Toda empresa que possui um processo de produção ou trabalha com a venda de itens precisa lidar com a gestão dos estoques que são formados. Eles são necessários para atender as demandas e, quanto maior for o negócio, mais complexa é a rotina de controle dos produtos.
Nesse cenário, surge a gestão de estoque, por exemplo, e é sobre ela que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe!
O que é a gestão de estoque e qual sua importância para a empresa?
As rotinas de recebimento, armazenagem, separação e expedição dos pedidos são controladas pela gestão de estoque, seja para atender à produção ou para vendê-los aos clientes. Sendo assim, ela tem uma relação direta com as áreas de Compras e Comercial, visto que envolve o processo de aquisição dos itens e sua disponibilização para vendas.
É importante ter um controle mais rigoroso sobre essas rotinas, pois os resultados desse setor também afetam a gestão financeira do negócio. Veja alguns exemplos dessa relação:
- indisponibilidade de item em estoque acarreta perda de vendas, que, consequentemente, impacta o valor do faturamento;
- excesso de produtos eleva os custos operacionais e aumenta os riscos de perdas;
- cada perda de item que ocorre, além de desperdiçar o capital que foi empregado para adquiri-lo, também provoca perdas no faturamento que sua venda geraria.
Esses são apenas alguns exemplos de como a gestão de estoque é relevante para o negócio, apesar da rotina altamente operacional que o setor possui.
Como implementar de maneira eficaz, trazendo melhores resultados?
Como vimos até aqui, para que os resultados sejam satisfatórios — considerando a empresa como um todo — é essencial que uma boa gestão. Para isso, confira algumas dicas para a sua rotina:
1. Faça um cadastro padronizado para os itens
A padronização do cadastro dos materiais é importante para que haja uma uniformidade no sistema, evitando duplicidades e possíveis “furos” — problema que faz com que se acredite que o item não está disponível no estoque, quando ele possui quantidades cadastradas de outra forma, ou vice-versa.
Então, deve-se criar apenas um nome e um código para cada material que existe no estoque.
2. Crie um padrão de endereçamento para cada produto
O mesmo serve para o endereçamento. Além disso, esse padrão facilita a localização durante o processo de separação do pedido. Com um sistema de alocação de itens bem estruturado, o colaborador não perde tempo procurando os itens pelo estoque — o que ajuda a aumentar a produtividade.
3. Acompanhe o giro dos produtos
O giro de um produto é o intervalo de tempo que ele fica no estoque, considerando a data do recebimento e a da expedição. Assim, esse acompanhamento é importante, pois identifica quais deles possuem maior saída e quais estão com uma frequência baixa. Essencialmente, essa informação ajuda a tomar melhores decisões de compra — evitando faltas e excessos.
4. Faça previsões de demanda
As previsões de demanda têm como base estimativas do que se espera vender em um período, mas considerando o histórico e o comportamento de mercado. Também é relevante para melhorar as decisões de compra e compor o estoque de forma mais condizente com a realidade da empresa.
5. Adote a rotina de melhorias contínuas
Para uma gestão de estoque mais eficiente e eficaz, o ideal é criar rotinas de melhorias contínuas, nas quais constam avaliação de processos em busca de falhas para correção. Mesmo que a atividade, a princípio, pareça satisfatória, vale a pena identificar formas de aprimorá-la — obtendo resultados cada vez melhores.
Depois de tudo que foi dito, é inegável a importância que a gestão de estoque tem para os resultados de uma empresa. Portanto, vale a pena estruturar a área, aprimorar os métodos de trabalho e, principalmente, adotar um controle rigoroso das rotinas.
O que achou desse post? Aproveite para aprender também como reduzir custos em sua empresa por meio da gestão de estoque!
TEXTO ATUALIZADO: 30/09/2022 às 10:00h