Ícone do site Blog Alterdata

Por que devo começar a oferecer assessoria contábil no meu escritório?

Como oferecer Assessoria Contábil

Muitas vezes os contadores buscam novas formas de gerar receita no escritório, especialmente para fugir um pouco das questões operacionais. Nesse contexto, oferecer serviços de assessoria contábil é uma das soluções mais interessantes, porque utiliza os conhecimentos e a experiência já adquiridos pelo escritório.

Em termos simples, o modelo é uma nova maneira de usar as competências em Ciências Contábeis. Em vez de olhar e registrar o passado de uma organização, o contador ajuda os administradores a construírem o futuro, identificando melhorias com impacto nos resultados financeiros da empresa.

Neste conteúdo, abordamos o funcionamento da assessoria contábil. Continue a leitura e entenda os elementos básicos que compõem o serviço. Saiba como expandir a atuação do seu escritório para o segmento de consultoria!

Como funciona uma assessoria contábil?

O papel de uma consultoria é usar o conhecimento especializado para gerar soluções de negócios. Uma assessoria contábil aplicará as competências da área — em especial as de diagnóstico — a fim de avaliar e sugerir mudanças relativas ao ambiente interno e externo de uma empresa.

No ambiente interno, o foco está relacionado à identificação das forças e fraquezas contábeis. Isso passa pela avaliação dos processos, irregularidades contábeis, métodos de preservação de documentos, tecnologia empregada etc., reconhecendo o que é adequado e inadequado.

Já no meio externo, existe o mapeamento das oportunidades e ameaças. Mudanças na legislação, benefícios fiscais e riscos de multa são exemplos de elementos do entorno da empresa que podem ser trabalhados com o auxílio de contadores.

Normalmente, as mudanças internas geram reflexos externos. Por exemplo, se o contador reestrutura os processos da organização para não haver perda de informações, o resultado será enxergado na redução de inadimplências e multas.

As assessorias contábeis acompanham os clientes no longo prazo. O serviço consiste em receber informações periodicamente, avaliá-las à luz da expertise contábil e sugerir melhorias com impacto no negócio, em termos de eficiência e resultados financeiros satisfatórios.

Com o passar do tempo, os consultores passam a conhecer o negócio melhor até do que os empresários. Sem contar que os balanços patrimoniais, demonstrativos de resultado do exercício e demais documentos contábeis serão vistos sob a ótica da inteligência que geram aos negócios, e não mais como meras formalidades.

Por que oferecer assessoria contábil no escritório?

O empresário hoje domina a criação de valor, mas pode pecar em questões técnicas, como não controlar o fluxo de caixa, ter custos fixos e variáveis excessivos, cometer erros nos cálculos trabalhistas e previdenciários e adotar regimes tributários inadequados.

Por isso, a assessoria contábil é uma das principais necessidades dos empreendedores, sobretudo nas empresas de menor porte. Veja a seguir mais vantagens na oferta do serviço!

Aumenta a gama de serviços oferecidos

O primeiro benefício de criar uma assessoria contábil é ter um novo serviço na prateleira do escritório. A fonte de receita pode ser oferecida aos próprios contratantes, que já usam e confiam nos seus serviços, sendo expandido posteriormente aos potenciais clientes.

Há mais faturamento no escritório

Outra vantagem é uma boa consultoria se pagar, o que faz ser mais fácil extrair uma nova receita. Se o contratante deixa de gastar R$10.000,00 em passivos trabalhistas, por exemplo, não haverá dificuldades em aplicar um preço que seja uma fração desse valor como retribuição pelo trabalho realizado.

Cresce a participação no mercado

Outra característica é o serviço mais completo tornar o escritório competitivo, atraindo novos clientes e fidelizando os contratantes atuais. Aliás, é possível desenvolver excelentes estratégias de marketing de conteúdo para contadores, com o objetivo de ter mais destaque, credibilidade, autoridade no assunto e participação no mercado local.

Retém talentos nas equipes

Por fim, o trabalho no escritório estará mais dinâmico e com boa perspectiva de crescimento. Isso torna a empresa mais atraente a profissionais qualificados, que enxergam na sua empresa contábil uma maneira de não trabalhar apenas com serviços burocráticos e operacionais.

Quais são os principais serviços de assessoria contábil?

O projeto passa pela reutilização dos conhecimentos e experiências que o escritório adquiriu ao longo dos anos. Os consultores são mais voltados a entender as relações de causa e efeito que geram os resultados contábeis. Assim, conseguem sugerir soluções para melhorar indicadores financeiros, como custos, receita e lucratividade. A seguir há algumas das principais ideias para implantar essa assessoria. Confira!

Planejamento tributário do negócio

Um primeiro serviço relevante é o planejamento tributário. Essa atividade visa a elisão fiscal, ou seja, colocar a empresa na situação em que, dentro da lei, serão devidos menos impostos, taxas, contribuições e encargos. Nessa atividade, um trabalho importante é simular os efeitos dos diferentes regimes tributários, indicando o mais favorável ao contratante.

Recomendações de melhorias operacionais

É bastante comum que, sem o conhecimento adequado, as empresas desperdicem recursos ou percam oportunidades na área contábil, principalmente quando o setor é lento e burocrático. Então, o trabalho também pode se votar a melhorias de processos e práticas contábeis.

Diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional avaliará a saúde da empresa a partir dos conhecimentos e documentos contábeis que ela apresenta. É uma forma de mensurar e projetar questões como fluxo de caixa, endividamento, liquidez do patrimônio, custos etc.

Relatórios de desempenho

As análises precisam gerar relatórios em que os dados contábeis são traduzidos de maneira compreensível aos gestores. Nesses documentos, também devem constar as propostas de intervenção. Se a empresa está endividada, por exemplo, o contador consegue apontar quais empréstimos podem ser renegociados, oportunidades de cortar despesas, entre outras medidas.

Apoio na gestão financeira

A contabilidade atua em conjunto com os profissionais de gestão financeira, debatendo possíveis melhorias ao negócio. São áreas com grande convergência, porque os documentos e análises contábeis servem de embasamento para as decisões econômicas.

Vale ressaltar que, para realizar o empreendedorismo contábil, o ideal é investir em softwares de gestão que minimizem as tarefas burocráticas, por meio da automação. Com isso, o escritório se tornará mais ágil e os profissionais terão tempo livre para investir em atividades mais estratégicas, como é o caso da consultoria.

Sendo assim, a assessoria contábil é um empreendimento bastante interessante de se desenvolver na sua empresa. Ao agregar o serviço, o escritório terá uma nova fonte de renda, ganhando participação de mercado e tornando os resultados financeiros bem mais satisfatórios.

Para conhecer outras ferramentas e oportunidades de gestão contábil, assine a nossa newsletter e acompanhe as tendências do setor!

Quer saber mais sobre o assunto? Assista a live em que preparamos para você! 

Sair da versão mobile