Fique por dentro das novidades do
Mercado Imobiliário

5 passos para garantir a segurança de condomínios

Garantir a segurança de condomínios

Vivemos um tempo em que a violência não é apenas grande, mas também as pequenas cidades, ameaçando, inclusive, os preservativos fechados.

Para negociar as mesmas bandas, a busca por administradora de relacionamentos cresceu expressivamente nos últimos anos. O motivo é uma tecnologia que as pessoas trazem - é para garantir que a segurança de um veículo é interna, assim como é maior o controle sobre as entradas e saídas no dia a dia.

Devido a essa realidade, investir na segurança de condomínios tem tornado fundamental a um indivíduo que é um edifício ou uma tarefa com imóveis de forma geral.

Foi pensando nisso que elaboramos este post com dicas fundamentais de especialistas para prover proteção a condomínios.

Continue lendo e descubra as coisas que são importantes para o controle de um evento final de semana durante os dias úteis, ou mesmo assegurando a segurança de um evento no final de semana em seu residencial. Confira!

Quais são as funções essenciais para dar mais segurança ao condomínio?

1. Tenha um porteiro qualificado

Apenas entre janeiro e abril de 2018, o índice de furtos e roubos em preservativos cresceu 56% em todo o estado de São Paulo; em Mato Grosso do Sul, os roubos e furos a residências cresceram em 9% e 12%, respectivamente.

Já no Rio de Janeiro, o montante desses crimes atingiu a meta de 70% apenas nos primeiros 2 meses de 2018. Números parecidos podem ser vistos nos dados de outros estados do país, o que impõe atenção, entre outras coisas, à contratação de porteiros .

Muitos condomínios pecam ao contratar qualquer pessoa para uma função de portador de um questionário de fácil acesso e não adequado para muitas qualificações. Isso é um grande erro, pois é o portador quem tem o primeiro contato com qualquer pessoa que entra ou sai do condomínio.

O ideal é que o profissional da portaria seja uma pessoa experiente na área da segurança, tendo formado cursos que garantam o seu preparo para agir de forma correta nas situações adversas.

Por esse motivo, muitos condomínios estão optando por contratar políticas de aposentadoria para vigilância ou monitoramento no perímetro interno (a fim de garantir a segurança de um evento, por exemplo). A razão é que os desempenhos trazem uma grande experiência no setor de segurança, identificando antecipadamente as ocorrências ou agindo com maior rapidez em caso de problemas.

2. Defina regras para os funcionários

Assim como o porteiro, as demais pessoas de um determinado tipo de preparo para lidar com as questões voltadas à segurança.

Desse modo, no momento da contratação e durante toda a jornada de trabalho no condomínio, deve-se definir regras de atuação, tais como proibir que sejam divulgados, morar nos moradores, pagar a apresentação de documento de identificação para cadastrar-se na portaria, manter-se sempre dentro da guarita e comunicar-se com os visitantes exclusivamente pelo interfone, por exemplo.

A fim de obter o benefício de uma funcionalidade de portaria e segurança para as correspondências filtradas, o controle de acesso a essas atividades, a proteção de seus empreendimentos e a segurança de um evento, a possibilidade de realização de ações internas conscientização e outras modalidades de campanhas.

3. Adquira equipamentos de segurança

É fundamental que os preservativos possuam equipamentos de segurança, como câmaras de vigilância e serviços de monitoramento de segurança.

Existem residenciais que já possuem uma possibilidade de instalação de rastreadores automotivos vinculados à portaria, identificando-se internamente por dispositivos de reconhecimento facial.

As soluções de Big Data também foram utilizadas para cruzar dados de múltiplas luzes nos arredores dos condomínios, identificando com mais agilidade as movimentações atípicas.

Com essa tecnologia para preservar, além de intimidar os criminosos, será possível verificar as imagens e os dados culpados se porventura o prédio para a vítima de assaltos ou outros atos violentos.

4. Boa estrutura física

De nada adianta ter personal capacitado e equipamentos de segurança instalados no condomínio não é uma boa estrutura física - aqui estamos nos referindo a portas e janelas reforçadas, fechaduras de qualidade, portões de acesso automatizados, portuário eletrônico, interfones, cercas eletrificadas e Circuito Fechado de Televisão (CFTV) em todas as dependências do empreendimento - inclusive no alto dos prédios, com as voltagens para o interior e exterior da edificação.

Com o assembly bem-estruturado e todos os indicadores de proteção instalados, como chances de furto, assalto, depredação ou outro tipo de atentado diminuem consideravelmente. Isso, inclusive, torna mais simples a missão de garantir a segurança de um evento que ocorra nas dependências do condomínio.

5. Invista em softwares de gestão

Se o condomínio contar com um software de gestão de qualidade, o síndico ou proprietário pelo local terá maior facilidade de organização de todas as atividades que possam ser executadas no conjunto habitacional, o que inclui a segurança.

Em softwares de condomínio no mercado, variando desde opções gratuitas (até um limite), até outras paginas e ricas em facilidades que contribuem para o gerenciamento de funções. Conheça o Alterdata Immobile , serviço para gestão de condomínios, locação e corretagem.

Atenção especial como festas de moradores: como garantir a segurança de um evento?

As confraternizações e festas de aniversários são especialmente voltadas para a rotina dos condomínios, pois implicam em um fluxo anormal de estranheza circulando nas áreas internas, além de um volume intenso de visitas ao trabalho na portaria dentro da escala de horário.

Esses eventos especiais são cuidados redobrados. O problema é que quando se está a tratar de um empreendimento de porte grande, tais festividades tendem um exercício quase semanalmente. Como então gerir esse fluxo sem comprometer a segurança de todos os outros moradores? A questão é tão grave que merece uma relação separada, com dicas especiais que seguem abaixo.

Evoque o conselho de condôminos para alterar o regimento interno

O primeiro ponto indicado para os casos individuais é criar um conselho de condóminos para discutir o que pode e o que não pode nos dias de festas. Os hóspedes podem usar uma piscina indiscriminadamente, sob o risco de perder os seus próprios recursos de lazer nas suas áreas de lazer?

Entregadores podem adentrar o espaço interno ou todos os locais e os passageiros são avisados ​​sobre a necessidade de se deslocarem na portaria para recebimento dos pedidos? E quanto aos limites de circulação? liberdade de acesso dos visitantes  deve ser restringir às próximas do salão de festas?

Todas as questões são complicadas, e estão chegando ao denominador. Entretanto, essa definição de regras é essencial para garantir a segurança de um evento em seu setor residencial.

Instale monitores de TV e interfones nos salões de festas

A instalação de monitores de TV e interfaces não permite que o condomínio reconheça os visitantes que estão na porta de entrada para entrar.

Esse procedimento, no entanto, não retira a necessidade de o portar anunciar o visitante. Todo o processo de controle e registro de documentos de identificação permanece na portaria. A vantagem aqui é mais uma camada de segurança (o reconhecimento do próprio morador, e em tempo real).

Exija antecedência para entrega das listas de convites à portaria

É importante que seja uma data limite para remessa dos dados dos dados na portaria. Deve ser explicado aos locais que não são burocráticos nos processos, mas garantir a segurança de um determinado evento nas dependências do setor residencial.

Nós não estamos aqui apenas números, mas também dos números dos documentos de identificação, ou (que não) até mesmo do envio de cópias. Essas instruções devem ser assinaladas no  regimento interno , da seguinte forma, por exemplo:

Art. 1º – Os condôminos deverão enviar a lista de convidados (que participarão de evento previamente agendado no salão de festas) à administradora do condomínio, com antecedência de até 5 dias úteis antes do evento.

§ 1º – Para fins de participação em festas de aniversário ou confraternização no salão de festas, não será permitida a entrada dos convidados que não estejam presentes na lista prevista no caput deste artigo.

Art. 2º – No ato da solicitação da reserva online, deverá o morador especificar horário de início e término do evento, observando os limites contidos no Regulamento Interno do Condomínio.

Art. 3º – É vedado o acesso dos convidados às demais dependências do condomínio, salvo na presença do morador.

Com todo o aparato normativo em mãos, com muito mais fácil para uma prova de segurança, a proteção dos condóminos e o controle absoluto sobre todos os visitantes.

Não economize em tecnologia para monitoramento de terceiros

A tecnologia também deve ser uma aliada. O conselho de condôminos deve, por exemplo, estudar a possibilidade de implementar um sistema de gestão de condomínios, que seja capaz de obter dados sobre as estatísticas de segurança e de informações biométricas coletadas na portaria.

Esses sistemas integram-se também moradores e funcionários, assegurando, por exemplo, que uma lista de visitantes seja enviada com antecedência por meio do software para condomínios. Não é elimina totalmente os riscos, mas sim a garantia de segurança de um evento sem edifício.

Uma solução completa para condomínios, aliás, vai muito além da integração de dados de visitantes. Vencimentos, reajustes e controles de cotas condominiais são controlados automaticamente; As ordens de serviço podem ser gerenciadas em tempo real e até os balanços do condomínio são facilitadas com esse tipo de instrumento de gestão.

Agora você está certo de como garantir a segurança de um evento ou de uma forma mais ampla, como garantir o controle de acesso no dia a dia do condomínio. O que é isso? Partilhar este artigo em suas redes sociais para que as pessoas tenham acesso a essas informações?

  • Created on .

ERP completo para sua imobiliária.

Soluções


Social