A inovação tecnológica ajudando no crescimento do seu escritório contábil

Novas tecnologias estão promovendo diversas mudanças no mercado de trabalho. Um setor afetado por essas inovações é o de contabilidade. Ao utilizar novas ferramentas, por exemplo, seu escritório vai ter uma comunicação mais eficiente e poder atender melhor aos clientes.

Para esclarecer os impactos da inovação tecnológica no escritório contábil, vamos mostrar como empreendedores do ramo estão buscando um futuro mais tecnológico e como essas novas tecnologias facilitam o dia a dia nos escritórios:

Relacionamento com o cliente e inovação tecnológica

É fundamental ter uma relação estreita com clientes, prestando um excelente atendimento. Reuniões mensais podem ser um ótimo passo para alinhar ideias e criar uma sintonia entre prestador de serviço e contratante. Seguindo esses passos, você vai aumentar a satisfação deles, alinhar-se melhor às suas necessidades e, por consequência, fidelizá-los.

Uma forma de melhorar seu contato com clientes é utilizar ferramentas gratuitas de comunicação de vídeo, como Skype e Google Hangouts. Além disso, você pode criar canais nas redes sociais para ouvi-los, informá-los e responder comentários.

Capacitação do time

A boa gestão de pessoas é importante para que seus funcionários continuem motivados. Existem diversas plataformas de capacitação online que podem ser utilizadas por funcionários. Assim você pode acompanhar o desenvolvimento e empenho de cada um.

Capacitando sua equipe, você pode definir melhor e até explorar outras competências daqueles que têm perfis mais versáteis.

Marketing digital

A internet tem um enorme potencial e você precisa aprender a explorá-lo para desenvolver sua empresa. Você pode criar um site, um blog e uma fan page com o foco no seu público-alvo. Essas são ótimas formas de fidelizar e criar vínculo com seus clientes. Se você alimenta o blog com artigos de dicas, por exemplo, pode virar referência no mercado!

Há também redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e Slideshare, nas quais também é possível divulgar materiais de diversos formatos, como vídeos institucionais e eventos!

Como guardar as informações do escritório e do cliente

Utilizando o armazenamento em nuvem, você pode armazenar diversos arquivos da sua empresa e de seus clientes de forma segura sem preencher todo o espaço do HD. Imagine se a memória do seu computador estragar e você perder tudo? Na nuvem, você e seu cliente não correm esse risco!

Algumas boas ferramentas para isso são o Dropbox e Google Drive.

Atue como consultor de negócios

Mensalmente, você pode analisar os níveis em que seus clientes estão. Para levantar dados importantes de performance econômica, por exemplo, pode utilizar o Dashboard, que organiza diversos dados e facilita o acesso, permitindo uma análise precisa e rápida.

Assim, você e seu cliente podem tomar decisões mais rápidas e certeiras, especialmente em momentos de urgência.

Inovação tecnológica no perfil profissional

Todo profissional de contabilidade deve investir na própria formação. É fundamental compreender como funcionam as novas ferramentas e estar atento também às novidades do mercado de tecnologia.

Diversos aplicativos financeiros são lançados diariamente, por isso, é bom ler notícias desse setor na internet e manter conversas com empresas de consultoria especializada. Participar de workshops e seminários de contabilidade e tecnologia também são boas ideias.

Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário no post!

Related Posts

Por que automatizar sua escrituração fiscal?

Alterdata Software investe em startups de funcionários

Monitoramento de áreas comuns: como fazer em...

Comments

  • Suelen
    20/06/2017 at 11:11

    Bacana.

Deixe uma resposta