Ícone do site Blog Alterdata

Auditor contábil: o que é e 4 passos para trabalhar nessa área

O auditor contábil pode ser definido como aquele profissional responsável pelo exame minucioso de todas as informações e movimentações financeiras que se relacionam ao patrimônio de uma organização. E, como se sabe, cada vez mais a regularidade das operações na empresa e o cumprimento de deveres legais estão relacionados à sua credibilidade e sucesso no mercado.

Nesse sentido, o profissional assume grande relevância para a validação das contas do negócio e para a melhoria de todos os processos internos. Por essa razão, inclusive, a carreira na área pode constituir uma oportunidade para quem se interessa e almeja um espaço de destaque.

Pensando nisso, e tendo em vista a importância do auditor contábil para o bom desempenho das empresas, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você!

O que faz um auditor contábil?

Conforme já introduzido, auditor contábil é o profissional formado em Ciências Contábeis responsável por fazer a conferência e o exame de todos os documentos e processos que estejam associados à contabilidade do negócio. Desse modo, com o suporte de ferramentas adequadas, atua analisando informações como: extratos, balanços patrimoniais, demonstrativos financeiros, contas a pagar e receber, entre outros.

O objetivo da averiguação é, justamente, cruzar dados de modo a conferir se a documentação está de acordo com a lei correspondente e se os valores declarados são coerentes com o que efetivamente o empreendimento produz. Trata-se, portanto, da atividade capaz de validar os procedimentos ou apontar falhas existentes para que a administração possa corrigi-las.

Onde atua o profissional?

Como visto, o auditor fiscal atua especialmente nas organizações fazendo a verificação dos documentos necessários. Sendo assim, o profissional pode trabalhar tanto como contratado interno de uma empresa quanto como auditor em uma empresa especializada no ramo. Tendo isso em vista, pode-se falar em duas possibilidades abrangentes dentro desse cenário: auditoria interna e auditoria externa.

A primeira acontece quando é a própria empresa contratante que será auditada. Ou seja, o empreendimento contrata o profissional que guiará a auditoria de modo a verificar a conformidade dos procedimentos internos. A auditoria externa, por outro lado, ocorre quando a instituição auditada contrata profissionais independentes ou um escritório contábil que não mantém qualquer relação com ela.

Como o auditor trabalha?

Tendo em vista a atuação do auditor contábil, que ao final gera um relatório de auditoria, alguns procedimentos são indispensáveis na realização do seu trabalho. Em primeiro lugar, a organização e observação técnica de todos os documentos internos da empresa, inclusive o regimento capaz de apontar como os funcionários são autorizados a gerar outros documentos.

Após a organização estratégica do fluxo de trabalho, também cabe ao profissional que presta serviços contábeis avaliar e testar os instrumentos e controles aderidos pela instituição. Nesse sentido, pode-se realizar um trabalho não só de correção mas também de prevenção, orientando a empresa sobre adequações necessárias nos procedimentos internos, com fundamento nas avaliações tomadas.

Por que essa auditoria está em alta?

Para quem se interessa pela área, a auditoria contábil pode ser uma grande oportunidade. Isso porque a profissão tem ganhado espaço no cenário brasileiro, principalmente em razão da internacionalização de organizações. Como se sabe, o processo de auditoria demanda não só a regularização dos procedimentos internos como também o seu aperfeiçoamento.

Nesse sentido, o auditor contábil é o profissional mais indicado para apontar falhas e orientar nessa fase de transição do negócio, que demandará a atualização de sistemas de registro e a adequação às normas de direito internacional.

Como ser um bom auditor contábil?

Para além dos passos indispensáveis para se tornar um auditor, como veremos melhor a seguir, algumas habilidades podem ser fundamentais para seguir nessa área. Entre as soft skills que se destacam no mercado de trabalho, vale citar:

Vale destacar, ainda, a diligência do profissional em todas as etapas, desde a análise preliminar dos documentos até a redação final do relatório. É importante que o auditor zele não só pela produtividade do escritório de contabilidade mas também pela excelência da análise.

Quais são os 4 passos para ser auditor contábil?

Se você se interessa pela área e apresenta algumas das soft skills desejáveis, deve ter questionado quais são os passos para se tornar um auditor contábil. Confira, então, as etapas essenciais para atuar nesta área!

1. Inicie pela formação

Em primeiro lugar, para começar a atuar na área, é fundamental o diploma de graduação em Ciências Contábeis. Essa fase inicial é o que fornecerá todo o conhecimento teórico e prático para que o profissional possa realizar a auditoria contábil. Após a formação, será possível registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região, o que será fundamental para comprovar o exercício da profissão.

2. Procure uma especialização

Um segundo passo importante para se tornar auditor contábil é procurar um curso específico para atuar na área. Isso será importante não apenas para ter um direcionamento em auditoria mas também para ser aprovado nas provas de qualificação técnica exigidas. Vale lembrar que é possível que alguns conteúdos do exame não sejam abordados na graduação.

3. Obtenha a qualificação técnica

Após o estudo direcionado, é necessário ser aprovado no Exame de Qualificação Técnica elaborado pelo Conselho Federal de Contabilidade para obter, posteriormente um dos cadastros, conforme área de atuação de escolha:

4. Mantenha-se atualizado

Após a obtenção de cadastro, será possível se direcionar para um nicho específico de mercado, que pode se concentrar em empresas de distintas naturezas: reguladas pelo Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários ou Superintendência de Seguros Privados. Independentemente da escolha, é fundamental se manter atualizado na área. Em especial, em relação à legislação cabível e às tendências tecnológicas.

Sem dúvidas, apostar na carreira de auditor contábil pode abrir inúmeras portas no mercado de trabalho. Além de estar em alta no país, a profissão permite acesso a excelentes cargos, com bom retorno financeiro.

Por outro lado, diante da competitividade do mercado, é fundamental se destacar enquanto auditor contábil, apostando na formação adequada e na atualização contínua no segmento de interesse. Como exemplo atual de sua relevância, está a preocupação com a segurança de dados na contabilidade, o que demanda profissionais preparados nesse sentido.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de completar a sua leitura e conferir qual o papel do contador perante as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais!

Sair da versão mobile