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4 dicas para a redução da inadimplência no escritório de contabilidade

2 Mins de leitura

Com a crise financeira pela qual o Brasil está passando, cresceu muito o número de clientes inadimplentes em todo o país. Com menos dinheiro circulando e a taxa de desemprego mais alta, as pessoas começaram a demonstrar dificuldade para honrar seus compromissos. E as empresas credoras precisam encontrar formas de trabalhar a redução da inadimplência dos seus clientes.

Se você sabe o quanto é importante contar com clientes que paguem seus compromissos em dia, confira 4 dicas para reduzir a inadimplência no escritório de contabilidade!

1. Aja preventivamente

Atualmente, existem diversas ferramentas por meio das quais pode-se saber qual é o histórico de pagamento de um cliente. Por mais que seja tentador receber uma nova proposta no seu escritório, é preciso tomar cuidado antes de fechar. Um cliente mau pagador trará mais prejuízos do que lucros.

Vá atrás dos órgãos de defesa do consumidor, do SPC e do Serasa, para buscar informações sobre a atual situação do cliente. Caso ele já tenha sido cliente de outro escritório de contabilidade, procure saber sobre o seu histórico de relacionamentos no setor antes de fechar o negócio.

2. Reveja sua carteira de clientes

O maior indicador de que algo pode não estar bem com a saúde financeira dos seus clientes é a sua própria carteira. Se você tiver uma visão global de todos os seus clientes poderá acompanhar o histórico deles e controlar como estão os pagamentos.

Não há problemas quando um cliente atrasa um mês de pagamento — principalmente se for um bom cliente. Nesse caso, vale a conversa para entender os motivos do atraso, que podem estar ligados até mesmo a uma pequena desorganização.

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Mas quando o cliente começa a atrasar dois ou três meses de pagamento, ele começa a prejudicar o fluxo de caixa do seu escritório. Não deixe a cobrança para depois! Procure o cliente e converse com ele. Se não encontrarem a solução, o melhor é não prosseguir no relacionamento, pois ele poderá lhe causar problemas no futuro.

3. Busque formas de pagamento que evitem esquecimentos

Quando você tem clientes que, com alguma frequência, esquecem de efetuar pagamentos, a solução pode ser mais simples do que você imagina. Muitas vezes um cliente não tem problemas financeiros, mas é desorganizado e acaba atrasando, mas para o seu escritório o ônus pode ser muito grande.

Por isso, busque formas de pagamento que ajudem o cliente a se organizar também. A primeira providência é abolir o recebimento de cheques, principalmente se for de terceiros. Você deve priorizar pagamentos à vista. Para isso, a melhor solução é buscar parcerias com bancos para emitir boletos com data de vencimento. Você também pode contratar um DDA (Débito Direto Autorizado), que realizará o débito direto na conta do cliente.

4. Não deixe de cobrar

Se mesmo depois de todas as ações anteriores seu cliente entrou em débito, não deixe de cobrá-lo por isso. Algumas vezes lidamos com clientes com tal proximidade que acabamos nos tornando amigos deles, mas isso não pode impedir conversas mais sérias, e às vezes necessárias.

Se o seu cliente está te devendo, chame-o para uma conversa, exponha a situação e explique o quanto é importante para o seu escritório a regularização da situação. Com jeito, você conseguirá resolver o problema.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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