GestãoNegócios

Aprenda como diminuir a inadimplência em seu negócio

3 Mins de leitura

A inadimplência é um problema que afeta milhares de negócios espalhados pelo Brasil. E pode-se afirmar que diversos motivos levam o consumidor a não pagar suas dívidas. Por isso, o descumprimento de compromissos financeiros precisa ser mais bem trabalhado pelos empreendedores.

Se você sofre com esse problema, saiba como diminuir a inadimplência do seu negócio!

Mantenha o cadastro de seus clientes atualizado

Seja para realizar uma cobrança ou oferecer produtos novos, ter um cadastro de cliente faz toda a dirença na rotina empresarial. Por isso, garanta que os dados estejam sempre atualizados. 

Para saber como anda a saúde financeira do cliente, caso tenha acesso a informações como cpf e nome completo, você pode consultar os serviços de análise de proteção de crédito dele. Feita a consulta, você saberá se o cliente é um bom pagador ou é um inadimplente reincidente.

Classifique seus clientes

Ainda usando o cadastro de clientes, você poderá classificar as pessoas, para personalizar a forma de tratamento das pendências financeiras.  Fazendo isso, é possível incluir uma categoria para aqueles que pagam regularmente, outra para os que possuem atrasos recentes e mais um conjunto para os que já estão muito atrasados nos pagamentos. A partir disso, você poderá tomar as devidas atitudes para resolver o seu problema.

Lembrando que é necessário fazer essa análise regularmente, porque essas situações mudam mediante aos pagamentos realizados. 

Tenha um bom pós-venda

Seja qual for a classificação de seu cliente, invista em um pós-venda de qualidade para atendê-lo. Para quem não sabe, o pós-venda é um conjunto de ações que devem ser aplicadas depois que seus clientes saem da loja como, por exemplo, entrar em contato com ele a fim de descobrir o que achou do produto ou do atendimento recebido.

Essa prática auxilia a examinar a satisfação do cliente, assim como resolver os eventuais problemas – antes que eles piorem. Uma dica é ligar para o cliente, dias antes da conta vencer. Assim, você poderá fazer perguntas que envolvam a satisfação dele em relação ao produto adquirido e se compraria novamente com você.

Entre outras perguntas, você pode questionar as condições de pagamento oferecidas. Se o cliente disser que são boas, você poderá ficar tranquilo. Mas se ele apresentar uma postura negativa em relação a este quesito, tente resolver a questão melhorando as condições dadas, para evitar o risco de inadimplência do comprador.

Envie lembretes

Outra ideia para diminuir a inadimplência é utilizar lembretes. Muitos consumidores deixam de pagar as contas apenas porque esqueceram a data de vencimento delas, e não por má-fé ou insuficiência econômica.

Ao efetuar o cadastro, pergunte se o cliente aceita receber e-mails e mensagens de SMS da sua empresa. Se ele aceitar, alguns dias antes do vencimento envie-lhe uma mensagem, indicando que sua parcela (para quitação) está próxima de vencer.

Mantenha uma boa organização de suas finanças

A organização de suas finanças também faz a diferença para diminuir a inadimplência. Muitos negócios não possuem o controle financeiro bem feito. Dessa forma, não se sabe quanto tem para receber e quanto está em atraso ao certo.

Utilize softwares para a melhor gestão das economias da empresa. Assim, será possível controlar o fluxo de caixa e conseguir administrar bem todas as entradas e saídas de recursos. Usando as ferramentas certas, é possível descobrir rapidamente os atraso e criar um plano estratégico para providênciar a forma ideal de cobrança e agilizar o recebimento. 

E por falar nisso, como está o índice de inadimplência em seu negócio? Confira aqui 5 dicas para realizar a cobrança de forma correta e aumentar a probabilidade de recebimento

Atualizado em 05/02/24

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *