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6 ações de marketing para atacado para alavancar seu negócio

ações de marketing para atacado

Gerenciar um negócio nem sempre é tarefa fácil. É preciso, primeiramente, considerar a realidade da empresa em questão para a partir dela investir em soluções. É nessa lógica que ações de marketing para atacado precisam ser consideradas.

Observando seus processos, aquilo que a empresa tem de melhor e o que o público precisa, fica mais fácil se diferenciar e evoluir dia a dia.

É o que você vai aprender agora. Conheça seis ações de marketing para atacado e saiba como elas podem fazer a sua empresa crescer mais em menos tempo.

1. Estude o seu público

Se quer trabalhar com marketing, a primeira informação de que você precisa é que não se vende para todo mundo. O mais importante é entender quem tem maior propensão a comprar de você e se esforçar para atingir essas pessoas.

Dessa forma, você pode criar uma comunicação persuasiva, capaz de se alinhar com as demandas de um público relevante e quebrar suas objeções. É o que as maiores empresas fazem. Elas não se arriscam a perder dinheiro buscando toda a audiência para seus produtos e serviços. Pelo contrário. Elas miram as pessoas certas.

Para isso, uma das ações de marketing para atacado mais recomendadas é começar com um estudo de público-alvo. Com ele é possível identificar a persona do seu negócio, ou seja, o seu cliente ideal, para concentrar suas energias em agradá-lo.

Ainda mais preciso do que o público-alvo é o conceito de persona. Neste caso, existe uma representação de um personagem como o cliente ideal. A proposta é criar uma comunicação voltada para esse personagem, de forma que as pessoas parecidas com ele se identifiquem.

2. Analise a sua concorrência

Da mesma forma, outra das ações de marketing para atacado mais interessantes é considerar as forças da sua concorrência para criar diferenciais em relação a ela.

A realidade é que observar a concorrência é algo positivo não só para a sua empresa, mas também para o cliente, já que é ele que será beneficiado caso você consiga entregar uma solução mais interessante.

Uma ferramenta poderosa que diversas organizações usam para se posicionar melhor no mercado é a chamada análise SWOT, ou análise FOFA, em português. Com ela é possível comparar a sua empresa com a concorrência em função de quatro elementos, que são:

A ideia é levantar informações sobre como esses quatro elementos aparecem no seu negócio e no da concorrência para identificar problemas e gerar soluções. Ao fazer isso você chega em soluções únicas e tem como alavancar seu negócio.

3. Reavalie o seu produto

Todas essas ferramentas são relevantes desde que você tenha um produto ou um mix de produtos de qualidade. Por isso, outra ação de marketing que precisa ser considerada é a reavaliação de produto. É fundamental que ele seja analisado em função das necessidades dos clientes em potencial que você identificou e da sua concorrência.

Perceba que seguindo as recomendações dos tópicos anteriores, sua empresa passa a ter como qualificar sua ação no mercado, gerando utilidade maior para o seu produto. E é neste ponto que você tem como se diferenciar.

Verifique se suas soluções são realmente viáveis, tanto financeiramente quanto em termos de transformação para o consumidor. Aliando esses dois elementos, fatalmente você terá como se posicionar de maneira única.

4. Posicione a sua empresa

Muitos empresários cometem um erro grave quando procuram eliminar a concorrência. O motivo de isso ser um erro é que a existência de outras empresas atuando no mesmo segmento que eles significa que o mercado é forte. Sendo assim, a melhor maneira de lidar com essa situação é criando um posicionamento específico.

Lojas de calçados existem aos montes no país inteiro, mas algumas são mais focadas em coisas específicas. Por exemplo no público infantil, outras no adulto, no feminino, no esportivo, e assim por diante.

O grande desafio é o empreendedor entender demandas específicas. E ser capaz de atendê-las da melhor maneira possível. Isso tem muito mais a ver com um estudo de mercado e compreensão daquilo que a concorrência não consegue entregar do que com qualquer outro fator.

Por isso, vale a pena trabalhar com instrumentos como a análise SWOT entre suas ações de marketing para atacado. Essa é uma ferramenta que funciona muito bem como recurso para o crescimento da sua empresa.

5. Defina suas estratégias

É importante traçar metas e trabalhar para alcançá-las. Assim o gestor parte de iniciativas validadas e aumenta suas chances de sucesso. Isso diz respeito às questões:

Para tanto, é preciso pensar no curto, médio e longo prazo. Quando a sua loja de calçados tem definido um conjunto de ações de acordo com um período, mais do que se preparar para evoluir, ela pode também mensurar resultados para corrigir o que está errado.

No fim, uma empresa organizada sabe exatamente onde pode chegar e reúne as forças para objetivos possíveis. Em relação à questão financeira, por exemplo, isso significa um cuidado maior com o fluxo de caixa e com todos os registros de dia a dia.

6. Invista em tecnologia nas suas ações de marketing para atacado

Por fim, nada melhor do que sofisticar as ações de marketing para atacado. E isso costuma aparecer em empresas que trabalham com sistemas de controle. Com eles é possível fazer a gestão de diferentes processos sempre de forma automática. Isso ameniza a dificuldade de administrar uma loja de calçados e ainda permite ações mais precisas, visando o lucro.

Com a tecnologia, os dados gerados no dia a dia passam a ser amigos do gestor. O motivo é que eles podem ser mais facilmente coletados, armazenados e distribuídos para interpretação. Não por acaso, isso faz com que a inteligência se torne um diferencial da empresa no mercado, dando a ela plenas condições para atuar como uma protagonista.

Se essa ideia parece interessante, então não deixe de conhecer os serviços da Alterdata. Nas nossas soluções, reunimos o máximo dessa inteligência para diferentes setores, em especial, para o de loja de calçados. Entre em contato conosco e confira.

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