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Como aumentar as vendas da loja de material de construção?

aumentar as vendas loja de material de construção

Em qualquer segmento varejista, o sucesso na quantidade de vendas é um desafio a ser vencido. No entanto, na loja de material de construção, é possível aumentar as vendas por meio de ações simples e muito eficazes, que dão certo.

Não existe fórmula mágica, mas dedicação e boas práticas são ingredientes importantes para aumentar as vendas nesse tipo de loja. E para te ajudar a quebrar recordes e ser um sucesso comercial, preparamos uma lista com 13 dicas.

Preparado para começar? Dá uma olhada em como aumentar as vendas da loja de material de construção!

  1. Reflita sobre o posicionamento de mercado da loja de material de construção

Isso é essencial para aumentar as vendas, pois o posicionamento de mercado funciona como uma personalidade para a loja. Envolve definir o público-alvo para conquistar aquele cliente que você deseja.

Quem atira para todos os lados acaba não acertando ninguém. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e da concorrência. Defina quais produtos e serviços entregarão valor aos clientes.

Ah! Não se esqueça de fortalecer esse posicionamento por meio de ações de marketing e branding. Tem tudo a ver com o próximo tópico.

  1. Garanta a presença online da sua loja

A internet é um dos canais mais práticos para alcançar o público-alvo. Desde as redes sociais até as ferramentas da Google, todos oferecem plataformas para expor os seus produtos e serviços, além da marca.

Aproveite para reforçar o posicionamento da sua loja de material de construção. E utilize as ferramentas que eles disponibilizam, que direcionam propaganda paga para o perfil do público-alvo que você traçar.

  1. Para aumentar as vendas, diversifique os canais

Quando você está com fome, não quer cozinhar e com preguiça de sair de casa, pede um delivery. Essa é a lógica que muitos clientes seguem, inclusive os seus. Vender apenas na loja física é um fator limitante, pois eles querem ter a possibilidade de comprar em outros canais.

Imagine que um determinado cliente necessite de 300 tijolos de uma marca e modelo que vende na sua loja. Por que ele deveria ir até lá apenas para comprar? E se pudesse pagar online e retirar, ou solicitar serviço de entrega? Pense nisso!

  1. Amplie as modalidades de pagamento

Aproveitando o gancho, por falar em pagamento, esse é um outro ponto fundamental para aumentar as vendas na loja de material de construção. Além do dinheiro e dos cartões de crédito e débito, há outras modalidades.

Uma delas é o Pix, um dos jeitos mais práticos de se pagar algo. Mesmo sem o cartão físico, o cliente efetua o pagamento pelo celular e você recebe na hora. E não há as mesmas taxas que as maquininhas cobram.

  1. Aumente o tíquete médio por meio de uma boa reorganização da loja

O cliente entrou na sua loja para comprar determinado produto, encontrou, pagou e foi embora. Tudo certo? Não! O ideal é que ele encontre soluções para outras necessidades, inclusive as que ele nem sabe que tem.

Para alcançar esse resultado, a dica é dispor de um espaço bem sinalizado, com produtos separados por setores e com todos os itens precificados. Facilite ainda a circulação dentro da loja de material de construção.

  1. Aposte em um layout estratégico

Não basta organizar a loja. Para aumentar as vendas, você deve apostar em um layout estratégico. A exposição chamativa e prática dos itens facilita a vida do cliente, mas o posicionamento é capaz de aumentar o tíquete médio e, consequentemente, o faturamento.

Os fornecedores que investem em materiais de ponto de venda, como totens, displays e cantoneiras, devem ficar em locais com mais visibilidade. E perto do caixa, coloque itens que todo mundo precisa, como panos de chão, pincéis, adaptadores de tomada e outros.

  1. Invista em um atendimento de qualidade

Os funcionários da sua loja de material de construção devem ser bem informados sobre os produtos e serviços disponíveis. Além disso, precisam saber ouvir cada cliente para sugerir a solução ideal.

Nesse tipo de negócio, muitos consumidores buscam por algo que não fazem ideia do que seja. Se quem está vendendo faz pouco caso ou não tem conhecimento, a venda é perdida automaticamente.

  1. Melhore a gestão do seu estoque para aumentar as vendas

Tudo bem até aqui? Outra dica essencial para aumentar as vendas é saber gerir corretamente o estoque. Controle-o permanentemente, para repor os itens de maneira inteligente e sem deixar os clientes na mão.

É importante considerar quais produtos saem com mais frequência, bem como a procura por certos itens. O controle disso aponta, por exemplo, se há determinada demanda crescente por algo.

  1. Invista em relacionamento com o cliente

Há duas maneiras de se fazer isso em uma loja de material de construção. A primeira é por meio de promoções. Elas ajudam a atrair novos clientes e fidelizar os antigos, contribuindo para o aumento das vendas.

A segunda maneira é por meio de programas de fidelidade. Eles são fundamentais para manter a base de clientes sempre ativa.

  1. Aproveite as datas especiais do varejo

Promova campanhas temáticas, em sintonia com o que está acontecendo. Fique de olho em datas especiais como Dia do Consumidor, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais e outros.

A abordagem deve acompanhar esses temas, pois isso cria um apelo sentimental. Desse modo, a loja de material de construção sai da rotina e pode aumentar as vendas o ano inteiro.

  1. Trabalhe o pós-venda

Quer manter os clientes que conquistou até aqui? Trabalhe o pós-venda! Saiba como foi a experiência de compra e transforme cada consumidor em um embaixador da sua loja, propagando um bom marketing boca a boca.

Envie pesquisas de satisfação, coloque profissionais para saber se os clientes estão contentes com os seus produtos e atendimento, além de ouvir e considerar tudo o que pode ser dito.

  1. Não se esqueça de fazer parcerias

Você pode fazer parcerias de diversas maneiras, mas citaremos duas bem importantes. A primeira é por meio de eventos, onde você pode conhecer novos fornecedores, produtos e serviços para complementar os da sua loja.

Já a segunda é por meio de parcerias com produtos ou serviços relacionados com os do seu segmento. Pode ser um escritório de arquitetura, uma marcenaria, uma consultoria de obras e por aí vai.

  1. Tenha um sistema para controlar tudo

Para que as 12 dicas anteriores funcionem bem, além da sua dedicação, é fundamental investir em um sistema para controlar tudo. Deixe de lado a planilha e o caderno para aproveitar as vantagens de uma ferramenta que automatiza processos.

Tenha em mãos soluções para:

Com uma ajudinha da tecnologia, além de mão na massa, você consegue aumentar as vendas da sua loja de material de construção.

Gostou? Aproveite para conhecer o sistema da Alterdata. Organize melhor suas finanças e melhore o desempenho nas vendas.

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