Gestão Contábil

7 estratégias de marketing para escritório contábil

9 Mins de leitura

O marketing para escritório contábil é hoje uma ação indispensável, principalmente com tanta inovação na contabilidade. Afinal, empresas de todos os tamanhos e segmentos necessitam do trabalho de um contador. Da mesma forma, muitas pessoas poderiam manter um controle financeiro bem mais eficiente se tivessem a ajuda desse profissional.

Contudo, não adianta nada ter um ótimo contador em sua equipe e diversas oportunidades disponíveis se o público não conhecer o seu negócio, certo? É por esse motivo que o marketing para escritório contábil é fundamental. A partir dele, você aumenta sua rede de contatos, faz com que sua empresa seja conhecida, amplia a carteira de clientes e, claro, gera mais crescimento.

É isso que está buscando para o seu escritório? Então está no lugar certo, pois vamos falar agora da importância de ter um bom plano de marketing voltado ao seu ramo de atuação. Também apresentaremos algumas estratégias indispensáveis. Continue lendo e confira!

Conceito de plano de marketing

O plano de marketing é um documento no qual um empreendimento especifica sua estratégia de divulgação voltada a um serviço, produto ou marca. O instrumento traz a relação de quais ações vão ser feitas para atingir os objetivos determinados.

Como tudo em uma empresa, um excelente planejamento é indispensável também ao se lançar ao mercado, reforçar sua autoridade, tornar-se reconhecido ou atrair clientes. Seja qual for o seu propósito, o marketing cumpre essa função fundamental.

Para isso, é necessário um bom planejamento de marketing. O papel de tal ferramenta é prever as ações mais relevantes a fim de alcançar a meta, além de encaixá-las no orçamento determinado a essa área. Se existe a vontade de elevar a participação no mercado, por exemplo, fica bem complicado chegar a essa conquista sem ter todos os detalhes de como ele será feito:

  • Será veiculada publicidade em revistas, jornais, na televisão ou nas mídias sociais?
  • Pensa em uma estratégia de longo prazo, proporcionando conteúdo otimizado para buscas no Google?
  • Vai produzir eventos, impulsionar publicações no Facebook, distribuir panfletos ou investir em links patrocinados?

Seja qual for o caminho, a ação precisa estar muito bem elaborada e presente em um plano de marketing. Mas, afinal, por que ele é importante? É sobre isso que vamos falar a seguir!

Importância de fazer um plano de marketing para escritório contábil

É importante fazer um plano de marketing, pois ele otimiza o investimento. A ferramenta responde o que vai ser realizado, de que forma será feito, com quais recursos e como mensurar os resultados. É esse plano que permitirá ao gestor ter uma visão bem ampla sobre a sua estratégia.

Como você pode ver, o documento não existe sem ações bem estruturadas, ou seja, com início, meio e fim. Mas, se quer saber a finalidade desse documento, não há apenas uma resposta — até porque tudo vai depender da sua estratégia. De modo geral, é possível afirmar que um plano de marketing serve para:

  • fidelizar os clientes atuais, atrair novos e recuperar os antigos;
  • aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento e a lucratividade do negócio;
  • elevar a consciência da marca e, principalmente, a sua autoridade junto ao mercado;
  • apresentar ou divulgar produtos e serviços, novos ou não.

A cada um desses objetivos, podem ser propostas inúmeras ações e todas elas devem estar descritas detalhadamente no seu planejamento. Fazer um plano de marketing não é tarefa simples, afinal de contas, dá bastante trabalho. Porém, é exatamente isso que diferencia as empresas que crescem todos os anos das que permanecem paradas no tempo.

7 estratégias de marketing para adotar no seu escritório de contabilidade

Agora que você já se inteirou sobre o assunto, vale a pena conhecer 7 excelentes estratégias de marketing. Veja só!

1. Anúncios em mídias locais

Todos sabem onde seus clientes costumam estar, especialmente quando se fala em mídias offline. Jornais locais, revistas especializadas, eventos, outdoors e demais formatos de anúncios que trazem certa visibilidade precisam ser considerados na sua estratégia de marketing. E lembre-se de que isso depende do perfil do público. Então, conheça-o bem antes de determinar em quais mídias locais você deve investir.

2. Redes Sociais

Os seus conteúdos relevantes não podem ficar escondidos no meio de tanta coisa presente na internet, concorda? Logo, você precisa participar das redes sociais de forma ativa. Nelas, o potencial de captar clientes é bem maior — como no Facebook ou LinkedIn.

Elas permitem interagir com as pessoas, deixando claro que seu escritório contábil é uma grande referência no assunto. Assim que as pessoas se interessarem pelo que você tem para apresentar, vão visitar o seu site ou blog, construindo, assim, uma relação de confiança. Dessa maneira, quando precisarem, seu negócio será o primeiro a ser lembrado.

3. Marketplace

É também importante divulgar em um marketplace. Oferecer seus serviços por meio de uma plataforma do tipo traz vantagens como maior visibilidade, facilidade de receber pagamentos e o baixo custo de investimento. Aos clientes que estão à procura de um serviço ou produto, essa é uma ótima alternativa de comparar tempo de entrega, preços e qualidade. É ainda uma forma de aproveitar os benefícios de divulgação e de redução de custos.

4. Blog e SEO

Você certamente já sabe da importância da sua profissão e da quantidade de problemas que um contador pode evitar para os seus clientes. Lembre-se, no entanto, de que nem sempre eles sabem disso: é preciso educar o mercado.

Na prática, isso significa criar conteúdo que ajude as pessoas a compreender a profissão do contador — ou seja, o que esse profissional faz e de que forma ele pode auxiliar na rotina de uma empresa. Compartilhando conteúdos assim em um blog, você aumenta a visibilidade do seu escritório e atrai clientes interessados no serviço que executa.

Não se esqueça de investir em SEO, ou seja, em Otimização para Mecanismos de Busca. Quando as suas páginas da web são otimizadas, incluindo os posts do blog, a empresa torna seu site mais visível a quem está buscando palavras-chave associadas ao seu serviço, produto ou marca, a partir de buscadores como o Google.

5. Site

Que tal começar sempre pelo básico? Então, crie um site da sua empresa de contabilidade. Ele será a vitrine dos seus serviços, o espaço no qual você vai comunicar o que sua equipe é capaz de fazer e quais soluções oferece. É preciso tornar a experiência dos visitantes o mais fácil e agradável possível. Então, opte por uma plataforma responsiva (mobile e desktop) e que possibilite customizações, de modo que o site seja a cara do seu escritório.

6. E-mail marketing

O inovação na contabilidade é uma estratégia muito usada há algum tempo, mas que ainda gera bastante resultado de conversão. Muitos escritórios contábeis estão apostando nela, mas, afinal de contas, como ter os leads e se relacionar a partir dessa ferramenta?

Uma das primeiras lições é que você nunca deve comprar listas de e-mail. Isso acontece porque esse tipo de investimento não funciona por diversas razões — e uma delas é que o conteúdo será considerado spam.

Então, a melhor e mais sábia solução é conquistar sua lista de clientes. Isso é totalmente possível a partir do oferecimento de um material rico, como um e-book, no qual o lead vai inserir seu e-mail a fim de baixar o conteúdo de forma gratuita.

Assim que a pessoa estiver dentro da sua lista de e-mails, ela precisa ter total controle dos conteúdos que quer receber. Por isso, é preciso deixar sempre disponível a opção de se descadastrar da lista, o famoso opt-out.

7. Participação em eventos

A participação em eventos do setor de contabilidade também é um modo muito eficaz de dar visibilidade à empresa e, assim, entrar em contato com uma grande quantidade de prospects. O ideal nesse momento é ter um material impresso que seja atrativo, como cartões de visita, folders e flyers a serem distribuídos às pessoas.

Só não se esqueça de falar sobre seus canais de comunicação online nesses materiais impressos. As pessoas hoje buscam as informações essenciais na internet para, depois, contatarem pessoalmente o serviço. Somente assim vão solicitar uma consultoria ou negociar um novo contrato, por exemplo.

Ferramentas de marketing para escritório contábil

Conheça agora as melhores ferramentas de marketing para você aperfeiçoar sua atuação no escritório contábil. Confira quais são elas!

Matriz SWOT

A Matriz SWOT, conhecida também como FOFA, em português, é uma sigla dos seguintes termos:

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

É uma ferramenta de marketing que ajuda a analisar o ambiente interno (as Forças e as Fraquezas), por meio da identificação dos pontos fortes e dos fracos. Porém, também avalia o ambiente externo, identificando as condições do mercado que podem ser ruins (Ameaças) ou que podem ser favoráveis (Oportunidades).

A partir desse recurso, o escritório consegue observar quais são os aspectos positivos, a serem reforçados, e os negativos, que precisam ser urgentemente minimizados a fim de que os riscos não impactem o negócio.

Benchmarking

Ao observarmos a tradução da palavra benchmark, podemos notar como funciona a técnica: pura referência. O benchmarking possibilita um comparativo entre sua empresa e outras que têm maiores resultados, identificando e analisando as melhores práticas de mercado que podem ser extremamente úteis na obtenção do desempenho satisfatório do seu escritório.

Aqui, não é preciso se preocupar, pois não há nada de errado em fazer o benchmarking. É necessário desconstruir a ideia de que ele significa roubar ideias. Não é isso! Embora a ferramenta use a concorrência ao fazer a comparação, ela também compara outros setores de atuação — e é claro que as ideias precisam se aplicar ao seu modelo de negócio.

O benchmarking, na verdade, permite conhecer outras ideias e fazer adaptações de detalhes que sejam relevantes, levando ao seu escritório contábil a oportunidade de se destacar e de crescer cada vez mais. É fato que, quando uma empresa melhora, as outras acompanham, até porque usam essa mesma técnica. Ou seja, todos ganham!

Pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing são feitas a partir da coleta e da análise de dados e também das descobertas que podem ser essenciais ao seu escritório de contabilidade. É o caso das pesquisas de índice de aceitação dos clientes com um novo serviço lançado ou de índice de satisfação de um cliente em relação aos serviços em geral.

Essas pesquisas, quando bem-feitas, analisadas e conduzidas, são bastante úteis no processo de tomada de decisão. Um bom exemplo é pesquisar se o local a se abrir um escritório contábil novo conta com clientes em potencial da região.

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão do Relacionamento com o Consumidor é uma estratégia de negócios que visa fidelizar consumidores, estreitar o relacionamento e aumentar a satisfação. O foco é sempre o cliente, jamais o produto, serviço ou empresa.

A questão principal é compreender e atender o que o potencial cliente deseja, solucionando a dor que ele apresenta ao seu negócio, com a solução que você entrega. Isso quer dizer que o relacionamento com o público deve ser gerenciado e acompanhado desde o início, a partir do primeiro contato até o momento em que ele se torna seu real consumidor.

Muito mais do que ajudar na conversão do prospect, com um CRM as equipes vão ter uma visão completa do seu funil de vendas. Enfim, essa é uma ferramenta que reúne todo conhecimento necessário sobre sua cartela de clientes.

Mailing

O mailing é um banco de dados que contém informações a respeito dos clientes (nome, características, endereço etc.), todas usadas ao se fazer o marketing direto. Algumas formas de comunicação nesse sentido são o telemarketing, as correspondências e os e-mails.

O mailing é usado ao informar o cliente sobre algum serviço que tem que ser feito. Um bom exemplo que podemos citar é lembrar que o prazo de envio da Declaração de Imposto de Renda já começou e quais são os documentos que devem ser separados. Também é um recurso interessante para manter relacionamentos, fazendo com que seu escritório seja sempre lembrado — sem precisar, nesse caso, vender algo ou falar diretamente de serviços.

O uso dessas ferramentas tem sido cada dia mais difundido entre os negócios. Isso ocorre, pois, muitos gestores hoje estão vendo o marketing como uma área extremamente promissora, permitindo à empresa uma ótima projeção no mercado, gerando lucro e conquistando mais clientes.

Para fazer o marketing para escritório contábil, você precisa conhecer o seu público-alvo e desenvolver estratégias que garantam um relacionamento maior com essas pessoas, deixando evidente como os seus serviços podem auxiliá-las. Coloque as dicas que listamos aqui em prática e tenha bons resultados!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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