5 caminhos para a redução de despesas no condomínio

Normalmente os gastos dos condomínios são altos, já que muitas pessoas moram em um mesmo prédio e com isso necessitam de diversos serviços. Mas se tiver uma pessoa responsável e empenhada na redução de despesas, a economia pode ser significativa.

O síndico é o sujeito mais indicado para ficar atento a cada um dos detalhes referentes aos gastos com condomínio. No entanto, a falta de conhecimento sobre o assunto pode atrapalhar seu desempenho.

Caso você esteja passando por alguma dificuldade com relação a essas questões, veja abaixo 5 caminhos para adotar uma gestão mais eficiente para a redução de despesas no condomínio.

1. Realizar manutenções preventivas

Realizar periodicamente a manutenção preventiva dos equipamentos utilizados no condomínio pode gerar uma grande diminuição nos custos com consertos. Como esse procedimento deve ser feito com antecedência, a falha dos elevadores, portões eletrônicos, câmeras de segurança, interfones, fiação e geradores pode ser evitada.

2. Substituir lâmpadas

Outro ponto fundamental para diminuir os gastos dos condomínios é a substituição das lâmpadas tradicionais pelas novas que são as de LED. Além dessas lâmpadas serem mais econômicas, sua durabilidade é muito maior do que as comuns.

O que também ajuda a diminuir as despesas com energia elétrica é a instalação de sensores de presença nas áreas de maior circulação, dessa forma as lâmpadas permanecerão acesas somente pelo tempo necessário.

3. Gestão participativa

Contar com a ajuda e conscientização de cada um dos moradores de um condomínio é crucial para diminuir os gastos. Se a responsabilidade for deixada somente para o gestor, não será nada fácil cumprir essa tarefa. Com as medidas cabíveis e o controle de despesas é possível reduzir 50% dos custos.

4. Economia de água

Os valores gastos com a água podem ser reduzidos em até 15%. Ter contas individualizadas é a melhor opção, pois dessa forma cada um tem acesso a suas verdadeiras despesas com relação a água. Mangueiras, torneiras e descargas devem ser avaliadas de tempo em tempo para não correr o risco de ter vazamentos desnecessários.

5. Adoção de Software para redução de despesas

Adotar um software de gestão é uma das melhores maneiras de reduzir custos e otimizar os processos executados. Diversas soluções e ferramentas já estão disponíveis e oferecem mais praticidade aos gestores dos condomínios.

É importante conhecer essas opções de sistemas e então escolher o mais ideal. Isso vai facilitar todo trabalho de redução de custos e até mesmo ajudar na comunicação entre administradora, síndicos e moradores.

Para oferecer uma gestão empresarial eficiente o software deve ter:

  • Processos sustentáveis;
  • Processos enxutos;
  • Processos ágeis;
  • Processos integrados.

Uma das maiores vantagens de utilizar o sistema de gestão é a obtenção de conhecimentos para decidir quais as melhores opções para o seu condomínio.

Conseguir a redução de despesas dos condomínios parece ser uma tarefa difícil de ser realizada, mas seguindo os 5 caminhos que citamos, a gestão será mais eficiente. Então verifique as suas possibilidades e tome todas as medidas cabíveis para diminuir os gastos em seu condomínio. O mais interessante no uso do software é que você terá muita facilidade em administrar os gastos por um preço muito baixo.

Gostou de ler todas as informações sobre caminhos para a redução de despesas no condomínio? Deixe seu comentário em nosso post para sabermos sua real opinião!

Immobile Condominio

Related Posts

Como otimizar a força de vendas da sua empresa?...

#FeitadeGente – Wallace de Oliveira

Como preparar sua imobiliária para as mudanças...

Deixe uma resposta