banhopetpromocaodehojenaloja
- quanto mais claro e objetivo for o código criado, mais fácil será encontrá-lo.
Invista da divulgação
Após organizar as postagens, como mencionamos anteriormente, vamos ao próximo passo, que é conquistar um número maior de seguidores para aumentar o engajamento da sua página. Mas como fazer isso?
Todos os seus amigos e clientes precisam saber da existência da sua página no Instagram. Por isso, divulgue-o! Coloque o nome da sua página (@nomedapetshop) em todos os seus materiais: sacolinhas, vitrines, cartões de visita, panfletos e etc.
Também vale a pena incluir cartazes informativos dentro do seu pet shop e instruir os colaboradores e divulgarem o Instagram nos atendimentos.
Crie posts patrocinados
Post patrocinado é uma publicidade paga a fim de realizar a divulgação de um perfil comercial. Investir nessa estratégia ajuda a atingir usuários mais específicos, pois sua principal ferramenta é criar uma segmentação para alcançar os possíveis clientes para o seu pet shop. Com isso, pessoas que não seguem você também serão impactadas. Essa é uma ótima notícia, concorda?
Um post patrocinado utiliza-se de diferentes meios para atingir o seu objetivo específico: imagem, notícia, vídeo, texto e outros conteúdos pertinentes, os quais podem ser alocados em espaços distintos do seu Instagram: stories, feed, etc.
Apostar nesse tipo de estratégia tornou-se uma necessidade irrefutável, pois, de acordo com alguns estudiosos da área do marketing digital, o alcance de forma orgânica (posts gratuitos), diminuiu nos últimos anos.
O valor a ser investido não precisa, necessariamente, ser alto. A cada post desse tipo, é possível mensurar o alcance para direcionamento das próximas ações e adequação ao seu público-alvo.
Faça parcerias com influenciadores regionais
Uma dica bem importante para alcançar mais pessoas para o Instagram do seu pet shop é apostar em parcerias valiosas com os influenciadores regionais. Portanto, busque na sua cidade, e até mesmo no estado, pessoas influentes e ofereça cupons de desconto, brindes exclusivos e oportunidades incríveis para que elas ajudem a divulgar a sua marca.
Inclusive, diversos tutores criam Instagram para os seus pets. Dessa forma, se você encontrar algum perfil de um animal e com bom engajamento, vale a pena falar com o dono e propor uma parceria. Isso aumenta (e muito!) a visibilidade da sua página.
Faça sorteios e ofereça cupons de desconto na rede social
Para conquistar mais seguidores e mobilizar seu perfil, você pode criar ofertas exclusivas para o Instagram do seu pet shop. O foco é impulsionar curtidas, compartilhamentos e marcações de amigos nos comentários.
Também é legal criar cupons de desconto que podem ser resgatados tanto na loja física quanto virtual.
Ao seguir as dicas distribuídas ao longo deste post com certeza você verá um resultado super positivo no engajamento e crescimento do número de seguidores no Acompanhamos o Seu Crescimento com o Maior Custo Benefício
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