Ícone do site Blog Alterdata

Adiado o prazo de entrega da declaração do IR

Declaração do IR

A Secretaria da Receita Federal alterou o prazo final de entrega da declaração do IR (Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Física IRPF) de 2021, referente ao ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021, tal mudança foi realizada por meio da IN 2.020, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12/04).

Vale ressaltar que na semana passada, o Senado Federal aprovou um projeto que prorrogava o prazo de entrega até 31 de julho deste ano, porém, para ter validade, a proposta ainda precisa ser novamente aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a Receita Federal, também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

Quem deve declarar o IR em 2021?

Ficou com alguma dúvida sobre o prazo de entrega da declaração do IR? Deixe nos comentários que vamos responder!

Siga nossas páginas nas redes sociais para ser sempre o primeiro a saber de novas publicações sobre o assunto! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube, no Instagram e no LinkedIn.

Sair da versão mobile