
As 7 melhores técnicas de vendas para administradoras de condomínios
administradora de condomínios é fundamental para os síndicos, bem como para o conforto de todos os condôminos. O problema é que não basta que você, como gestor de uma administradora, tenha ciência disso. É preciso que o mercado também tenha esse entendimento, algo que depende muito da forma como você apresenta sua empresa de gestão imobiliária/condominial. Hoje vamos ajudá-lo a pensar em novos caminhos e soluções para melhorar suas técnicas de vendas para administradoras de condomínios e fazer sua companhia se tornar mais atrativa aos olhos de síndicos e condôminos!
Mas calma, não pense que ficaremos reféns da superfície, com dicas genéricas que se encontram aos montes na internet, como “seja persuasivo”, “crie uma estratégia”, “seja criativo”. Isso irrita, não? Nós sabemos disso, portanto, vamos descer um pouco mais, ir a um nível mais profundo, com dicas específicas para o setor de condomínios! Duvida? Então continue conosco!
Ter uma
1. Demonstre o profissionalismo de sua administração
Existem alguns indicativos de que uma administradora trabalha em alto nível de profissionalismo e confiabilidade. Um deles é a forma como é feito a gestão das cotas condominiais. Mostre que sua administradora gerencia todos os recursos do condomínio em contas individuais, rechaçando as chamadas contas pool (em que o dinheiro de diversos empreendimentos é gerido na mesma conta, algo extremamente perigoso a todos os envolvidos). Esse esclarecimento, por si só, facilita a atenção de seus prospects para os demais argumentos que você queira utilizar. Outra estratégia importante para fortalecer suas técnicas de vendas é ter diversos modelos de demonstrações financeiras, remetendo todas as cópias ao síndico (no ato da prospecção), a fim de que ele possa escolher qual melhor formato se encaixa nas particularidades de seu condomínio. Lembre-se também que a maioria dos síndicos dão preferência a empresas que cobram um valor fixo mensal (portanto, nada de taxas múltiplas e variáveis).2. Promova cursos para fidelizar síndicos e aumentar seu percentual de conversão
Quem tem grande influência na escolha da administradora de condomínio? O síndico, certo? Então o caminho para formular técnicas de vendas eficientes passa pela apresentação de seus serviços aos síndicos espalhados pela cidade — mas como fazer essa captação? Uma maneira interessante e educativa é oferecer um curso básico de gestão de condomínios para síndicos. Como trata-se de um investimento em divulgação (tal qual uma ação de marketing), o ideal é que esse curso seja gratuito e que com ele os síndicos possam conhecer todas as facilidades que sua administradora pode trazer.3. Conheça seu público-alvo
Para alcançar seu target é preciso, antes de qualquer coisa, saber onde ele está e qual a melhor linguagem para conquistá-lo. Por exemplo, se você trabalha com imóveis de baixa renda na Zona Leste de São Paulo, certamente terá que encontrar uma forma de comunicação e argumentos de vendas diferentes de uma outra administradora, que atue na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) com imóveis de alto padrão. Conhecendo seu público-alvo, você conseguirá desenvolver uma identidade visual e uma forma de comunicação mais padronizada e eficaz. Trata-se de uma fase anterior ao uso das técnicas de vendas, propriamente ditas, mas essencial para fechar um alto número de contratos e fidelizar seus clientes.4. Use as redes sociais para mostrar toda a gama de serviços oferecidos
Independentemente do segmento, todas as técnicas de vendas e marketing passam atualmente pelas mídias sociais. Somente o Facebook tem 99 milhões de contas no Brasil (no mundo, são cerca de 1,5 bilhão de perfis). O Instagram, por sua vez — ideal para anunciar sua administradora de forma mais dinâmica e com base em fotografias —, já é utilizado por 35 milhões de brasileiros. Não há como abdicar desse fenômeno na hora de divulgar sua administradora de condomínios. Use as redes para descrever e mostrar um pouco do que sua empresa tem a oferecer na gestão de imóveis. Você pode enfatizar os seguintes serviços:- plantão de emergência: para atendimento a ocorrências nas áreas comuns do condomínio, como problemas em portões, caixa d’água e telhado;
- contas a pagar: controle diário de toda a movimentação do condomínio;
- RH: gerenciamento de todos os terceirizados;
- controle de inadimplência: emissão de boletos, notificações extrajudiciais, etc.;
- departamento jurídico: para realização de acordos de quitação de débitos em aberto, elaboração de contratos e proteção judicial no cumprimento de obrigações por parte de fornecedores;
- setor de manutenção: manutenção programada ou preventiva;
- setor contábil: emissão de taxa de condomínio, balancetes, controle de todas as receitas e despesas do prédio.
Osvaldo Leal
Eu conheço uma ADM que segue exatamente essas dicas.
É o Grupo AtualSP!! ADM maravilhosa!!!